4 de julho de 2011

Aluno do Lordão é 1º Lugar no MISA/UFCG

Professora e aluno do Lordão destacam-se como os únicos da rede pública estadual a vencer o prêmio do MISA/UFCG e terão trabalho publicado pela UEPB.

Nesta segunda ( 04/07) o aluno Djair Alves da Mata e sua professora Jeanne Medeiros foram homenageados pela UFCG, através do Museu Interativo do Semiárido (MISA), pela seleção de seu trabalho “ É possível viver no semiárido”. O PRÊMIO EXPEDIÇÃO DO SEMIÁRIDO em sua segunda edição teve como objetivo estimular o conhecimento sobre a região do Semiárido, no intuito de se combater a premissa de que a mesma é sempre uma “região-problema”. Djair foi único aluno da rede pública estadual entre os selecionados, teve a melhor nota entre todos e terá sua redação publicada pela editora da UEPB.

Djair Alves da mata é o filho mais velho de Jailma Alves da Mata e Damião Macedo da Mata que residem no sítio Lagoa do André, zona rural de Picuí. Aluno de escola pública teve como sua primeira professora, Heliene na Escola Municipal Governador Flávio Ribeiro no bairro Monte Santo. O ensino fundamental cursou na Escola Municipal Ana Maria Gomes, onde participou de várias oficinas de produção textual com a professora Jeanne. Foi um dos alunos aprovados para a Escola Agrícola Vidal de Negreiros da UFPB em Bananeiras. Preferiu estudar na Escola Professor Lordão, onde reencontrou Jeanne.

Uma de suas produções, ainda como aluno da Escola Ana Maria Gomes, escreveu uma crônica onde explicava a origem do nome do lugar onde mora: Lagoa do André. Como aluno do Lordão manteve-se aplicado em suas atividades, sempre sedento de saber. Quando soube do Concurso do MISA foi um dos primeiros a procurar orientação. Em seu trabalho, Djair diz que queria “ tirar a imagem negativa sobre o semiárido”. Para tanto recebeu orientação dos professores de geografia: Ciderley Melo e Ozeneide e língua portuguesa Jeanne Medeiros. O trabalho foi reescrito quatro vezes até a versão final que foi enviada. Ele afirma que não tinha expectativas de ganhar.

Djair mora no Sitio Lagoa do André, acorda às 5:30 para “pegar o carro” e vir para a Escola Professor Lordão, na qual cursa a 1ª série B do Ensino Médio. Chega em casa por volta das 14:00, almoça e vai para trabalhar na extração mineral ( caulim) com seu pai. A noite revisa os conteúdos para a aula do dia seguinte. Antes, ainda sem eletricidade em casa estudava a luz de lamparina. Djair diz que seu sonho é ser o 1º da família em se formar e pensa em fazer direito ou ser professor.

Djair é um exemplo de vida! É resultado de seu empenho, da educação de seus pais, do trabalho das escolas e da dedicação de seus professores. Parabéns Djair, mais um aluno picuiense que honra a terra do professor Felipe Tiago Gomes

.



Um comentário:

  1. Parabéns Djair e professora Jeanne, premio mais que merecido, parabéns Djair por seu empenho, boa sorte em sua caminhada!

    ResponderExcluir