NOME
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SITUAÇÃO
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ANA LETÍCIA DA
SILVA DANTAS
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APROVADO(A)
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ARISTÓTELES ESTEVAM DE MEDEIROS NETO
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RECUPERAÇÃO
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FELIPPE EMMANUEL
MACEDO MARÇAL
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RECUPERAÇÃO
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FERNANDA ELI
DANTAS GONDIM
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APROVADO(A)
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IRIS DE SOUTO
SILVA
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RECUPERAÇÃO
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JOSÉ FELIPE
CASADO PAULO
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APROVADO(A)
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JOSÉ WESLEY
TALLYSON DE AZEVEDO SILVA
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RECUPERAÇÃO
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KAROLAYNE WANNESSA SILVA GOMES
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APROVADO(A)
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LOURRANY QUEIRÓZ
DANTAS
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RECUPERAÇÃO
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MARCOS ANTÔNIO
DE GÓIS GOMES
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RECUPERAÇÃO
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RAISSA ELLEN DA
COSTA DANTAS
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RECUPERAÇÃO
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RIÍSA ROSE
DANTAS MACEDO ALVES
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RECUPERAÇÃO
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VIRNA CAVALCANTI
LIMA NOBRE
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APROVADO(A)
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YAN KÉVEN DA
SILVA SANTOS
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APROVADO(A)
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22 de agosto de 2009
Resultado CCDES - 2 º Série 2013
18 de agosto de 2009
Resultado CCDES - 3 º Série 2013
ALUNO
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SITUAÇÃO
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ALUSKA RAMANA
DINIZ DA SILVA
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APROVADO (A)
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ANDREA BIANCA
RODRIGUES SILVA
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APROVADO (A)
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DANIEL SANTOS
ALMEIDA
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APROVADO (A)
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DANIELLA ISLA
MEDEIROS DANTAS
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APROVADO (A)
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EDUARDO DANTAS
DE ARAÚJO
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RECUPERAÇÃO
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ELLEN THAIS DA
COSTA MEDEIROS
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APROVADO (A)
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GISLAINE LUCIANA
DASILVA ARAÚJO
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APROVADO (A)
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GISLEYNY
FERREIRA DA COSTA
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RECUPERAÇÃO
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ÍRIS DE FÁTIMA
DANTAS DE
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APROVADO (A)
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JOÃO MARCOS DE
MEDEIROS
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RECUPERAÇÃO
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KAYONARA KESSYA
SANTOS
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RECUPERAÇÃO
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LAINE RUANA DOS
SANTOS
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APROVADO (A)
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LETÍCIA DANTAS
DE AZEVEDO
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RECUPERAÇÃO
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LUCAS DOS SANTOS
MEDEIROS
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RECUPERAÇÃO
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MARCOS ELIAS
LIMA AZEVEDO
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RECUPERAÇÃO
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MARIA ALICE DE
OLIVEIRA DANTAS
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APROVADO (A)
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MATEUS BURITI
VASCONCELOS
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RECUPERAÇÃO
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MATEUS LUCENA
ALVES
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RECUPERAÇÃO
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MATHEUS WAGNER
DA FONSECA
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RECUPERAÇÃO
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MONALIZA MARIA
DINIZ COSTA DE
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RECUPERAÇÃO
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PALOMA Mª TOMAZ
DE MACEDO
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APROVADO (A)
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REJANA SANTOS
ARAÚJO
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APROVADO (A)
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RODRIGO SOUZA
SILVA
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RECUPERAÇÃO
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VERÔNICA ILKA
RIBEIRO DANTAS
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APROVADO (A)
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CCDES - Gabaritos 1º ano C e 3º ano C
Prova Azul
1-C, 2-C, 3-C, 4-A, 5-D, 6-C.
Prova vermelha
1-A, 2-A, 3-D, 4-D, 5-E, 6-D.
........................................................................................................
Gabarito 3º ano C
Prova azul
1-a, 2-d, 3-d, 4-d, 5 b, 6-b, 7-c.
Prova vermelha
1-d, 2-c, 3-a, 4-d, 5-d, 6-a, 7-d.
