19 de novembro de 2009

Revisão PSS/UFPB 1º ano

Revisão PSS 1º ano
Cursinho Picuí/CCDES
Prof. Robson Rubenilson
Acesse: http://vejahistoria1.blogspot.com
Quer conferir o gabarito, deixe um pedido no comentário.


1. Cada afirmativa abaixo caracteriza uma concepção de História, portanto, representa uma corrente historiográfica diferente.

I. A História é a ciência do passado, e o papel do historiador é o de mostrar esse passado como realmente aconteceu.
II. A História é o conhecimento dos homens no transcurso do tempo, e o historiador responde às questões do presente, fazendo e refazendo suas perguntas ao passado.
III. A História da humanidade é a história da luta de classes, e o papel do historiador é o de conhecê-la para transformar a sociedade.

As concepções descritas correspondem, respectivamente, às seguintes correntes historiográficas:

a) Positivismo, Nova História e Materialismo Histórico.
b) Materialismo Histórico, Positivismo e Nova História.
c) Nova História, Materialismo Histórico e Positivismo.
d) Positivismo, Materialismo Histórico e Nova História.
e) Nova História, Positivismo e Materialismo Histórico.

2. Tendo em vista os conhecimentos atuais sobre a evolução humana, na chamada Pré-História, marque verdadeiro (V) ou falso (F) para as caracterizações abaixo:

( ) Australopithecus: considerado o mais antigo hominídeo, tinha postura ereta e crânio pequeno, sendo conhecidas, pelo menos, seis de suas espécies.
( ) Homo neanderthalensis: conviveu com o Homo sapiens, era capaz de criar ferramentas e armas mais sofisticadas, além de enterrar seus mortos e viver em cavernas.
( ) Homo sapiens: única espécie de hominídeo sobrevivente, desenvolveu e aprimorou a linguagem, técnicas como o uso do fogo, instrumentos de trabalho e armamentos, sendo capaz de se expressar através de linguagem simbólica, como em pinturas no interior das cavernas.

A seqüência correta é:

a) VFV c) FFV e) VVV
b) FVF d) VVF


3. As principais sociedades ameríndias (maias, astecas e incas) tinham como característica:

a) Homogeneidade étnica e diferenciação lingüística, localizando-se na chamada Mesoamérica (México e América Central).
b) Organização econômica com predominância da agricultura de subsistência, baseada em um sistema de propriedade privada, mas sem hierarquia social.
c) Organização política que evoluiu de teocracias centralizadas para impérios descentralizados, constituídos de cidades-estado bastante autônomas.
d) Cidades comparáveis a cidades européias, com calçamento, ajardinamento, sistema de esgoto e canalização de água.
e) Religião monoteísta, naturalista, em que se praticava a astrolatria e sacrifícios humanos.


4. Sobre as sociedades ameríndias da Paraíba, existentes antes da chegada dos portugueses, pode-se afirmar:

I. O povo Potiguara se localizava ao norte do rio Paraíba, ao longo do rio Mamanguape e nas cercanias da Serra da Copaoba (Serra da Raiz).
II. Os Potiguara estavam estabelecidos no atual território paraibano há mais tempo do que os Tabajara, que chegaram pouco antes da conquista portuguesa, apesar de se ter consagrado a Paraíba como “terra dos tabajaras”.
III. O Toré é uma tradição cultural ainda hoje preservada pelos Potiguara, significando uma dança ritual de dimensão sagrada, em que são invocados os espíritos dos antepassados.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

a) apenas I d) apenas II e III
b) apenas II e) I, II e III
c) apenas I e II



5. Sobre os povos da Antigüidade Oriental, é correto afirmar:

a) A agricultura foi o principal fator de enriquecimento e desenvolvimento dos hebreus, devido ao aproveitamento das águas através de complexos e amplos sistemas de irrigação.
b) A religião constituiu a principal herança deixada pelos egípcios, de onde provém o monoteísmo judaico.
c) O comércio marítimo marcou a presença histórica dos fenícios, que estabeleceram contatos com diversos povos, ao longo da costa do Mar Mediterrâneo.
d) A guerra de conquista foi a principal característica dos sumérios, povo que construiu um império que se estendia do Egito às fronteiras da Índia.
e) A escrita cuneiforme, uma das mais importantes formas de registro escrito, produzido em blocos de argila, foi a principal contribuição dos persas, povo que habitou a Mesopotâmia.


6. Leia, com atenção, o texto que se segue:

“– Guardas! Guardas! – grita Creonte, alucinado. – Levem depressa, e para bem longe daqui, este homem desgraçado que, querendo sobrepor-se aos deuses, matou noiva, filho, esposa e mãe. Ai de mim, tudo desmorona a meu redor. Um deus, sim, um deus desabou sobre mim com seu peso enorme e calcou aos pés a minha sorte.
– Não se devem ofender os deuses. Os golpes impiedosos que eles infligem ensinam os homens arrogantes a chegar à velhice com sabedoria. Eis a primeira condição da felicidade – conclui o corifeu, secundado pelo coro dos velhos tebanos.”

(SÓFOCLES. Antígone. Tradução e adaptação de Cecília Casas. São Paulo: Scipione, 2004, p. 38-39).

A passagem acima é extraída da peça Antígone, do poeta e dramaturgo grego Sófocles (496-405 a.C.). A tragédia clássica caracteriza-se pelas tentativas humanas de fugir do destino determinado pelos deuses. Na sociedade grega da Antigüidade,

a) os deuses eram divindades infalíveis e onipresentes e, por isso, detinham em suas mãos os destinos da Humanidade.
b) Zeus era equivalente ao Deus dos cristãos, tendo apenas uma denominação distinta.
c) a religião estabelecia rígido controle moral, considerando como pecado o sexo e o consumo de vinho.
d) os deuses eram imagens projetadas dos próprios homens, adquirindo, além da forma humana, suas paixões, defeitos e vícios.
e) os deuses eram divindades abstratas, sem forma definida, possuindo apenas características morais e espirituais.

7. O Império Bizantino dominou vastas regiões de diferentes etnias, em três continentes (Europa, Ásia e África), sob a égide de um modelo teocrático centralizado, conhecido como cesaropapismo, no qual o Basileus concentrava, em suas mãos, a chefia suprema do exército, da administração do Estado (Poder de César) e da religião cristã (Poder de Papa). Por conseguinte, os conflitos de natureza política, econômica, social e cultural se manifestavam como questões de religião: as famosas “querelas religiosas” bizantinas.

