5 de setembro de 2010

Independência do Brasil





A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política.

Para compreender o verdadeiro significado histórico da independência do Brasil, levaremos em consideração duas importantes questões:
Em primeiro lugar, entender que o 07 de setembro de 1822 não foi um ato isolado do príncipe D. Pedro, e sim um acontecimento que integra o processo de crise do Antigo Sistema Colonial, iniciada com as revoltas de emancipação no final do século XVIII.
Em segundo lugar, perceber que a independência do Brasil, restringiu-se à esfera política, não alterando em nada a realidade sócio-econômica, que se manteve com as mesmas características do período colonial.


O quadro Independência ou Morte, de Pedro Américo, também conhecido como Grito do Ipiranga, é o principal símbolo da proclamação da Independência do Brasil, que é comemorada em 7 de setembro. A imagem, no entanto, não é exatamente uma fotografia do momento em que D. Pedro I recebeu a carta que o deixou irado e o levou a pronunciar a famosa frase: “Independência ou Morte”.

Enquanto a independência do Brasil foi proclamada em 1822, Pedro Américo só foi terminar de pintar o quadro em 1888, em Florença, na Itália. A obra foi encomendada pela Família Real. A idéia era ressaltar a monarquia - que já estava cambaleando e caiu em 15 de novembro de 1889, com a Proclamação da República.

Questões para refletir sobre os limites da obra.

Ø A comitiva de D. Pedro não era tão grande quanto mostra a obra, seria um número de 14 pessoas.

Ø D. Pedro não estava montado em um cavalo tão imponente, pois para viagens longas como a travessia da Serra do Mar, utilizavam outros animais como jumentos e mulas.

Ø Nem D.Pedro nem sua comitiva usavam uniformes de gala numa viagem rotineira.

Ø Não existe nada que comprove a existência da casa.


Pintor e desenhista paraibano, Pedro Américo é considerado um dos principais nomes da pintura histórica brasileira. Pedro Américo de Figueiredo e Melo nasce na cidade de Areia-PB. Aos 10 anos, participa como desenhista, da expedição do naturalista francês L.J. Brunet que percorre o Nordeste do país.

Atento aos movimentos no Brasil, dom João VI ordena que dom Pedro volte a Portugal. Em 29 de dezembro de 1821 o príncipe-regente recebe um abaixo-assinado pedindo sua permanência no Brasil. Ele anuncia sua decisão de ficar dia 9 de janeiro de 1822, episódio que passa a ser conhecido como Dia do Fico.


Um comentário:

  1. obriga por essa explicação, super me ajudou a estudar para minha prova de história

    ResponderExcluir