3 de dezembro de 2012

Projeto História - Momento cultural IDES

Planejamento Momento cultural - 8º ano IDES

Tema: Milenarismo e as profecias para o fim do mundo

Grupos:

01- Allana - O apocalipse que não veio
02- Ana Laura - As profecias de Nostradamus
03- Filipe - O médico da realeza
04 - Hugo - As centúrias: uma crônica do Séc. XVI
05 - Raissa - O Fenômeno 2012

1º passo: organizar-se no grupo. Verificar o conteúdo e dividir as funções.
2º passo: elaborar o trabalho
3º passo: montar os stands
4º passo: apresentação
5º passo: desmontar os stands
6º passo: avaliação


Inicialmente é preciso alguém para recepcionar os visitantes: Se apresenta como parte da equipe de história que tem como tema: Milenarismo e as profecias para o fim do mundo. Questiona se o visitante já ouviu falar no final do mundo, sobre os Maias e Nostradamus. Em seguida informa que estes são o tema da pesquisa.

Um segundo aluno, convida os visitantes( até 15 por vez) a assistir um pequeno documentário sobre a profecia do final do mundo. Apresenta o vídeo ( apocalytpo), veja aqui e em seguida explica quem eram os Maias: Onde se localizava - América central, aqui, e caracterizava a civilização através do stand 5 que apresentava como surgiu a ideia do fim do mundo em 21 de Dezembro de 2012. Explica o calendário Maia e destaca o porquê de tanto medo.


Após a visita ao stand 5 os alunos iriam ao stand 1, no qual apresentaria que a ideia do fim do mundo não é de hoje, desde o ano 1.000 que já tinham medo. Pode falar sobre o medo do juízo final, as 7 trombetas anunciando, o terror do ano 1.000 e as catástrofes naturais. Levanta dúvidas sobre o medo, sabiam em que época estavam? Sabiam com certeza do ano nascimento de cristo? Podem ver citação da página 30 sobre o apocalipse. Será que não era devido a crise feudal?

Stande 2 fala  sobre as profecias de Nostradamus, apresenta 3 como principais: Hitler, Napoleão e Franco. Coloca a profecias escrita em cartaz e comento como teria sido realizado.

Stand 3 fala sobre a vida de Nostradamus

Stand 4 Comenta sobre alguns fatos que aconteceram na Europa no Séc. XVI

Por fim convida os visitantes para assistir outro trecho, agora sobre o filme 2012, veja aqui e destaca a polêmica com a igreja que não gostou da cena que representa a destruição do Cristo. Podem pesquisar sobre isso.


Alguém pode convidar os alunos para responder o quiz, por ordem. Primeiro pergunta que quer responder, ainda sem saber a pergunta. Quem se candidatar faz a pergunta com base no que foi explicado, que acertar ganha um pirulito...

Ao final alguém revela a ideia do fim do  mundo como uma renovação espiritual e entrega uma mensagem positiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...