Sobre essas querelas, é correto afirmar:

a) O Monofisismo, uma corrente religiosa européia, concebia o caráter unicamente humano de Cristo, contrapondo-se ao poder central e à influência das províncias asiáticas, que defendiam a dupla natureza de Cristo (divina e humana).
b) A Questão Iconoclasta expressou as divergências entre os sacerdotes orientais (egípcios e maronitas) – defensores do culto das imagens – e os sacerdotes ocidentais (gregos e latinos) – contrários ao culto das imagens.
c) O Cisma do Oriente (1054) dividiu o Cristianismo em duas Igrejas, a Católica Romana e a Cristã Ortodoxa, significando um dos passos decisivos para a afirmação do poder papal na Europa Ocidental e da influência bizantina no leste europeu.
d) O Tribunal do Santo Ofício (a Inquisição) servia para garantir a ortodoxia da Igreja e foi criado pelo Basileus como instrumento de controle do poder central sobre as heresias, que explodiram primeiramente no Império Bizantino.
e) O Arianismo, uma heresia religiosa, foi responsável pela conversão dos povos germânicos (os “Bárbaros”) ao cristianismo, defendendo a superioridade dos povos arianos sobre asiáticos e semitas.


8. Nos séculos XIV e XV, após um longo período de crescimento e expansão, a Ordem Feudal do Ocidente europeu vivenciou uma longa e profunda crise que culminou no advento dos ‘Tempos Modernos’.

Nesse sentido, NÃO constitui um acontecimento histórico relacionado à crise:

a) A Peste Negra
b) A Guerra dos Trinta Anos
c) As revoltas comunais
d) A Guerra dos Cem Anos
e) As Jacqueries

Revisão História da Paraíba - 2009 ( UFPB-UFCG-UEPB-IFPB)

Cursinho Picuí/CCDES
A sua oportunidade de aprovação
Revisão: História da Paraíba ( UFCG-UFPB-UEPB)
Professor Robson Rubenilson
Acesse: http://vejahistoria1.blogspot.com
Quer confeiri o gabarito, deixe um pedido no comentário.


1. Sobre as sociedades ameríndias da Paraíba, existentes antes da chegada dos portugueses, pode-se afirmar:

I. O povo Potiguara se localizava ao norte do rio Paraíba, ao longo do rio Mamanguape e nas cercanias da Serra da Copaoba (Serra da Raiz).
II. Os Potiguara estavam estabelecidos no atual território paraibano há mais tempo do que os Tabajara, que chegaram pouco antes da conquista portuguesa, apesar de se ter consagrado a Paraíba como “terra dos tabajaras”.
III. O Toré é uma tradição cultural ainda hoje preservada pelos Potiguara, significando uma dança ritual de dimensão sagrada, em que são invocados os espíritos dos antepassados.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

a) apenas I d) apenas II e III
b) apenas II e) I, II e III
c) apenas I e II

2. Leia o trecho a seguir:

“(...) o avanço em que ia o progresso da Capitania, em 1601, ou um pouco mais tarde, leva a crer que o trabalho nativo era o motor desse progresso” (MEDEIROS, M. do Céu e SÁ, Ariane N. de M. O Trabalho na Paraíba: das origens à transição para o trabalho livre. João Pessoa: Universitária/UFPB, 1999, p. 31).

Baseado no exposto pode-se afirmar:

I. As aldeias, para os capitães-mores da Capitania Real da Paraíba, tinham a finalidade de preparar braços para a lavoura e soldados para a guerra.
II. A mão-de-obra indígena teve pouca participação na conquista e colonização da Paraíba, pois os nativos não se adaptaram às condições exigidas pelo colonizador.
III. O escambo, relação de trabalho que deu certo no extrativismo do pau-brasil, foi posto em prática na Paraíba, para integrar o índio ao processo produtivo.

A(s) afirmação(ões) correta(s) é(são):

a) apenas II e III d) I, II e III
b) apenas I e III e) apenas I e II
c) apenas III

3. No início da colonização, o litoral da Paraíba era habitado por dois povos pertencentes ao tronco tupi: potiguara e tabajara. Sobre esses povos, é correto afirmar:

I. Os potiguara e os tabajara, como os demais indígenas que habitavam o território brasileiro, viviam a transição do paleolítico para o neolítico, sendo capazes de confeccionar objetos de metal.
II. Os potiguara e os tabajara, embora procedessem de um tronco comum, falassem a mesma língua e tivessem traços culturais comuns, eram tradicionais inimigos, o que os enfraquecia no confronto com o colonizador europeu.
III. Os tabajara, ao contrário da maioria dos grupos indígenas brasileiros, habitavam em pequenas ocas de pau-a-pique, sendo cada uma delas destinada a uma única família.
A(s) afirmação(ões) verdadeira(s) é (são)

a) apenas I e II d) apenas II
b) apenas I e III e) apenas III
c) I, II e III

4. A resistência indígena, que tem como exemplo mais significativo a “Tragédia de Tracunhaém”, sintetizada pela historiografia nos confrontos de 1574 e 1575, levou a Coroa Portuguesa a determinar a criação da Capitania Real da Paraíba.
Sobre o processo de conquista da Paraíba, pode-se afirmar:
I. Os combates entre índios e portugueses foram violentos e permaneceram mesmo depois da Quinta Expedição de conquista em 1585.
II. Os índios potiguara resistiram à conquista portuguesa, no que foram estimulados pelos franceses.
III. Os índios tabajara, em 1585, selaram um acordo de paz com os portugueses, desarticulando a resistência indígena.
Está (ão) correta(s)
a) apenas I
b) apenas II
c) apenas I e II
d) apenas I e III
e) todas

5. Após a conquista da Paraíba, em 1584, estabeleceu-se aqui um centro da plantation açucareira. Sobre esta atividade econômica, é INCORRETO afirmar:
a) As propriedades produtoras de açúcar eram geralmente pequenas e voltadas para o consumo interno da colônia, o que levou a Coroa a instituir incentivos à exportação.
b) A aversão dos homens indígenas ao trabalho agrícola (tradicional atividade feminina em suas sociedades) bem como os grandes lucros obtidos com o tráfico transatlântico possi¬bi¬li¬ta¬ram a chegada de milhões de africanos escravizados para trabalhar nos engenhos de açúcar.
c) O cultivo do açúcar exigia grandes extensões de terra e grande quantidade de escravos e pro¬fi¬s¬sio¬nais livres, tornando-se uma atividade extremamente cara, exigindo, assim, vultosos investimentos.
d) As atividades de beneficiamento do açúcar tornaram os engenhos, com suas moendas e ca¬sas de purgar, a atividade tecnologicamente mais desenvolvida do mundo, nos séculos XVI e XVII.
e) A sociedade açucareira organizava-se em torno da casa-grande, onde viviam os grandes senho¬res de engenho que tinham poder de vida e morte sobre seus familiares e escravos.