17 de agosto de 2009
Página de hospedagem: Sala de aula
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13 de agosto de 2009
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12 de agosto de 2009
Página 1 Cursinho
As Grandes Navegações
01. (VH) Ao contrário dos portugueses, que buscavam atingir as Índias contornando a costa africana, Colombo:
a) concentrou suas navegações na parte Norte da América, em busca de uma passagem ao Noroeste para o continente asiático;
b) dirigiu-se para o Oeste em busca da passagem Sudeste para o continente asiático;
c) planejou atingir o Leste, onde se encontravam as Índias, viajando no sentido Oeste;
d) navegou pelo Oceano Atlântico em direção ao Canal da Mancha e Mar do Norte, seguindo as instruções do Rei de Portugal;
e) concentrou suas navegações na parte Leste, em busca de uma passagem Noroeste para as Índias.
RESPOSTA: C
02. (VH)
"... Diziam os mareantes, que depois desse cabo não há nem gente nem povoado algum; a terra não é menos arenosa que os desertos da Líbia, onde não há água, nem árvores, nem erva verde; e o mar é tão baixo, que a uma légua da terra não há fundo mais que uma braça."
O texto faz referência à época:
a) das Grandes Navegações no início da Idade Média;
b) da Revolução Industrial na Idade Contemporânea;
c) do expansionismo marítimo lusitano;
d) das navegações fenícias;
e) do neocolonialismo.
RESPOSTA: C
03. (VH) A esquadra enviada por D. Manuel, rei de Portugal, às Índias, sob o comando de Pedro Álvares Cabral, tinha como objetivo:
a) estabelecer uma sólida relação comercial e política com os povos do Oriente;
b) procurar outro caminho que conduzisse ao Oriente sem utilizar o Mediterrâneo;
c) combater a pirataria nas Colônias portuguesas na costa oeste da África;
d) confirmar a existência de minas de metais preciosos no sul da Ásia;
e) verificar as possibilidades de exploração de mão-de-obra escrava.
RESPOSTA: A
04. (VH) Associe corretamente:
(A) Caboto I. Dinastia que iniciou as navegações francesas.
(B) Valois II. A serviço da Inglaterra, atingiu a região do Labrador.
(C) Francis Drake III. Fundador da Nova França.
(D) Walter Raleig IV. Realizou a segunda viagem de circunavegação.
(E) Jacques Cartier V. Criador da colônia da Virgínia.
a) A - I; B - III; C - IV; D - V; E - II
b) A - IV; B - II; C - III; D - V; E - I
c) A - II; B - I; C - IV; D - V; E - III
d) A - V; B - IV; C - II; D - III; E - I;
e) A - IV; B - V; C - II; D - I; E - III
RESPOSTA: C
05. (VH) Destaca-se como resultado das descobertas e da expansão luso-espanhola nos tempos modernos a:
a) diminuição do comércio entre Europa e Novo Mundo, com a hegemonia do mar Mediterrâneo;
b) formação de novos impérios na África e na Ásia, com a ampliação do comércio entre os dois continentes;
c) defesa das culturas nativas das Américas pelo Clero e pelo Estado;
d) abertura de uma nova era de navegação e comércio, não mais concentrada no Mediterrâneo e sim no Oceano Atlântico;
e) preservação da autonomia política das nações conquistadas, a exemplo do México e do Peru.
RESPOSTA: D
06. (VH) "O apoio financeiro da classe mercantil foi decisivo para o sucesso do movimento revolucionário, que faz surgir um novo Estado Nacional, mais forte e mais centralizado, e eminentemente mercantilista."
O movimento revolucionário mencionado no texto e referente à História de Portugal está ligado:
a) à Reconquista cristã do território português aos árabes;
b) à atuação de Afonso Henrique de Borgonha, fundador do Reino de Portugal;
c) à ascensão do Mestre de Avis ao trono português;
d) à dominação dos Felipes sobre Portugal;
e) à Restauração Portuguesa, que marca o fim da dominação espanhola.
RESPOSTA: C
07. Sobre as Navegações e os Descobrimentos, assinale a alternativa falsa:
a) Com os Descobrimentos, o eixo-econômico transferiu-se do Mediterrâneo para o Atlântico.
b) O Canadá foi explorado principalmente pelos franceses.
c) O que melhor explica o pioneirismo luso nas navegações é a posição geográfica de Portugal.
d) A Espanha retardou a sua participação na Expansão Marítima porque estava ainda em luta com os mouros e em processo de unificação política.
e) A primeira viagem de circunavegação foi realizada pelo português Fernão de Magalhães.
