12 de novembro de 2017

Escolas Cidadãs representam a Paraíba em Feira Internacional de Ciências


As Escolas Cidadãs de Picuí e Cuité representaram a rede estadual na 23ª Feira Internacional de Ciências que aconteceu entre os dias 09 e 11 de novembro na cidade de Recife, capital pernambucana. O evento é realizado anualmente e reúne trabalhos de todos os estados do Brasil, além do México, Paraguai, Chile e Colômbia. Ao todo, 270 projetos científicos de estudantes e 30 trabalhos de professores foram expostos no Shopping Paço Alfândega.
A Escola Estadual Orlando Venâncio dos Santos do município de Cuité, que faz parte do Programa Escola Cidadã Integral apresentou o projeto “A Iniciação Científica como proposta para o Ensino de Ciências da Natureza” defendido pelos estudantes Pedro Henrique e Marina Quezia com a orientação da professora Aline Lima. “O projeto iniciou com a proposta da eletiva na qual os alunos por meio de testes em laboratório produziram um inseticida natural utilizado na manutenção da horta escolar” afirmou a professora que irá submetê-lo ao Prêmio Mestres da Educação.
A Escola Estadual Professor Lordão do município de Picuí, Escola Cidadã Integrada, apresentou o projeto da eletiva de robótica: “O uso da Robótica Educacional no estudo de próteses para amputados” pelos estudantes Arthur Cândido e Alisson Santos e orientado pela professora Érika Suely.
A proposta pedagógica da Escola Cidadã Integral estimula o protagonismo e a iniciação cientifica através de projetos que surgem de problemas reais com o orientado pela professora Érika Suely que propõe o estudo da robótica a partir da necessidade de inclusão e cidadania.   “As contribuições da educação integral na vida de meu filho foram surpreendentes. Através dos projetos oferecidos pela escola se identificou com a robótica e o incentivo dos colegas e professores transformaram suas expectativas em pesquisa, estudo e prática” afirmou Fátima Cândido, professora da rede municipal de Picuí e mãe do jovem Arthur. “A escola não é um lugar que ele vai cumprir o horário. Não! A escola é um espaço que ele está buscando sua cidadania com uma participação efetiva” completa a mãe que ao ver o filho concluir o ensino fundamental na rede privada teve que escolher entre a rede federal e a estadual de ensino. 

Escola Estadual Professor Itan Pereira representa a rede estadual na etapa regional do Prêmio Gestão Escolar


A Gestora da Escola Estadual Professor Itan Pereira, Socorro Cordão, da cidade de Campina Grande, representou a rede estadual de ensino na etapa regional do Prêmio Gestão Escolar 2017 que aconteceu entre os dias 09 e 10 de novembro na cidade de Natal – RN. Promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação - Consed, em parceria com a Secretaria de Educação e da Cultura do Estado e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, o evento reuniu os gestores premiados nas etapas estaduais da região Nordeste, para a escolha da Escola Referência Regional que vai para a final, no dia 4 de dezembro, em Bonito/MS.