6. A crise do Pacto Colonial, nas primeiras décadas do século XIX, manifestou-se com grande vigor na atual região Nordeste do Brasil, então denominada de Norte. Na Capitania da Paraíba, que, após 1815, passou a Província do Reino Unido do Brasil, além do descontentamento com a Metrópole, o processo descolonizador teve como característica adicional e muito peculiar:

a) O descontentamento dos paraibanos com o fato da Paraíba ter sido desanexada da Capitania de Pernambuco em 1799.
b) A significativa participação popular de mulatos e escravos na luta contra a subordinação comercial da Paraíba a Pernambuco.
c) A permanência da situação de subordinação comercial da Paraíba em relação a Pernambuco, mesmo após a desanexação política.
d) A reivindicação formal do movimento descolonizador no sentido de reanexar, politicamente, a Paraíba a Pernambuco.
e) O confronto armado das elites paraibanas contra as elites pernambucanas, motivado pela subordinação comercial da Paraíba a Pernambuco.

7. “O anuncio informal da indicação de Antônio Mariz para o Governo até mereceu festanças nas residências de amigos de Sousa, Catolé do Rocha e João Pessoa, mas tudo acabou sendo desfeito, em seguida, quando, oficialmente, o Presidente [Geisel] havia optado pelo professor e secretário de Educação do Estado, Tarcísio de Miranda Burity. A indicação do jurista não se deu à toa, e sim, pela influência inquestionável [de] José Américo de Almeida, então dedicado à literatura e à influência nos destinos políticos da Paraíba.”
(SANTOS, Walter. “Antônio Mariz, o constituinte nota dez”. In: PONTES DA SILVA, Francisco (et. all). Poder e política na Paraíba. Uma análise das lideranças (1960-1990). p. 269-278)

A eleição para Governador da Paraíba, em 1978, de que trata o texto acima, deu-se mais uma vez de forma indireta, devido às mudanças introduzidas pelo chamado “Pacote de Abril”.
a) O que foi o “Pacote de Abril” ?



b) Que trajetória política tornou José Américo de Almeida um personagem importante da História da Paraíba pós- 30 ?


8. "A organização dos camponeses na Paraíba, com a morte de seus líderes, não foi destruída, ao contrário, serviu de estímulo para lutar e reivindicar seus direitos. As Ligas Camponesas representaram importante papel na redefinição da questão agrária brasileira e questionaram o papel dos latifundiários, trazendo a Reforma Agrária para o debate público" (SILVA, Maria Santana de Souza. “Os Camponeses se Rebelam e Lutam pela Reforma Agrária”. In: LIMA, Damião de. e outros: Estudando a História da Paraíba. Campina Grande: Cultura Nordestina, 1999, p. 108).

Tomando por base o tema abordado no texto,

a) defina as Ligas Camponesas, identificando seu papel histórico na Paraíba.



b) caracterize a atuação do MST no Brasil atual


9. Ao assumir o governo da Paraíba em outubro de 1928, o presidente João Pessoa empreendeu uma série de reformas, destacando-se a reforma tributária. Pela lei 673 de 17/11/1928, criou o novo imposto de incorporação ou imposto de “barreira”, que disciplinava a entrada e saída de produtos, impedindo o contrabando, através dos estados limítrofes da Paraíba. As reformas efetivadas por João Pessoa e a questão da introdução do rodízio na organização da chapa de seu partido, para as próximas eleições, motivaram a Revolta de Princesa, episódio significativo da crise do poder oligárquico paraibano.

(Adaptado de GURJÃO, Eliete de Queiroz. A Paraíba Republicana (1889-1945) In: SILVEIRA, Rosa M. G. et alii. Estrutura de Poder na Paraíba. João Pessoa: Ed. Universitária/UFPB, 1999. Coleção História Temática da Paraíba, v. 4)

Considerando o tema abordado no texto:

a) Relacione a Revolta de Princesa com a crise do poder oligárquico na Paraíba.


b) Cite uma outra reforma promovida pelo Governo João Pessoa, além das apontadas no texto

6 de novembro de 2009

AULÃO DE HISTÓRIA GRATUITO




  • Será realizado neste sábado (07/11) a partir das 19 h o aulão de história com o professor Robson.


  • A revisão será especificamente para o PS da UFCG e acontecerá no pátio do colégio e curso divino espírito santo - CCDES ou da Escola Professor Lordão em Picuí.


  • A participação é gratuita e conta com a parceria do CCDES, Cursinho Picuí e Escola Professor lordão. É necessária apenas sua confirmação antecipada, que pode ser através deste BLOG.



  • Ementa:

Introdução aos estudos da história

Pré- História

Idade antiga

Idade média


Essa é minha contribuição para o seu sucesso!

2 de novembro de 2009

Atividade Lordão

Atividade de pesquisa virtual




Cada equipe deve clicar no menu acima que tem: " atividades, 2º ano, 3º ano". A equipe deve clicar em sua série onde irá levar até sua atividade. A equipe pode pesquisar em outras fontes e até discutir com os colegas, mas evitem o plágio! A resposta deve ser nesta página como comentário como vemos abaixo. Reserve um tempo para fazer a postagem e cuidado para não deixar sua conta aberta.

27 de outubro de 2009

Questões/gabarito - IDES/CCDES

Questões 9º ano IDES
1. Analise as seguintes afirmativas referentes ao governo João Goulart:
I - O governo optou por uma política nacional-reformista, configurada no Plano Trienal de Desenvolvimento Econômico, que pretendia compatibilizar o combate ao surto inflacionário com uma política de desenvolvimento.
II- João Goulart defendeu uma política agrária baseada na desapropriação de terras improdutivas, por interesse geral.
III- O governo deu continuidade a uma política externa independente, inaugurada pelo governo Jânio Quadros.
IV- O sistema parlamentarista teve uma curta existência, sendo substituído, após a realização do plebiscito, pelo presidencialismo, sistema que devolveu ao presidente todos os seus poderes.Estão corretas:
a) I e II. b) I e III. c) II e IV. d) III e IV. e) todas.

