22 de agosto de 2009

Resultado CCDES - 2 º Série 2013


Resultado II Bimestre – 2ª SÉRIE - História


NOME
SITUAÇÃO
ANA LETÍCIA DA SILVA DANTAS
APROVADO(A)
 ARISTÓTELES ESTEVAM DE MEDEIROS NETO
RECUPERAÇÃO
FELIPPE EMMANUEL MACEDO MARÇAL
RECUPERAÇÃO
FERNANDA ELI DANTAS GONDIM
APROVADO(A)
IRIS DE SOUTO SILVA
RECUPERAÇÃO
JOSÉ FELIPE CASADO PAULO
APROVADO(A)
JOSÉ WESLEY TALLYSON DE AZEVEDO SILVA
RECUPERAÇÃO
 KAROLAYNE WANNESSA SILVA GOMES
APROVADO(A)
LOURRANY QUEIRÓZ DANTAS
RECUPERAÇÃO
MARCOS ANTÔNIO DE GÓIS GOMES
RECUPERAÇÃO
RAISSA ELLEN DA COSTA DANTAS
RECUPERAÇÃO
RIÍSA ROSE DANTAS MACEDO ALVES
RECUPERAÇÃO
VIRNA CAVALCANTI LIMA NOBRE
APROVADO(A)
YAN KÉVEN DA SILVA SANTOS
APROVADO(A)


18 de agosto de 2009

Resultado CCDES - 3 º Série 2013


Resultado II Bimestre – 3ª SÉRIE - História

ALUNO
SITUAÇÃO
ALUSKA RAMANA DINIZ DA SILVA  
APROVADO (A)
ANDREA BIANCA RODRIGUES SILVA
APROVADO (A)
DANIEL SANTOS ALMEIDA 
APROVADO (A)
DANIELLA ISLA MEDEIROS DANTAS
APROVADO (A)
EDUARDO DANTAS DE ARAÚJO 
RECUPERAÇÃO
ELLEN THAIS DA COSTA MEDEIROS 
APROVADO (A)
GISLAINE LUCIANA DASILVA ARAÚJO
APROVADO (A)
GISLEYNY FERREIRA DA COSTA          
RECUPERAÇÃO
ÍRIS DE FÁTIMA DANTAS DE 
APROVADO (A)
JOÃO MARCOS DE MEDEIROS 
RECUPERAÇÃO
KAYONARA KESSYA SANTOS 
RECUPERAÇÃO
LAINE RUANA DOS SANTOS 
APROVADO (A)
LETÍCIA DANTAS DE AZEVEDO
RECUPERAÇÃO
LUCAS DOS SANTOS MEDEIROS
RECUPERAÇÃO
MARCOS ELIAS LIMA AZEVEDO
RECUPERAÇÃO
MARIA ALICE DE OLIVEIRA DANTAS
APROVADO (A)
MATEUS BURITI VASCONCELOS    
RECUPERAÇÃO
MATEUS LUCENA ALVES
RECUPERAÇÃO
MATHEUS WAGNER DA FONSECA 
RECUPERAÇÃO
MONALIZA MARIA DINIZ COSTA DE 
RECUPERAÇÃO
PALOMA Mª TOMAZ DE MACEDO  
APROVADO (A)
REJANA SANTOS ARAÚJO
APROVADO (A)
RODRIGO SOUZA SILVA
RECUPERAÇÃO
VERÔNICA ILKA RIBEIRO DANTAS  
APROVADO (A)



CCDES - Gabaritos 1º ano C e 3º ano C

História - 3º bimestre/2009
Gabarito 1º ano C

Prova Azul
1-C, 2-C, 3-C, 4-A, 5-D, 6-C.

Prova vermelha
1-A, 2-A, 3-D, 4-D, 5-E, 6-D.

........................................................................................................

Gabarito 3º ano C

Prova azul
1-a, 2-d, 3-d, 4-d, 5 b, 6-b, 7-c.

Prova vermelha
1-d, 2-c, 3-a, 4-d, 5-d, 6-a, 7-d.