RESPOSTA: C
08. (VH) Entre as principais conseqüências da Expansão Marítima, encontramos, exceto:
a) o descobrimento de metais preciosos no Novo Mundo e a aceleração da acumulação capitalista;
b) a descoberta de novos mercados, fornecedores de matérias-primas e consumidores de produtos industrializados;
c) a mudança do eixo econômico europeu, do mar Mediterrâneo para os oceanos Atlântico e Índico;
d) a formação dos impérios coloniais, vinculados ao Sistema Colonial Tradicional e ao processo de europeização do mundo;
e) o renascimento da escravidão em bases capitalistas e o desenvolvimento do mercantilismo.
RESPOSTA: B
09. (VH) Com relação aos indígenas brasileiros, pode-se afirmar que:
a) os primitivos habitantes do Brasil viviam na etapa paleolítica do desenvolvimento humano;
b) os índios brasileiros não aceitaram trabalhar para os colonizadores portugueses na agricultura não
por preguiça, e sim porque não conheciam a agricultura;
c) os índios brasileiros falavam todos a mesma "língua geral" tupi-guarani;
d) os tupis do litoral não precisavam conhecer a agricultura porque tinham pesca abundante e muitos frutos do
mar de conchas, que formavam os "sambaquis";
e) os índios brasileiros, como um todo, não tinham homogeneidade nas suas variadas culturas e nações.
RESPOSTA: A
10. (VH) Os povos pré-colombianos, maias, astecas e incas, já apresentavam uma notável organização. O estágio de desenvolvimento em que se encontravam era:
a) a selvageria
b) a barbárie
c) a transição de selvagem para barbárie
d) a civilização
e) o Paleolítico
RESPOSTA: D
AMÉRICA COLONIAL
01. (VH) Pero Vaz de Caminha, em sua carta ao rei D. Manoel, ressaltava que a salvação dos índios era a mais imediata contribuição à terra. Algumas décadas depois, o ensino colonial desenvolvia-se fortemente influenciado pela cultura religiosa do colonizador. Sobre os primeiros educadores da fase colonial, é correto afirmar que eles:
a) Conseguiram dissociar a evangelização do processo colonizador luso-brasileiro.
b) Permaneceram alheios ou indiferentes aos abusos praticados pelos senhores de escravos.
c) Presos às idéias etnocêntricas européias, ignoraram as línguas indígenas.
d) Pretenderam espalhar a fé, tomando novos súditos tementes a Deus e obedientes ao rei.
e) Tinham por objetivo promover à Igreja Católica, mantendo intacta a cultura indígena.
Resposta: D
02. (VH) Os senhores poucos, os escravos muitos; os senhores rompendo galas, os escravos despidos e nus, os senhores banqueteando, os escravos perecendo à fome...
I. Os senhores eram os donos dos engenhos e da riqueza neles gerada; logo, podiam comer bem e vestir-se
luxuosamente.
II. Os escravos eram uma propriedade dos senhores, como qualquer outro objeto de sua lavoura e de seu engenho, não
precisando de roupas e comendo apenas o mínimo necessário.
III. A Igreja Católica, inclusive os padres da Companhia de Jesus, admitiu em geral a escravidão africana, embora tenha
combatido com coragem e tenacidade a escravização do indígena.
IV. A minoria dos senhores de terras e escravos temia as ações dos jesuítas, tal como haviam feito os holandeses em
Pernambuco, em prol da libertação dos escravos dos engenhos e plantações.
Assinale:
a) Se somente as alternativas I e II estão corretas.
b) Se somente as alternativas II e III estão corretas.
c) Se somente as alternativas I, II e II estão corretas.
d) Se somente as alternativas II, III e IV estão corretas.
e) Se todas as alternativas estão corretas.
Resposta: E
03. (VH) As expedições chamadas de Entradas e Bandeiras tinham como objetivo a procura de riquezas minerais e/ou a caça ao índio, para escraviza-lo e vende-lo no litoral.
a) Determinam a ocupação efetiva do interior do Brasil e deram ao nosso país sua atual configuração geográfica.
b) Contribuíram para a implantação de uma nova política colonizadora, aproximando índios e colonos.
c) Iniciaram aproveitamento verdadeiro das terras agrícolas do oeste mudando a situação econômica da Colônia.
d) Por razões políticas e econômicas, contribuíram para a mudança da capital do Vice-Reino, do Rio de Janeiro para a Bahia.
e) Respeitaram o Meridiano de Tordesilhas, evitando, assim, conflitos armados entre portugueses e espanhóis.