2. A campanha eleitoral de Fernando Collor de Mello baseou-se, essencialmente, no tema da moralização administrativa. Que outro candidato à Presidência da República explorou, com preferência, a mesma temática?
a) Eurico Gaspar Dutra.
b) Fernando Henrique Cardoso.
c) Tancredo Neves.
d) Jânio Quadros.
e) Getúlio Vargas.
3. O governo Juscelino Kubitschek foi responsável:
a) pela eliminação das disparidades regionais;
b) pela queda da inflação e da dívida externa;
c) por uma política nacionalista e de rejeição ao capital estrangeiro
d) pela entrada maciça de capitais estrangeiros e a internacionalização de nossa economia;
e) por práticas antidemocráticas como a violenta repressão às rebeliões de Jacareacanga e Aragarças;

4. Em 06 de janeiro de 1963, realizou-se o plebiscito que reuniu os votos de mais de 12 milhões de cidadãos. Após o resultado do plebiscito, Goulart assumiu plenamente o poder presidencial. Que questão foi discutida no plebiscito acima citado?
a) A validade da eleição de João Goulart.
b) A implementação das reformas de base por Jango.
c) O sistema de governo (presidencialista X parlamentarista).
d) A renúncia do presidente Jânio Quadros.
e) A Lei de Remessa de Lucros, reforma urbana e tributária.

05. No Brasil, os anos de 1954 com o suicídio de Vargas, 1961 com a renúncia de Jânio e 1964 com a deposição de Jango, são datas que marcam os momentos críticos do:
a) populismo
b) parlamentarismo
c) municipalismo
d)
e) federalismo


6. Sobre a política desenvolvimentista de Juscelino Kubitschek, configurada no Plano de Metas, podemos afirmar que:
a) teve índices medíocres de crescimento anuais, inferiores ao restante da América Latina na época.
b) mudou radicalmente a estrutura fundiária do país, realizando ampla reforma agrária.
c) controlou a inflação, apesar de atender às reivindicações salariais do proletariado urbano.
d) reduziu as disparidades regionais, por meio de medidas pontuais sobre a agricultura e educação.
e) apesar do crescimento industrial, deixou à margem setores fundamentais da sociedade, como a agricultura, a saúde e a educação.

7. O início do governo Dutra foi marcado pela abertura da economia. Após perceber que sua política estava levando o país a uma grande crise econômica, ele passa a tentar uma nova política econômica, intervindo na economia através de uma série de medidas que ficaram conhecidas
como:
a) Plano de Metas
b) Reformas de Base
c) Plano Trienal
d) Plano SALTE
e) Plano Austral

8. . O governo de Juscelino Kubitschek foi marcado por diversas realizações. Seu lema era "crescer 50 anos em 5". Sobre o governo de Juscelino podemos afirmar, EXCETO:
a) Internacionalizou a economia e aumentou a dívida externa.
b) Permitiu que grandes empresas multinacionais instalassem filiais no país.
c) Criou a SUDENE, na tentativa de desenvolver a região Nordeste.
d) Priorizou cinco setores fundamentais: energia, transporte, alimentação, indústria de base e educação.
e) Defendeu a realização das reformas de base em diversos setores: agricultura, educação, bancos, sistema eleitoral,...

9. Leia os versos do poeta João Cabral de Melo Neto para responder
a questão

–Severino retirante,
deixe agora que lhe diga:
eu não sei bem a resposta
da pergunta que fazia,
se não vale mais saltar
fora da ponte e da vida;
nem conheço essa resposta,
se quer mesmo que lhe diga;
é difícil defender,
só com palavras, a vida,
ainda mais quando ela é
esta que vê, severina;
mas se responder não pude
à pergunta que fazia,
ela, a vida, a respondeu
com sua presença viva.

Nos versos, afirma-se que a vida do retirante Severino é uma vida severina. No contexto da temática tratada no poema Morte e Vida Severina, isso significa que o retirante
(A) vive um cotidiano difícil.
(B) não se preocupa com a vida.
(C) aprecia a vida que leva.
(D) vive um dia-a-dia agitado.
(E) acha o cotidiano desinteressante.


10 . Considere a figura

CAMINHÃO TRANSPORTANDO MIGRANTES NORDESTINOS
PARA O CENTRO-SUL DO PAÍS, EM 1952.
(Francisco M.P.Teixeira, Brasil, História e Sociedade)

A figura retrata um meio de transporte conhecido como “pau-de- arara”. No Brasil, esses veículos
(A) eram usados para transportar “bóias-frias” da cidade para o campo.
(B) constituíram-se no principal fator da expansão territorial brasileira.
(C) foram importantes no crescimento da agricultura de subsistência.
(D) tornaram-se um símbolo das grandes migrações regionais.
(E) tiveram papel fundamental na melhoria de vida do migrante


1º ano CCDES


1. A partir do século XII, em algumas regiões européias, nas cidades em crescimento, comerciantes, artesãos e bispos aliaram-se para a construção de catedrais com grandes pórticos, vitrais e rosáceas, produzindo uma "poética da luz", abóbadas e torres elevadas que dominavam os demais edifícios urbanos. O estilo da arte da época é denominado
a) renascentista.
b) bizantino.
c) românico.
d) gótico.
e) barroco.

2. Identifique a alternativa que NÃO é inerente ao processo
de dissolução da sociedade feudal.
a) Generalização das atividades manufatureiras e mercantis.
b) Intensificação do movimento urbano na ampliação dos espaços e no fortalecimento da defesa.
c) Crescimento dos setores médios da sociedade, identificados como burgueses.
d) Consolidação do poder nas mãos dos setores aristocráticos e clericais.
e) Redimensionamento das organizações dos trabalhadores urbanos no final da Idade Média.

3) No Período do Renascimento comercial e urbano, na fase de crise do sistema feudal, alguns burgos acumulavam riquezas e compravam sua liberdade, e às vezes, essa era conquistada pela guerra. Surgiram, então, as comunas ou cidades livres. Os burgos (comunas) eram governados:

a. pelas confrarias;
b. pelas corporações de ofício;
c. pelas corporações artesanais;
d. pelos escabinos;
e. pelos reis absolutistas.