13 de agosto de 2009

Filmes História

Filmes:



Pré-história
A Guerra do Fogo
- 10.000 a.C.
- O Elo Perdido
Grécia Antiga e helenística
300
- Alexandre
- Tróia
- Helena de Tróia
Império Romano
- Asterix
- Gladiador
- Calígula
- Augustus
Genghis Khan , A lenda de um conquistador
Idade Média/Feudalismo
- O Nome da Rosa
- Cruzada
- Coração Valente
- Joana D’Arc
- O Sétimo Selo
Grandes Navegações
- 1492 – A Conquista do Paraíso
- Cristóvão Colombo – A Aventura do Descobrimento
Absolutismo
- O Homem da Máscara de Ferro
- Cromwell
Reforma Protestante
- Lutero
Renascimento
- Dom Quixote
- Agonia e Êxtase
- Shakespeare Apaixonado
- Giordano Bruno
Revolução Francesa
- Danton
- Maria Antonieta
- A Queda da Bastilha
Revolução Industrial
- Tempos Modernos
- Germinal
Rússia pré-revolução e Revolução Russa
- Rasputin
- O Encouraçado Potenkim
- Reds
Segunda Guerra Mundial e nazismo
- O Grande Ditador
- A Vida É Bela
- Pearl Harbor
- A Queda
- A Última Bomba Atômica
- Cartas de Iwo Jima
- O Resgate do Soldado Ryan
- Arquitetura da Destruição
- Europa, Europa
Guerra Fria
- Dr. Fantástico
- Os 13 Dias que Abalaram o Mundo
- Boa Noite e Boa Sorte
- Intriga Internacional
- Topázio
- O Dia Seguinte

Guerra do Vietnã
- Platoon
- Apocalipse Now
- Corações e Mentes
Luta dos direitos civis dos negros
- Mississipi em Chamas
- Malcolm X

América Latina das décadas de 1950 e 1960
- Diários de Motocicleta
- Chove Sobre Santiago
- O Segredo de Seus Olhos

África no século 20
- O Último Rei da Escócia
- Diamante de Sangue
- Hotel Ruanda
- O Jardineiro Fiel
Crise do socialismo, fim da União Soviética
Adeus, Lênin
Conflito entre Israel e Palestina
Lemon Tree
- Paradise Now
- Promessas de um Novo Mundo
Terrorismo, guerras dos anos 2000
Guerra ao Terror
- Restrepo
- Caminho para Guantánamo
- Fahrenheit 9/11

12 de agosto de 2009

Página 1 Cursinho

As Grandes Navegações


01. (VH) Ao contrário dos portugueses, que buscavam atingir as Índias contornando a costa africana, Colombo:


a) concentrou suas navegações na parte Norte da América, em busca de uma passagem ao Noroeste para o continente asiático;

b) dirigiu-se para o Oeste em busca da passagem Sudeste para o continente asiático;

c) planejou atingir o Leste, onde se encontravam as Índias, viajando no sentido Oeste;

d) navegou pelo Oceano Atlântico em direção ao Canal da Mancha e Mar do Norte, seguindo as instruções do Rei de Portugal;

e) concentrou suas navegações na parte Leste, em busca de uma passagem Noroeste para as Índias.


RESPOSTA: C


02. (VH)

"... Diziam os mareantes, que depois desse cabo não há nem gente nem povoado algum; a terra não é menos arenosa que os desertos da Líbia, onde não há água, nem árvores, nem erva verde; e o mar é tão baixo, que a uma légua da terra não há fundo mais que uma braça."

O texto faz referência à época:


a) das Grandes Navegações no início da Idade Média;

b) da Revolução Industrial na Idade Contemporânea;

c) do expansionismo marítimo lusitano;

d) das navegações fenícias;

e) do neocolonialismo.


RESPOSTA: C


03. (VH) A esquadra enviada por D. Manuel, rei de Portugal, às Índias, sob o comando de Pedro Álvares Cabral, tinha como objetivo:


a) estabelecer uma sólida relação comercial e política com os povos do Oriente;

b) procurar outro caminho que conduzisse ao Oriente sem utilizar o Mediterrâneo;

c) combater a pirataria nas Colônias portuguesas na costa oeste da África;

d) confirmar a existência de minas de metais preciosos no sul da Ásia;

e) verificar as possibilidades de exploração de mão-de-obra escrava.


