A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) oferece uma janela de oportunidade inadiável: as bolsas de estudos e pesquisa para Mestrado com remuneração robusta.
Diferente de concursos tradicionais, esta é uma porta de entrada contínua para projetos de alto impacto, além de uma reserva técnica, permitindo dedicação integral e segurança financeira.
Confira os editais abertos:
Bolsa de Mestrado em Virologia
O tráfego intracelular na via endocítica possui um papel importante na resposta imunológica contra patógenos. Após a internalização, as vesículas endocíticas contendo o patógeno são submetidas a uma série de processos como interações moleculares, remodelamento de membranas, cascatas de sinalização e acidificação, que irão determinar o destino da partícula dentro do endossomo.
Por outro lado, diversos patógenos adquiriram estratégias de manipulação da via endocítica como forma de escape imunológico, sobrevivência intracelular e persistência da infecção.
O resultado entre a modulação da via endocítica pelo patógeno e a eficiência de eliminação do mesmo pelos macrófagos pode determinar a evolução da doença, além de resultar no destino final do macrófago, que pode atuar como apresentador dos antígenos adquiridos ou mesmo sofrer processos de morte celular programada. Dados de sobrevivência e replicação de arbovírus em macrófago, bem como os processos moleculares desencadeados por essas infecções, são escassos e discordantes na literatura. Sendo assim, o objetivo do projeto é avaliar o destino das partículas virais de arbovírus na via endocítica de macrófagos primários humanos, gerando um panorama completo das respostas ativadas por essas infecções, avaliando tráfego intracelular, modulação fenotípica e ativação de processos de morte celular.
Data limite para inscrições: 10/11/2025
Bolsa de Mestrado em Síntese Orgânica
Uma vaga de Mestrado com Bolsa FAPESP está disponível para o Projeto Regular “Funcionalizações seletivas e em estágio tardio de ligações C-H de moléculas complexas” sob a orientação do Prof. Emilio de Lucca Jr no IQ-Unicamp.
O bolsista selecionado irá atuar no uso de reações modernas para a oxidação de ligações C-H visando à obtenção de produtos naturais complexos. Estágio no exterior por 6 meses com Bolsa FAPESP (BEPE) é fortemente encorajado.
O candidato deve ter sólida formação em química orgânica, excelente desempenho acadêmico e, preferencialmente, experiência prévia em pesquisa (Iniciação Científica).
Data limite para inscrições: 30/11/2025
Fonte: Ascom
* As informações de nosso Blog são de propriedade das instituições responsáveis pelos editais publicados. Nosso trabalho atua para ampliar a publicidade dos editais, democratizando o acesso à informação e compartilhando oportunidades.


Nenhum comentário:
Postar um comentário