Resposta: A
04.(VH) O comércio das colônias espanholas, desde o início do século XVI, esteve subordinado a severas restrições, garantindo o monopólio e evitando o contrabando. Dentro desse quadro, foi adotando o sistema de porto único, que:
a) Garantia grande controle sobre as colônias, pois apenas o porto de Vera Cruz, no México, podia fazer transações comerciais com a Metrópole.
b) Conseguiu evitar o contrabando de metais preciosos, resguardando a riqueza colonial do ataque de piratas.
c) Permitiu grande desenvolvimento de Buenos Aires, responsável pelo escoamento da produção de prata da América do Sul.
d) Fez com que a Espanha mantivesse todo o território americano unido, constituindo uma imensa colônia.
e) Centralizou o comércio metropolitano em Sevilha, de onde partiam as frotas anuais para algumas regiões da América.
Resposta: E
05. (VH)À medida que a empresa açucareira se expandia no Brasil, fez-se opção pela mão-de-obra escrava de origem africana, em substituição ao trabalho indígena.
a) O uso de escravos africanos alimenta o tráfico negreiro, tornando-o um dos mais lucrativos setores do comércio colonial.
b) Os indígenas eram selvagens e lutavam contra a escravidão, enquanto os negros eram dóceis e submissos.
c) Os indígenas eram frágeis fisicamente e adoeciam com facilidade, já os negros tinham uma constituição física forte, propícia ao trabalho braçal.
d) Os negros dominavam as técnicas do cultivo da cana, enquanto os indígenas não conheciam a agricultura, portanto, seu trabalho não era produtivo.
e) Os africanos resistiram ao escravismo através dos quilombos e das revoltas, mas foram mantidos na agricultura, porque os índios desconheciam essa atividade.
Resposta: A
06. (VH) As leis portuguesas do século XVI são dúbias com relação aos indígenas, proíbem a escravização do indígena, mas ao mesmo tempo abrem essa possibilidade em caso de “guerra justa”. Para os portugueses “guerra justa” significava:
a) A utilização da força para que esses povos pudessem participar do reino dos céus.
b) Aquela no qual o indígena tomava a iniciativa de agressão contra o branco.
c) O aprisionamento devido à necessidade vital de mão-de-obra.
d) A ação missionária do jesuíta para ensinar os valores da sociedade branca.
e) O uso da violência na formação dos aldeamentos, evitando a ação dos jesuítas.
Resposta: B
07. (VH) Os donatários recebiam lotes em caráter hereditário, indivisíveis e inalienáveis no todo ou em parte. Vale dizer que o Estado concedia apenas a posse da terra, reservando para si a propriedade dela. As capitanias eram:
a) Porções territoriais na Colônia, cujo comércio era monopolizado pelo donatário, criando uma elite mercantil no Brasil.
b) Regiões doadas pelo rei a seus amigos, porém obrigados a produzir açúcar durante dez anos para garantirem a propriedade da terra.
c) Territórios coloniais controlados pela Metrópole através de funcionários especiais, os donatários.
d) Reflexo da incapacidade econômica da Coroa em promover diretamente a colonização, transferindo esse ônus à iniciativa privada.
e) Os elementos que permitiram a consolidação da aliança entre o rei e a burguesia, iniciada com a expansão marítima.
Resposta: D
08.(VH) A organização do engenho exigia a utilização de numerosos trabalhadores na produção açucareira, estimulando a escravidão, já adotada por Portugal nas Ilhas Atlânticas, e que representava:
a) a efetivação do sistema capitalista na periferia do sistema colonial, fundamental para a acumulação de riquezas.
b) um grande retrocesso para Portugal, que desde o Renascimento Humanista havia abolido a escravidão de seus territórios.
c) uma contradição, pois nos países europeus desenvolvia-se a mentalidade liberal, antiescravista.
d) um choque com a Igreja Católica, contrária qualquer forma de escravidão, por considerar que todos são filhos de Deus.
e) a retomada do escravismo antigo, tal como no Império Romano, em que o escravo era utilizado em atividades variadas.