RESPOSTA: A


04. (VH) Associe corretamente:


(A) Caboto I. Dinastia que iniciou as navegações francesas.

(B) Valois II. A serviço da Inglaterra, atingiu a região do Labrador.

(C) Francis Drake III. Fundador da Nova França.

(D) Walter Raleig IV. Realizou a segunda viagem de circunavegação.

(E) Jacques Cartier V. Criador da colônia da Virgínia.


a) A - I; B - III; C - IV; D - V; E - II

b) A - IV; B - II; C - III; D - V; E - I

c) A - II; B - I; C - IV; D - V; E - III

d) A - V; B - IV; C - II; D - III; E - I;

e) A - IV; B - V; C - II; D - I; E - III


RESPOSTA: C


05. (VH) Destaca-se como resultado das descobertas e da expansão luso-espanhola nos tempos modernos a:


a) diminuição do comércio entre Europa e Novo Mundo, com a hegemonia do mar Mediterrâneo;

b) formação de novos impérios na África e na Ásia, com a ampliação do comércio entre os dois continentes;

c) defesa das culturas nativas das Américas pelo Clero e pelo Estado;

d) abertura de uma nova era de navegação e comércio, não mais concentrada no Mediterrâneo e sim no Oceano Atlântico;

e) preservação da autonomia política das nações conquistadas, a exemplo do México e do Peru.


RESPOSTA: D


06. (VH) "O apoio financeiro da classe mercantil foi decisivo para o sucesso do movimento revolucionário, que faz surgir um novo Estado Nacional, mais forte e mais centralizado, e eminentemente mercantilista."

O movimento revolucionário mencionado no texto e referente à História de Portugal está ligado:


a) à Reconquista cristã do território português aos árabes;

b) à atuação de Afonso Henrique de Borgonha, fundador do Reino de Portugal;

c) à ascensão do Mestre de Avis ao trono português;

d) à dominação dos Felipes sobre Portugal;

e) à Restauração Portuguesa, que marca o fim da dominação espanhola.


RESPOSTA: C


07. Sobre as Navegações e os Descobrimentos, assinale a alternativa falsa:


a) Com os Descobrimentos, o eixo-econômico transferiu-se do Mediterrâneo para o Atlântico.

b) O Canadá foi explorado principalmente pelos franceses.

c) O que melhor explica o pioneirismo luso nas navegações é a posição geográfica de Portugal.

d) A Espanha retardou a sua participação na Expansão Marítima porque estava ainda em luta com os mouros e em processo de unificação política.

e) A primeira viagem de circunavegação foi realizada pelo português Fernão de Magalhães.


RESPOSTA: C


08. (VH) Entre as principais conseqüências da Expansão Marítima, encontramos, exceto:


a) o descobrimento de metais preciosos no Novo Mundo e a aceleração da acumulação capitalista;

b) a descoberta de novos mercados, fornecedores de matérias-primas e consumidores de produtos industrializados;

c) a mudança do eixo econômico europeu, do mar Mediterrâneo para os oceanos Atlântico e Índico;

d) a formação dos impérios coloniais, vinculados ao Sistema Colonial Tradicional e ao processo de europeização do mundo;

e) o renascimento da escravidão em bases capitalistas e o desenvolvimento do mercantilismo.


RESPOSTA: B


09. (VH) Com relação aos indígenas brasileiros, pode-se afirmar que:


a) os primitivos habitantes do Brasil viviam na etapa paleolítica do desenvolvimento humano;

b) os índios brasileiros não aceitaram trabalhar para os colonizadores portugueses na agricultura não

por preguiça, e sim porque não conheciam a agricultura;

c) os índios brasileiros falavam todos a mesma "língua geral" tupi-guarani;

d) os tupis do litoral não precisavam conhecer a agricultura porque tinham pesca abundante e muitos frutos do

mar de conchas, que formavam os "sambaquis";

e) os índios brasileiros, como um todo, não tinham homogeneidade nas suas variadas culturas e nações.