Disputaram a vaga da região Nordeste a Escola Estadual Pedro Joaquim de Jesus (Antônio Vilela/AL), o Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Meio Ambiente (Brumado/BA), a Escola Estadual Edson Queiroz (Cascavel/CE), o Colégio Frei Germano de Cedrate (Trizidela do Vale/MA), a Escola Dario Gomes de Lima (Flores/PE), a Escola Monsenhor Raimundo Nonato Melo (Teresina/PI), a Escola Municipal Professora Trindade Campelo (Currais Novos/RN) e o Colégio Estadual Doutor Milton Dortas (Simão Dias/SE).
Na ocasião o Secretário de Estado da Educação da Paraíba, Aléssio Trindade, prestigiou a entrevista da diretora em defesa do projeto de gestão da Escola Estadual Professor Itan Pereira acompanhado pelos coordenadores estaduais: Robson Rubenilson como representante da SEE/PB e Consed e Silvana Leal, representante da Undime.
Durante o evento os gestores das escolas selecionadas na região Nordeste tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências através de um intercâmbio de boas práticas em gestão escolar com a imersão na cultura regional com apresentações culturais e visitas culturais.
Localizada no bairro Bodocongó, em Campina Grande, a Escola Estadual Professor Itan Pereira integra a 3ª Gerência Regional de Educação (GRE).  A escola possui 81 funcionários, sendo dois diretores, um coordenador pedagógico, 51 professores e 27 técnicos-administrativos, entre os quais estão as equipes de apoio e de secretaria. A instituição de ensino atua nos três turnos e atende a 1.149 alunos, distribuídos nas modalidades de Ensino Regular e de EJA (Educação de Jovens e Adultos).
A escola se destacou no Prêmio Gestão Escolar com o trabalho em equipe e pela disciplina dos alunos, professores e funcionários com o objetivo de aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem com ações voltadas para leitura, escrita e letramento matemático em parcerias com as Universidades públicas (UEPB e UFCG), além de outros projetos e programas desenvolvidos como “Novo Mais Educação”, “Mente Inovadora”, “Liga pela Paz” e “Jovem Leitor”, que fazem parte da missão de uma escola viva e atuante.
O Prêmio Gestão Escolar tem como objetivo reconhecer boas práticas, incentivar o aprimoramento dos processos de gestão e promover ações que possibilitem a troca de experiências entre gestores, multiplicando boas estratégias.



Parceria entre Escola Cidadã e Organização Social representará a Paraíba no Prêmio Itaú- Unicef


A parceria entre a Escola Estadual Professor Lordão e a Organização Social Trilhas na Caatinga, ambas da cidade de Picuí, representará a Paraíba durante a cerimônia do Prêmio Itaú-Unicef que acontecerá neste dia 13 de novembro na cidade de Recife, capital pernambucana.  A unidade de ensino, única classificada na Rede Estadual, estará representando a Paraíba graças às ações desenvolvidas desde 2014 em parceria com a Associação Trilhas na Caatinga, que atua na área de educação, cultura e sustentabilidade de forma voluntária na região. A iniciativa da escola, que oferece educação em tempo integral, foi selecionada como uma das melhores ações parceiras do Nordeste.
A parceria faz parte da proposta curricular do projeto de Escola Cidadã que oferece aos estudantes, através dos componentes eletivos projetos de iniciação científica, a exemplo do projeto Arqueologia: um passado ameaçado; Ações de intervenção social como acontecem durante a Semana do Bioma Caatinga  e Semana de Arqueologia; Ações de valorização da história e cultura local; Além de ações de sustentabilidade com trilhas ecológicas e campanhas informativas.
O Prêmio Itaú-Unicef realiza em 2017 sua 12ª edição, cujo mote é Educação Integral: Parcerias em construção. Nesse sentido, o objetivo da edição é identificar, reconhecer, dar visibilidade e estimular parcerias entre organizações da sociedade civil (OSCs) e escolas públicas, visando contribuir para o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens brasileiros. Essas parcerias, de acordo com o Prêmio, devem ser concebidas, planejadas e executadas por ambas as instituições e destinadas a crianças, adolescentes e/ou jovens entre 6 e 18 anos em condições de vulnerabilidade social.
O valor da premiação para as parcerias finalistas – selecionadas após a análise que se segue ao processo de inscrição, distribuição por oito regionais e avaliação – é de R$ 10 mil para cada organização da sociedade civil (OSC) e escola pública responsável. Das parcerias finalistas, 32 serão premiadas na fase seguinte, quatro por regional de acordo com cada porte reconhecido pelo Prêmio: micro, pequeno, médio e grande. Nessa fase, são distribuídos outros R$ 20 mil para cada OSC e cada escola das parcerias premiadas regionais.
Fonte: Ascom/PB e Itaú-Unicef.