Resposta: A
09.(VH) Na época da moagem de cana, os escravos trabalhavam dia e noite nos engenhos, em turnos, proporcionando grandes lucros aos proprietários.
a) Durante a fase colonial, houve fugas de escravos dos engenhos e a formação, no sertão brasileiro, de mocambos que se transformaram em quilombos.
b) Tal situação determinou a ação dos latifundiários, no sentido de organizar expedições para o aprimoramento de
indígenas.
c) O barateamento do preço de escravos, uma vez que a compra por parte dos latifundiários tendeu a aumentar.
d) Essa situação somente ocorreu no período de ocupação holandesa, pois a necessidade de manter os lucros e os gastos militares sobrecarregava os escravos.
e) Implementou-se no Brasil Colônia um sistema produtivo semelhante ao existente nas indústrias européias, onde o operário é superexplorado.
Resposta: A
COLONIZAÇÃO PORTUGUESA NO BRASIL
01. (VH) No Brasil colonial, a escravidão caracterizou-se essencialmente:
a) por sua vinculação exclusiva ao sistema agrário exportador;
b) pelo incentivo da Igreja e da Coroa à escravidão de índios e negros;
c) por estar amplamente distribuída entre a população livre, constituindo a base econômica da sociedade;
d) por destinar os trabalhos mais penosos aos negros e mais leves aos índios;
e) por impedir a emigração em massa de trabalhadores livres para o Brasil.
RESPOSTA: C
02 (VH) No século XVII, contribuíram para a penetração do interior brasileiro:
a) o desenvolvimento da cultura da cana-de-açúcar e a cultura de algodão;
b) o apresamento de indígenas e a procura de riquezas minerais;
c) a necessidade de defesa e o controle aos franceses;
d) o fim do domínio espanhol e a restauração da monarquia portuguesa;
e) a Guerra dos Emboabas e a transferência da capital da colônia para o Rio de Janeiro.
RESPOSTA: B
03.(VH)Bandeiras eram:
a) expedições de portugueses que atraíam as tribos indígenas para serem catequizadas pelos jesuítas;
b) expedições organizadas pela Coroa com o objetivo de conquistar as áreas litorâneas e ribeirinhas do país;
c) expedições particulares que aprisionavam índios e buscavam metais e pedras preciosas;
d) movimentos catequistas liderados pelos jesuítas e que pretendiam formar uma nação indígena cristã;
e) expedições financiadas pela Coroa cujo objetivo era exclusivamente descobrir metais e pedras preciosas.
RESPOSTA: C
04(VH) Após a restauração Portuguesa, ocorrida em 1640:
a) as relações entre Portugal e o Brasil tornaram-se mais liberais;
b) a autonomia administrativa do Brasil foi ampliada;
c) o Pacto Colonial luso enrijeceu-se;
d) os capitães-donatários forma substituídos pelos vice-reis;
e) a justiça colonial passou a ser exercida pelos "homens novos".
RESPOSTA: C
06(VH) O organograma abaixo foi instituído:
A ADMINISTRAÇÃO COLONIAL APÓS A RESTAURAÇÃO
a) no século XVI, logo após a expedição colonizadora de Martin Afonso de Sousa;
b) depois de 1640, quando Portugal se separou da Espanha;
c) durante a União Ibérica;
d) por D. João V, na época da mineração;
e) pela Dinastia de Avis.
RESPOSTA: B
06(VH). Não é uma característica da política colonial portuguesa, depois da Restauração:
a) a criação do Conselho Ultramarino, em 1641;
b) a limitação dos poderes das Câmaras Municipais;
c) o fiscalismo e a excessiva centralização;
d) a extinção dos monopólios sobre o comércio colonial;
e) a criação das companhias privilegiadas de comércio.
RESPOSTA: D
07(VH) Foram conseqüências da mineração, exceto:
a) o surgimento de um mercado interno;
b) a urbanização;
c) a melhoria do nível cultural;
d) a decadência da atividade açucareira;
e) a maior fiscalização da Coroa sobre a Colônia.
RESPOSTA: D
098VH) A atual configuração do território brasileiro foi definida em suas linhas gerais, na época do marquês de Pombal,
pelo Tratado de:
a) Lisboa
b) Madri
c) Utrecht
d) Tordesilhas
e) Badajós
RESPOSTA: B
09(VH). Entre as medidas pombalinas para o Brasil destacamos, exceto:
a) a expulsão dos jesuítas;
b) a transferência da capital da colônia para o Rio de Janeiro;
c) a extinção do Estado do Maranhão;
d) o estabelecimento da Inquisição na Bahia;
e) a criação do Diretório dos Índios.
RESPOSTA: D