RESPOSTA: A


10. (VH) Os povos pré-colombianos, maias, astecas e incas, já apresentavam uma notável organização. O estágio de desenvolvimento em que se encontravam era:


a) a selvageria

b) a barbárie

c) a transição de selvagem para barbárie

d) a civilização

e) o Paleolítico


RESPOSTA: D



AMÉRICA COLONIAL


01. (VH) Pero Vaz de Caminha, em sua carta ao rei D. Manoel, ressaltava que a salvação dos índios era a mais imediata contribuição à terra. Algumas décadas depois, o ensino colonial desenvolvia-se fortemente influenciado pela cultura religiosa do colonizador. Sobre os primeiros educadores da fase colonial, é correto afirmar que eles:


a) Conseguiram dissociar a evangelização do processo colonizador luso-brasileiro.

b) Permaneceram alheios ou indiferentes aos abusos praticados pelos senhores de escravos.

c) Presos às idéias etnocêntricas européias, ignoraram as línguas indígenas.

d) Pretenderam espalhar a fé, tomando novos súditos tementes a Deus e obedientes ao rei.

e) Tinham por objetivo promover à Igreja Católica, mantendo intacta a cultura indígena.


Resposta: D

02. (VH) Os senhores poucos, os escravos muitos; os senhores rompendo galas, os escravos despidos e nus, os senhores banqueteando, os escravos perecendo à fome... Estas palavras, do padre Antônio Vieira, descrevem bem a situação da sociedade colonial à época do apogeu açucareiro. A respeito, considere as afirmativas:


I. Os senhores eram os donos dos engenhos e da riqueza neles gerada; logo, podiam comer bem e vestir-se

luxuosamente.

II. Os escravos eram uma propriedade dos senhores, como qualquer outro objeto de sua lavoura e de seu engenho, não

precisando de roupas e comendo apenas o mínimo necessário.

III. A Igreja Católica, inclusive os padres da Companhia de Jesus, admitiu em geral a escravidão africana, embora tenha

combatido com coragem e tenacidade a escravização do indígena.

IV. A minoria dos senhores de terras e escravos temia as ações dos jesuítas, tal como haviam feito os holandeses em

Pernambuco, em prol da libertação dos escravos dos engenhos e plantações.


Assinale:


a) Se somente as alternativas I e II estão corretas.

b) Se somente as alternativas II e III estão corretas.

c) Se somente as alternativas I, II e II estão corretas.

d) Se somente as alternativas II, III e IV estão corretas.

e) Se todas as alternativas estão corretas.


Resposta: E

03. (VH) As expedições chamadas de Entradas e Bandeiras tinham como objetivo a procura de riquezas minerais e/ou a caça ao índio, para escraviza-lo e vende-lo no litoral. O papel das Entradas e Bandeiras pode ser assim resumido:


a) Determinam a ocupação efetiva do interior do Brasil e deram ao nosso país sua atual configuração geográfica.

b) Contribuíram para a implantação de uma nova política colonizadora, aproximando índios e colonos.

c) Iniciaram aproveitamento verdadeiro das terras agrícolas do oeste mudando a situação econômica da Colônia.

d) Por razões políticas e econômicas, contribuíram para a mudança da capital do Vice-Reino, do Rio de Janeiro para a Bahia.

e) Respeitaram o Meridiano de Tordesilhas, evitando, assim, conflitos armados entre portugueses e espanhóis.


Resposta: A

04.(VH) O comércio das colônias espanholas, desde o início do século XVI, esteve subordinado a severas restrições, garantindo o monopólio e evitando o contrabando. Dentro desse quadro, foi adotando o sistema de porto único, que:


a) Garantia grande controle sobre as colônias, pois apenas o porto de Vera Cruz, no México, podia fazer transações comerciais com a Metrópole.

b) Conseguiu evitar o contrabando de metais preciosos, resguardando a riqueza colonial do ataque de piratas.

c) Permitiu grande desenvolvimento de Buenos Aires, responsável pelo escoamento da produção de prata da América do Sul.

d) Fez com que a Espanha mantivesse todo o território americano unido, constituindo uma imensa colônia.

e) Centralizou o comércio metropolitano em Sevilha, de onde partiam as frotas anuais para algumas regiões da América.


