16 de janeiro de 2011

Novo calendário do Sisu





O MEC (Ministério da Educação) divulgou o novo calendário do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), após a decisão judicial que determinou que o sistema rode até o dia 20 de janeiro.

Veja as novas datas:

Primeira chamada

Resultado 24 de janeiro
Matrícula dos candidatos selecionados 27, 28 e 31 de janeiro

Segunda chamada

Resultado 4 de fevereiro
Matrícula dos candidatos selecionados 8 e 9 de fevereiro

Terceira chamada

Resultado 13 de fevereiro
Matrícula dos candidatos selecionados 15 e 16 de fevereiro

Lista de espera

Declaração de interesse em participar da lista 13 a 17 de fevereiro

Novo prazo de inscrição

Segundo nota do MEC (Ministério da Educação), a decisão se deve a uma ação judicial que proíbe a reserva de uma parte das vagas da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) a estudantes fluminenses da rede pública. Na setxa-feira, a Justiça Federal proibiu a reserva de vagas. A instituição estava reservando 1.642 vagas para candidatos fluminenses. De acordo com a pasta, a medida também foi tomada por causa das dificuldades de os alunos da região serrana do Rio se inscreverem devido às chuvas.

"A decisão judicial determinou ainda que o prazo de inscrição do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) fosse estendido até o dia 20. A direção da UFRJ decidiu não recorrer da decisão e cumpri-la integralmente". Com isso, todos os interessados do Sisu ganharam mais tempo.

500 mil inscritos

Segundo o balanço mais recente do MEC (Ministério da Educação), o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) já contabiliza 500 mil inscrições. O último levantamento foi realizado ao meio-dia desta segunda.

Já há registro de 150 mil acessos de estudantes que querem mudar a inscrição inicial -- provavelmente por causa da nota de corte que foi disponibilizada curso a curso na manhã desta segunda quando sistema foi reaberto. O Sisu tem recebido cerca de 800 inscrições por minuto, com 40 mil acessos simultâneos segundo a pasta.

20 minutos para inscrição

Após problemas com lentidão e instabilidade, o MEC decidiu limitar o tempo dos candidatos no site do Sisu, que inscreve para mais de 83 mil vagas em instituições públicas com base na nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Cada estudante terá 20 minutos para navegar pelo sistema e fazer suas opções. Se a página do sistema de inscrição ficar aberta por mais de dez minutos sem atividade, a sessão será encerrada automaticamente. Essa nova regra está valendo desde as 6h da manhã de hoje quando o sistema voltou a funcionar -- o Sisu fica disponível para inscrições das 6h às 23h59.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...