3) Muitos artistas e filósofos do Renascimento escreveram sobre a natureza e o seu valor para a arte, mas nenhum foi tão bom observador como Leonardo da Vinci. A prova, tanto da sua curiosidade insaciável como de seu entendimento profundo da natureza, pode encontrar-se nos seus muitos desenhos e livros de notas.O Mundo do RenascimentoDentre as principais características do movimento denominado Renascimento Cultural, encontradas nas obras de Leonardo da Vinci, podemos destacar:
a) o bidimensionalismo estético e a desvalorização do ser humano.
b) o naturalismo e o geocentrismo.
c) o antropocentrismo e o humanismo.
d) o teocentrismo e o uso de conceitos irracionais abstratos.
e) a arte humanista e a ausência da perspectiva linear.


4. A crise do sistema feudal pode ser explicada:

a) a partir do desenvolvimento comercial, que gerou a economia monetária e desintegrou a economia natural;
b) a partir da contradição do próprio sistema feudal, cujas relações de trabalho eram incompatíveis com a ampliação do mercado de trabalho;
c) pelo desenvolvimento da economia de mercado capitalista, que liquidou a economia de consumo feudal;
d) pelo surgimento das cidades e a conseqüente atração dos servos para os núcleos urbanos, despovoando o campo;
e) por causa de centralização do poder político, que liquidou o poder senhorial.


5. Não pode ser considerado(a) como fator gerador do Renascimento
Comercial ocorrido na Europa a
partir do século XI:

a) A crise do modo de produção feudal, provocada pela superexploração da mão-de-obra através das relações servis de produção.
b) A disponibilidade de mão-de-obra provocada, entre outros fatores, pelo crescimento demográfico a partir do século X.
c) A predominância cultural e ideológica da Igreja, com a valorização da vida extraterrena, a condenação da usura e sua posição em relação ao "justo preço" das mercadorias.
d) A aquisição das "cartas de franquia", que fortalecia e libertava a nascente burguesia das obrigações tributárias para com os senhores feudais.
e) O movimento cruzadista que, retratando a estrutura mental e religiosa do homem medieval, se estendeu entre os séculos XI e XII.



6. Durante a Baixa Idade Média, as feiras constituíam:

a) um instrumento de comércio local das cidades para o abastecimento cotidiano de seus habitantes;
b) áreas exclusivas de câmbio das diversas moedas européias;
c) locais de comércio de amplitude continental, que dinamizaram a economia da época;
d) locais fixos para comercialização da produção dos feudos;
e) instituições carolíngias para renascimento do comércio, abalado pelo domínio sarraceno no Mediterrâneo.


7. As corporações de ofício medievais possuíam um conjunto de
regras que formavam um verdadeiro
código de ética. Uma dessas regras eras a do "justo preço", que se
pode formular do seguinte modo:

a) A corporação deveria promover a ascensão do produtor à categoria de empresário.
b) Cada qual deveria vender a seus clientes sem procurar seduzir a freguesia dos confrades.
c) O artífice não deveria trabalhar tendo em vista unicamente o ganho, mas de modo a produzir artigos "de lei".
d) O valor de um produto era representado pela adição do custo da matéria-prima ao custo do trabalho.
e) O mestre não tinha o direito de utilizar-se do aprendiz exclusivamente em benefício próprio, mas deveria ensinar-lhe lealmente todos os segredos do ofício.


8.
"Durante o século XII, toda a extensão da Flandres converteu-se em um país de tecelões
e batedores.O trabalho de lã, que até então se havia praticado somente nos campos, concentrou-se nas aglomerações mercantis que se fundavam por toda parte e animou um comércio cujo progresso era incessante. Formaram-se assim as incipientes manufaturas de Bruges,
Ypres, Lille, Douai e Arras."
(Henri Pirenne)

Podemos relacionar o conteúdo deste texto com:

a) as invasões bárbaras, que aceleraram a formação de "vilas" durante o Baixo Império Romano;
b) o Renascimento Comercial, que atingiu o interior o da Europa a partir do século XI;
c) as feiras de comércio local e internacional que se desenvolveram no interior da Europa;
d) as mudanças econômicas européias, que exigiram adaptações e mudanças no regime feudal;
e) as ligas de mercadores que impulsionaram o desenvolvimento mercantil no Mar do Norte, a exemplo da Liga Hanseática.

9. O Renascimento Urbano ocorreu:

a) a partir do desmembramento do império Carolíngio;
b) com o desenvolvimento comercial registrado na Baixa Idade Média;
c) com o desenvolvimento da arquitetura urbana medieval;
d) a partir da criação das universidades, na Alta Idade Média;
e) n.d.a.


10.
"Em Paris, só pode ser ourives quem fizer o juramento e trabalhar segundo os usos e costumes dessa profissão.Nenhum ourives pode trabalhar o ouro se não for com a melhor técnica, e o produto deve exceder em qualidade a todos os ouros trabalhados em outras terras. Nenhum ourives pode ter mais que um aprendiz estrangeiro, que deverá ser parente seu ou de sua mulher, próximo ou distante, desde que lhe apraza."
O texto acima refere-se às:

a) corporações de ofício na Baixa Idade Média;
b) organizações sindicais dos Tempos Modernos;
c) guildas de mercadores da Europa Oriental;
d) empresas familiares da Época Contemporânea;
e) ligas de comerciantes de Novgorod, na Rússia




2 ano C / CCDES



1. "Aterrei o abismo anárquico e pus ordem no caos" (Napoleão Bonaparte).
Sobre o período napoleônico na França, entre 1799 e 1815, podemos afirmar que:
a) no 18 de brumário (9/11/1799) Napoleão destituiu o Diretório controlado pelos girondinos, assumindo o poder através do Consulado.
b) no Consulado (1799-1804), o confisco e a distribuição de terras da Igreja aos camponeses provocaram o rompimento das relações entre o Clero e o Estado, expresso na Concordata de 1801.
c) no Império (1804-1815), a aliança militar com a Áustria e a Rússia provocou o fim da expansão territorial francesa na Europa e no norte da África.
d) no período dos "Cem Dias" (1815), Napoleão ratificou a paz com a Inglaterra e a Prússia, acatando a legitimidade das fronteiras européias anteriores à Revolução Francesa.
e) o Decreto de Berlim (1806), ao instituir o Bloqueio Continental, restaurou as antigas aristocracias e monarquias no governo dos países recém-invadidos, como Portugal e Espanha.