Resposta: E

05. (VH)À medida que a empresa açucareira se expandia no Brasil, fez-se opção pela mão-de-obra escrava de origem africana, em substituição ao trabalho indígena. Esta opção pode ser explicada, porque:


a) O uso de escravos africanos alimenta o tráfico negreiro, tornando-o um dos mais lucrativos setores do comércio colonial.

b) Os indígenas eram selvagens e lutavam contra a escravidão, enquanto os negros eram dóceis e submissos.

c) Os indígenas eram frágeis fisicamente e adoeciam com facilidade, já os negros tinham uma constituição física forte, propícia ao trabalho braçal.

d) Os negros dominavam as técnicas do cultivo da cana, enquanto os indígenas não conheciam a agricultura, portanto, seu trabalho não era produtivo.

e) Os africanos resistiram ao escravismo através dos quilombos e das revoltas, mas foram mantidos na agricultura, porque os índios desconheciam essa atividade.


Resposta: A

06. (VH) As leis portuguesas do século XVI são dúbias com relação aos indígenas, proíbem a escravização do indígena, mas ao mesmo tempo abrem essa possibilidade em caso de “guerra justa”. Para os portugueses “guerra justa” significava:


a) A utilização da força para que esses povos pudessem participar do reino dos céus.

b) Aquela no qual o indígena tomava a iniciativa de agressão contra o branco.

c) O aprisionamento devido à necessidade vital de mão-de-obra.

d) A ação missionária do jesuíta para ensinar os valores da sociedade branca.

e) O uso da violência na formação dos aldeamentos, evitando a ação dos jesuítas.


Resposta: B

07. (VH) Os donatários recebiam lotes em caráter hereditário, indivisíveis e inalienáveis no todo ou em parte. Vale dizer que o Estado concedia apenas a posse da terra, reservando para si a propriedade dela. As capitanias eram:


a) Porções territoriais na Colônia, cujo comércio era monopolizado pelo donatário, criando uma elite mercantil no Brasil.

b) Regiões doadas pelo rei a seus amigos, porém obrigados a produzir açúcar durante dez anos para garantirem a propriedade da terra.

c) Territórios coloniais controlados pela Metrópole através de funcionários especiais, os donatários.

d) Reflexo da incapacidade econômica da Coroa em promover diretamente a colonização, transferindo esse ônus à iniciativa privada.

e) Os elementos que permitiram a consolidação da aliança entre o rei e a burguesia, iniciada com a expansão marítima.


Resposta: D

08.(VH) A organização do engenho exigia a utilização de numerosos trabalhadores na produção açucareira, estimulando a escravidão, já adotada por Portugal nas Ilhas Atlânticas, e que representava:


a) a efetivação do sistema capitalista na periferia do sistema colonial, fundamental para a acumulação de riquezas.

b) um grande retrocesso para Portugal, que desde o Renascimento Humanista havia abolido a escravidão de seus territórios.

c) uma contradição, pois nos países europeus desenvolvia-se a mentalidade liberal, antiescravista.

d) um choque com a Igreja Católica, contrária qualquer forma de escravidão, por considerar que todos são filhos de Deus.

e) a retomada do escravismo antigo, tal como no Império Romano, em que o escravo era utilizado em atividades variadas.


Resposta: A

09.(VH) Na época da moagem de cana, os escravos trabalhavam dia e noite nos engenhos, em turnos, proporcionando grandes lucros aos proprietários. Para os escravos esse ritmo de trabalho era massacrante e em geral sobreviviam cerca oito anos nesse regime. A partir do texto e de seus conhecimentos é correto:


a) Durante a fase colonial, houve fugas de escravos dos engenhos e a formação, no sertão brasileiro, de mocambos que se transformaram em quilombos.

b) Tal situação determinou a ação dos latifundiários, no sentido de organizar expedições para o aprimoramento de

indígenas.

c) O barateamento do preço de escravos, uma vez que a compra por parte dos latifundiários tendeu a aumentar.

d) Essa situação somente ocorreu no período de ocupação holandesa, pois a necessidade de manter os lucros e os gastos militares sobrecarregava os escravos.

e) Implementou-se no Brasil Colônia um sistema produtivo semelhante ao existente nas indústrias européias, onde o operário é superexplorado.