2. Relativamente à expansão napoleônica (1805-1815), pode-se afirmar que acarretou mudanças no quadro político europeu, tais como:
a) difusão do ideal revolucionário liberal, ampliação temporária do raio de influência francesa e fortalecimento do ideário nacionalista nos países dominados.
b) isolamento diplomático da nação inglesa, radicação definitiva do republicanismo no continente e estabelecimento do equilíbrio geopolítico entre os países atingidos.
c) desestabilização das monarquias absolutistas, estímulo para os desenvolvimento industrial nas colônias espanholas e implantação do belicismo entre as nações.
d) desenvolvimento do cosmopolitismo entre os povos do império francês, incrementação da economia nos países ibéricos e contenção das lutas sociais.
e) difusão do militarismo como forma de controle político, abertura definitiva do mercado mundial para os franceses, estímulo decisivo para as lutas anticolonialistas.
3. "Minha maior glória não consistiu em ter ganho quarenta batalhas; Waterloo apagará a memória de tantas vitórias. O que nada apagará, o que viverá eternamente, é o meu Código Civil."
Assinale nas alternativas abaixo a que grande personagem da história devemos este pensamento.
a) Napoleão Bonaparte
b) Cromwell
c) D. Henrique, o Navegador
d) Bismarck
e) Luís XIV

4. "6 de abril de 1814. As potências aliadas tendo proclamado que o Imperador Napoleão era o único obstáculo ao restabelecimento da paz na Europa, o Imperador, fiel ao seu juramento, declara que renuncia por si e por seus herdeiros aos tronos da França e da Itália e que não há sacrifício algum pessoal, até o da própria vida, que não esteja pronto a fazer, pelos interesses da França."
Após assinar esse ato de abdicação, Napoleão I:
a) tornou-se duque da Toscana.
b) compareceu perante o Congresso de Viena.
c) foi desterrado em Santa Helena.
d) foi confinado na ilha de Elba.
e) ficou prisioneiro na Inglaterra.

5. No Congresso de Viena (1815) as decisões foram tomadas pelas grandes potências: Rússia, Áustria, Inglaterra e Prússia, tendo como um de seus principais resultados:
a) a difusão das idéias revolucionárias, realizada, principalmente, pela maçonaria.
b) a restauração das fronteiras anteriores à Revolução Francesa.
c) a restauração das antigas monarquias parlamentares, como, por exemplo, a de Portugal.
d) a intervenção do papado em domínios territoriais do Sacro Império Romano-Germânico.
e) o auxílio prestado a movimentos revolucionários embasados nos princípios iluministas.

6. Durante o período Napoleônico (1799 - 1815), entre as medidas
adotadas por Bonaparte, assinale aquela
que teve repercussões importantes nas relações comerciais do Brasil
com a Inglaterra:

a) Restauração financeira, com a conseqüente fundação do Bando da França, em 1800.
b) Decretação do Bloqueio Continental, em 1806, com o qual Napoleão
visava arruinar a indústria e o comércio ingleses.
c) Promulgação, em 1804, do Código Civil, que incorporou
definitivamente à legislação francesa os princípios liberais burgueses.
d) Expansão territorial da França, graças à incorporação de várias regiões da Europa, formando o chamado "Império Napoleônico".
e) Criação do franco como novo padrão monetário.


7. Marx, em A Sagrada Família, afirmou que o Golpe de 18 Brumário de 1799 instaurou um regime que "concluiu o Terror, pondo no lugar da revolução permanente, a guerra
permanente". Todas as alternativas contêm referências corretas relativas à
afirmação acima, exceto:

a) A concentração de um poder ditatorial nas mãos de Napoleão Bonaparte.
b) A repressão interna desencadeada pelo novo regime sobre os opositores do golpe.
c) As constantes campanhas militares empreendidas por Napoleão.
d) As proibições impostas à burguesia no campo associativo.
e) As severas interdições que limitaram a liberdade da imprensa francesa.


8. "Milhares de séculos decorrerão antes que as circunstâncias
acumuladas sobre a minha cabeça encontrem um outro na multidão para
reproduzir o mesmo espetáculo." (Napoleão Bonaparte)
Sobre o Período Napoleônico (1799 - 1815), podemos afirmar que:

a) consolidou a revolução burguesa na França, através da contenção dos monarquistas e jacobinos;
b) manteve as perseguições religiosas e confisco das propriedades eclesiásticas iniciadas Francesa;
c) enfrentou a oposição do Exército e dos camponeses ao se fazer coroar imperador dos franceses;
d) favoreceu a aliança militar e econômica com a Inglaterra, visando à expansão de mercados;
e) anulou diversas conquistas do período revolucionário, tais como a igualdade entre os indivíduos e o direito de propriedade.

9 – Sobre o Bloqueio Continental decretado por Napoleão Bonaparte, em 1806 é correto afirmar que:
A) Conseguiu arruinar economicamente a Inglaterra.
B) Firmou o poderio naval francês.
C) Provocou a vinda da família real portuguesa para o Brasil.
D) Recebeu a imediata adesão do governo português.
E) Contou com o apoio dos governos da Áustria e da Prússia

10 – Ao assumir o poder na França, com o golpe de Estado de 18 Brumário, o general Napoleão Bonaparte prometeu aos franceses transformar o país na maior potência mundial. O período de aproximadamente quinze anos de governo de Napoleão divide-se em Consulado e Império. O período do Consulado se caracterizou pela:
A) Recuperação econômica e a reorganização jurídica e administrativa da França.
B) Decretação do Bloqueio Continental, proibindo os países europeus de comercializarem com a Inglaterra.
C) Implantação definitiva do regime monárquico e a indicação de Napoleão como Imperador.
D) Formação de uma coligação internacional com a Áustria, Prússia e Rússia para derrotar a Inglaterra.
E) Aprovação da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, estabelecendo a igualdade de todos os franceses perante a lei e a garantia à propriedade privada.


3º ano C / CCDES

1. Analise as seguintes afirmativas referentes ao governo João Goulart:
I- O governo optou por uma política nacional-reformista, configurada no Plano Trienal de Desenvolvimento Econômico, que pretendia compatibilizar o combate ao surto inflacionário com uma política de desenvolvimento.
II - João Goulart defendeu uma política agrária baseada na desapropriação de terras improdutivas, por interesse geral.
III- O governo deu continuidade a uma política externa independente, inaugurada pelo governo Jânio Quadros.
IV- O sistema parlamentarista teve uma curta existência, sendo substituído, após a realização do plebiscito, pelo presidencialismo, sistema que devolveu ao presidente todos os seus poderes.Estão corretas:
a) I e II. b) I e III. c) II e IV. d) III e IV. e) todas.
2. A campanha eleitoral de Fernando Collor de Mello baseou-se, essencialmente, no tema da moralização administrativa. Que outro candidato à Presidência da República explorou, com preferência, a mesma temática?
a) Eurico Gaspar Dutra.
b) Fernando Henrique Cardoso.
c) Tancredo Neves.
d) Jânio Quadros.
e) Getúlio Vargas.
3. O governo Juscelino Kubitschek foi responsável:
a) pela eliminação das disparidades regionais;
b) pela queda da inflação e da dívida externa;
c) por uma política nacionalista e de rejeição ao capital estrangeiro;
d) pela entrada maciça de capitais estrangeiros e a internacionalização de nossa economia;
e) por práticas antidemocráticas como a violenta repressão às rebeliões de Jacareacanga e Aragarças;
4. Em 06 de janeiro de 1963, realizou-se o plebiscito que reuniu os votos de mais de 12 milhões de cidadãos. Após o resultado do plebiscito, Goulart assumiu plenamente o poder presidencial. Que questão foi discutida no plebiscito acima citado?
a) A validade da eleição de João Goulart.
b) A implementação das reformas de base por Jango.
c) O sistema de governo (presidencialista X parlamentarista).
d) A renúncia do presidente Jânio Quadros.
e) A Lei de Remessa de Lucros, reforma urbana e tributária.
05. No Brasil, os anos de 1954 com o suicídio de Vargas, 1961 com a renúncia de Jânio e 1964 com a deposição de Jango, são datas que marcam os momentos críticos do:
a) populismo
b)
c) municipalismo
d) tenentismo
e) federalismo

06 . A ditadura militar no Brasil se instalou no governo com um golpe em março de 1964. Quanto a esse período, assinale
a alternativa correta:
a) O golpe militar derrubou o Presidente João Goulart, em 1964, e foi festejado por muitos brasileiros como a derrota capitalismo e a vitória do socialismo no país.
b) O golpe militar colocou no poder João Goulart, em 1964 representante do militares e das elites brasileiras.
c) O golpe militar colocou no poder, em 1964, o presidente João Figueiredo e celebrava a derrota do comunismo e a vitória da liberdade e da democracia.
d) O golpe militar colocou no poder, em 1964, o presidente Castello Branco e celebrou a vitória do socialismo brasileiro.
e) O golpe militar derrubou o presidente João Goulart e, em seu lugar, assume, em 1964, a presidência do Brasil Castello Branco, que celebrava a vitória do capitalismo diante de
uma não comprovada ameaça comunista.


07. De forma geral, denominam-se populista o governo de Getúlio Vargas (1930-45/1951-54), no Brasil. São características do governo citado:
a) o atendimento às reivindicações das organizações camponesas, promovendo a reforma agrária e sindicalização de trabalhadores.
b) a implementação de demandas das populações urbanas por maior participação política e independência das organizações sindicais.
c) o nacionalismo e criação de condições para a legalização de inúmeros partidos políticos de esquerda, democratizando a disputa pelo poder.
d) a manutenção das Constituições dos dois países, elaboradas por Assembléias Constituintes, eleitas pelo povo.
e) o estabelecimento de forte intervenção do Estado na economia e ampla mobilização das classes populares urbanas.


08. Durante a ditadura militar (1964/1984), o período entre 1969 e 1973 ficou conhecido como o .milagre econômico. Analise as proposições sobre este período colocando
(V) nas Verdadeiras e (F) nas Falsas:
( ) O endividamento externo era um dos pilares de sustentação do milagre e foi um dos responsáveis pelo fim deste período de prosperidade, bem como da crise
que ainda hoje assola o país.
( ) O processo acelerado de urbanização aumentou muito o número de pessoas nos grandes centros, criando, posteriormente, o que se convencionou chamar de bolsões de miséria.
( ) A mídia foi amplamente utilizada pelos militares criando a ilusão de que o país havia se tornado uma grande potência e era freqüentemente comparado à Alemanha e ao Japão, de onde os ideólogos importaram o termo milagre econômico..
( ) A grande prejudicada com o milagre foi a classe média, na medida em que todos os programas dos militares estavam voltados para os pobres e os ricos, não havendo nenhum benefício para esta camada social.
( ) O setor de construção civil foi um dos que mais cresceu, através do financiamento da casa própria. Estes financiamentos eram feitos com recursos do Fundo de Garantia e das Cadernetas de Poupança.
Assinale a alternativa correta:
a) V V V F F c) F F V V F e) V V V F V
b) V V V V F d) V F V F V


9. A charge faz referência à “famosa” tese do Ministro da Fazenda do governo do presidente Médici (1969-1974). Sobre ela, é correto afirmar que o bolo, ao crescer,
(A) agravou a crise de emprego ao limitar a distribuição de “fatias” da renda ao operariado e ao excluir o pequeno empresário do mercado.
(B) acabou provocando uma brutal concentração de “fatias” da renda nas mãos de uma minoria e a exclusão da maioria dos brasileiros do mercado.
(C) promoveu uma melhoria nas condições de vida da maioria dos brasileiros e a inclusão das camadas mais pobres da sociedade nas “fatias” da renda.
(D) acabou promovendo uma ampla igualdade entre as camadas mais pobres da sociedade e a distribuição mais de “fatias” da renda nacional.
(E) assegurou grande aumento salarial para o operariado urbano e uma maior distribuição de “fatias” da renda às camadas mais humildes da população.

10 . O ano de 2004, nos distancia em 40 anos do Golpe Militar. Sobre
o regime implantado pelos militares no pós 1964, assinale a
alternativa correta:

a) Os Atos Institucionais que serviam para democratizar o país foram abolidos pelo regime.
b) O General Golbery do Couto e Silva, por suas posições nacionalistas, foi um dos primeiros militares a ter seus direitos políticos cassados.
c) O aumento do petróleo no mercado internacional fortaleceu a política econômica dos governos militares.
d) O período de maior crescimento econômico, conhecido como o período do milagre econômico, foi, também, o período de grande repressão política.
e) A partir de 1982 os militares romperam com o FMI e isso facilitou a democratização e a aliança destes com os setores progressistas internos.