Resposta: A


COLONIZAÇÃO PORTUGUESA NO BRASIL


01. (VH) No Brasil colonial, a escravidão caracterizou-se essencialmente:


a) por sua vinculação exclusiva ao sistema agrário exportador;

b) pelo incentivo da Igreja e da Coroa à escravidão de índios e negros;

c) por estar amplamente distribuída entre a população livre, constituindo a base econômica da sociedade;

d) por destinar os trabalhos mais penosos aos negros e mais leves aos índios;

e) por impedir a emigração em massa de trabalhadores livres para o Brasil.


RESPOSTA: C


02 (VH) No século XVII, contribuíram para a penetração do interior brasileiro:


a) o desenvolvimento da cultura da cana-de-açúcar e a cultura de algodão;

b) o apresamento de indígenas e a procura de riquezas minerais;

c) a necessidade de defesa e o controle aos franceses;

d) o fim do domínio espanhol e a restauração da monarquia portuguesa;

e) a Guerra dos Emboabas e a transferência da capital da colônia para o Rio de Janeiro.


RESPOSTA: B


03.(VH)Bandeiras eram:


a) expedições de portugueses que atraíam as tribos indígenas para serem catequizadas pelos jesuítas;

b) expedições organizadas pela Coroa com o objetivo de conquistar as áreas litorâneas e ribeirinhas do país;

c) expedições particulares que aprisionavam índios e buscavam metais e pedras preciosas;

d) movimentos catequistas liderados pelos jesuítas e que pretendiam formar uma nação indígena cristã;

e) expedições financiadas pela Coroa cujo objetivo era exclusivamente descobrir metais e pedras preciosas.


RESPOSTA: C


04(VH) Após a restauração Portuguesa, ocorrida em 1640:


a) as relações entre Portugal e o Brasil tornaram-se mais liberais;

b) a autonomia administrativa do Brasil foi ampliada;

c) o Pacto Colonial luso enrijeceu-se;

d) os capitães-donatários forma substituídos pelos vice-reis;

e) a justiça colonial passou a ser exercida pelos "homens novos".


RESPOSTA: C


06(VH) O organograma abaixo foi instituído:


A ADMINISTRAÇÃO COLONIAL APÓS A RESTAURAÇÃO



a) no século XVI, logo após a expedição colonizadora de Martin Afonso de Sousa;

b) depois de 1640, quando Portugal se separou da Espanha;

c) durante a União Ibérica;

d) por D. João V, na época da mineração;

e) pela Dinastia de Avis.


RESPOSTA: B


06(VH). Não é uma característica da política colonial portuguesa, depois da Restauração:


a) a criação do Conselho Ultramarino, em 1641;

b) a limitação dos poderes das Câmaras Municipais;

c) o fiscalismo e a excessiva centralização;

d) a extinção dos monopólios sobre o comércio colonial;

e) a criação das companhias privilegiadas de comércio.


RESPOSTA: D


07(VH) Foram conseqüências da mineração, exceto:


a) o surgimento de um mercado interno;

b) a urbanização;

c) a melhoria do nível cultural;

d) a decadência da atividade açucareira;

e) a maior fiscalização da Coroa sobre a Colônia.


RESPOSTA: D


098VH) A atual configuração do território brasileiro foi definida em suas linhas gerais, na época do marquês de Pombal,

pelo Tratado de:


a) Lisboa

b) Madri

c) Utrecht

d) Tordesilhas

e) Badajós


RESPOSTA: B


09(VH). Entre as medidas pombalinas para o Brasil destacamos, exceto:


a) a expulsão dos jesuítas;

b) a transferência da capital da colônia para o Rio de Janeiro;

c) a extinção do Estado do Maranhão;

d) o estabelecimento da Inquisição na Bahia;

e) a criação do Diretório dos Índios.


RESPOSTA: D