22 de outubro de 2009

Conteúdo para 1ª avaliação 4º IDES/CCDES

9º ANO

  • O POPULISMO: JK, JÂNIO QUADROS, JOÃO GOULART E O GOLPE MILITAR ( MÓDULO 3, PÁG. 30-34);

1º ANO

  • BAIXA IDADE MÉDIA ( MÓDULO 3, PÁG. 16-20) e
  • RENASCIMENTO CULTURAL ( MÓDULO 4, PÁG. 01-06).

2º ANO

  • NAPOLEÃO BONAPARTE ( MÓDULO 4, PÁG. 01-05)

3º ANO

  • O POPULISMO E A DITADURA MILITAR ( MÓDULO 3 e 4)

19 de outubro de 2009

Como elaborar meu telejornal escolar

Telejornal digital – o aluno como produtor de informação

O trabalho com telejornal digital na escola coloca o aluno em contato com múltiplas linguagens, possibilitando que ele desenvolva diversas formas de expressão, em situações de comunicação real. É uma possibilidade de trabalhar, ao mesmo tempo, a escrita, a oralidade e a expressão corporal, além de possibilitar a cooperação e o reconhecimento às produções dos colegas.
A produção de um telejornal da escola permite ao aluno ser produtor de informação e não só consumidor. Permite, ainda, situações reais de leitura e escrita, possibilitando a observação e reflexão sobre o mundo a sua volta.
Esse tipo de atividade também pode suprir a necessidade dos alunos por novidades, ao gerar diferentes fontes de conhecimento, além de ser uma possibilidade de conhecer melhor a realidade escolar e vivenciá-la de uma forma mais dinâmica.

  • PÚBLICO-ALVO: Alunos do Ensino Ensino Fundamental e Médio

    OBJETIVOS:
    · Usar com autonomia o processador de texto (Word), a máquina digital e o Windows Movie Maker.
    · Vivenciar a produção de informação.
    · Ampliar a reflexão sobre informação e meios de comunicação.
    · Exercitar as especificidades da linguagem audiovisual.
    · Incentivar a produção de textos informativos.
    · Incentivar o hábito de ler, reler e corrigir seus próprios textos.

  • RECURSOS NECESSÁRIOS: Computador e máquina digital
  • PROGRAMAS UTILIZADOS: Processador de texto (Word) e Windows Movie Maker.

Organizando a produção:
· A equipe deve decidir o nome do telejornal
· A classe dividida em grupos onde os alunos devem ter papéis definidos: uma dupla de alunos deve ficar responsável pela escrita do texto; outra, pela elaboração do cenário (visual do jornal) e uma, ainda, deve cuidar do figurino (visual do apresentador) e etc.
· O grupo escolhe os temas a serem trabalhados, por exemplo: sociedade, política, cultura e economia. A dupla responsável pela escrita do texto seleciona o assunto dentro do tema, para produzir uma matéria.


· Para organizar a produção, os grupos elaboram:
1. Um roteiro de trabalho, colocando as funções e responsabilidades de cada aluno no grupo, para eles não se perderem no decorrer do trabalho.
2. Um roteiro de como será apresentado o jornal, indicando a seqüência da apresentação das notícias.
3. Um esboço de como será o cenário utilizado no jornal, listando os materiais necessários.
4. Perguntas pertinentes, caso haja uma entrevista. (veja sugestão de Roteiro de Entrevista no final da atividade).
5. Quais informações são necessárias para formular uma notícia. (veja Roteiro para Elaborar uma Notícia no final da atividade).


Produzindo as matérias
· Os responsáveis pela produção do texto devem ir a campo para colher informações que dêem subsídio a sua matéria. Enquanto isso, a dupla responsável pelo cenário providencia o material necessário (mesa, cadeira, cartolina com o logotipo do jornal, o plano de fundo, a música de fundo, a música de entrada etc.), assim como os que assumiram a produção do figurino.
· Cada dupla produz as matérias no processador de texto.
·Finalizada a parte escrita do jornal, o grupo deve escolher os alunos para serem os apresentadores das matérias elaboradas.


Gravando...
· O grupo então ajuda o apresentador a ensaiar, contando o tempo de leitura das matérias, de modo que a apresentação não fique longa e cansativa. Também pode dar dicas ao apresentador, quanto à entonação e dicção.
· Para preparar a gravação do jornal, os responsáveis pelo visual do(a) apresentador(a) (roupa, cabelo, maquiagem) e pelo cenário devem estar com tudo finalizado.
· No Windows Movie Maker, os grupos devem trabalhar com seus vídeos. Terminado a edição, devem salvar como arquivo de video com uma indicação de que o vídeo está finalizado (ex: Brasil - pronto)

Dicas para produção do telejornal na escola
· Decidir o nome do telejornal e emissora a partir de uma votação realizada pela classe.
· Os textos das notícias para o telejornal devem ser curtos e objetivos.
· O apresentador deve ter domínio da leitura e boa dicção.
· Cada assunto deverá ter cerca de 20 segundos para que a apresentação não fique cansativa.
· Se a equipe decidir, poderá haver mais que um cenário.
A edição do vídeo deve ser realizada pelo grupo, em um só computador. Se a equipe decidir, poderá colocar propagandas entre os blocos de notícias, mas deve ficar atento ao tempo utilizado.

Apresentação da produção

A equipe apresenta a sua parte do telejornal para a turma com a ajuda do projetor multimídia ou video DVD.

Roteiro de entrevista

  1. Nome do entrevistado:
  2. Nome do evento ou tema da entrevista:
  3. Como surgiu a idéia de criação do evento ou tema da entrevista:
  4. Tempo de duração:
  5. Como é possível participar ou contribuir para...
  6. Qual é a faixa etária (caso esta resposta não esteja contida na resposta anterior)
  7. Em que local acontece (quadra, sala de aula, pátio, área externa etc.)
  8. Quais os resultados esperados

Roteiro para formular a notícia

  1. Mencionar o fato (O que aconteceu?)
  2. Onde aconteceu?
  3. Quando?
  4. Como?
  5. Quais os envolvidos?
  6. Qual o porquê do ocorrido?

Veja um video de tele jornal escolar neste link

http://www.youtube.com/watch?v=1-Reb6PkTHY&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=e2Pxko_GzPQ&feature=related

fonte: EDUCAREDE