12 de agosto de 2009

Página 1 Cursinho

As Grandes Navegações


01. (VH) Ao contrário dos portugueses, que buscavam atingir as Índias contornando a costa africana, Colombo:


a) concentrou suas navegações na parte Norte da América, em busca de uma passagem ao Noroeste para o continente asiático;

b) dirigiu-se para o Oeste em busca da passagem Sudeste para o continente asiático;

c) planejou atingir o Leste, onde se encontravam as Índias, viajando no sentido Oeste;

d) navegou pelo Oceano Atlântico em direção ao Canal da Mancha e Mar do Norte, seguindo as instruções do Rei de Portugal;

e) concentrou suas navegações na parte Leste, em busca de uma passagem Noroeste para as Índias.


RESPOSTA: C


02. (VH)

"... Diziam os mareantes, que depois desse cabo não há nem gente nem povoado algum; a terra não é menos arenosa que os desertos da Líbia, onde não há água, nem árvores, nem erva verde; e o mar é tão baixo, que a uma légua da terra não há fundo mais que uma braça."

O texto faz referência à época:


a) das Grandes Navegações no início da Idade Média;

b) da Revolução Industrial na Idade Contemporânea;

c) do expansionismo marítimo lusitano;

d) das navegações fenícias;

e) do neocolonialismo.


RESPOSTA: C


03. (VH) A esquadra enviada por D. Manuel, rei de Portugal, às Índias, sob o comando de Pedro Álvares Cabral, tinha como objetivo:


a) estabelecer uma sólida relação comercial e política com os povos do Oriente;

b) procurar outro caminho que conduzisse ao Oriente sem utilizar o Mediterrâneo;

c) combater a pirataria nas Colônias portuguesas na costa oeste da África;

d) confirmar a existência de minas de metais preciosos no sul da Ásia;

e) verificar as possibilidades de exploração de mão-de-obra escrava.


RESPOSTA: A


04. (VH) Associe corretamente:


(A) Caboto I. Dinastia que iniciou as navegações francesas.

(B) Valois II. A serviço da Inglaterra, atingiu a região do Labrador.

(C) Francis Drake III. Fundador da Nova França.

(D) Walter Raleig IV. Realizou a segunda viagem de circunavegação.

(E) Jacques Cartier V. Criador da colônia da Virgínia.


a) A - I; B - III; C - IV; D - V; E - II

b) A - IV; B - II; C - III; D - V; E - I

c) A - II; B - I; C - IV; D - V; E - III

d) A - V; B - IV; C - II; D - III; E - I;

e) A - IV; B - V; C - II; D - I; E - III


RESPOSTA: C


05. (VH) Destaca-se como resultado das descobertas e da expansão luso-espanhola nos tempos modernos a:


a) diminuição do comércio entre Europa e Novo Mundo, com a hegemonia do mar Mediterrâneo;

b) formação de novos impérios na África e na Ásia, com a ampliação do comércio entre os dois continentes;

c) defesa das culturas nativas das Américas pelo Clero e pelo Estado;

d) abertura de uma nova era de navegação e comércio, não mais concentrada no Mediterrâneo e sim no Oceano Atlântico;

e) preservação da autonomia política das nações conquistadas, a exemplo do México e do Peru.


RESPOSTA: D


06. (VH) "O apoio financeiro da classe mercantil foi decisivo para o sucesso do movimento revolucionário, que faz surgir um novo Estado Nacional, mais forte e mais centralizado, e eminentemente mercantilista."

O movimento revolucionário mencionado no texto e referente à História de Portugal está ligado:


a) à Reconquista cristã do território português aos árabes;

b) à atuação de Afonso Henrique de Borgonha, fundador do Reino de Portugal;

c) à ascensão do Mestre de Avis ao trono português;

d) à dominação dos Felipes sobre Portugal;

e) à Restauração Portuguesa, que marca o fim da dominação espanhola.


RESPOSTA: C


07. Sobre as Navegações e os Descobrimentos, assinale a alternativa falsa:


a) Com os Descobrimentos, o eixo-econômico transferiu-se do Mediterrâneo para o Atlântico.

b) O Canadá foi explorado principalmente pelos franceses.

c) O que melhor explica o pioneirismo luso nas navegações é a posição geográfica de Portugal.

d) A Espanha retardou a sua participação na Expansão Marítima porque estava ainda em luta com os mouros e em processo de unificação política.

e) A primeira viagem de circunavegação foi realizada pelo português Fernão de Magalhães.


RESPOSTA: C


08. (VH) Entre as principais conseqüências da Expansão Marítima, encontramos, exceto:


a) o descobrimento de metais preciosos no Novo Mundo e a aceleração da acumulação capitalista;

b) a descoberta de novos mercados, fornecedores de matérias-primas e consumidores de produtos industrializados;

c) a mudança do eixo econômico europeu, do mar Mediterrâneo para os oceanos Atlântico e Índico;

d) a formação dos impérios coloniais, vinculados ao Sistema Colonial Tradicional e ao processo de europeização do mundo;

e) o renascimento da escravidão em bases capitalistas e o desenvolvimento do mercantilismo.


RESPOSTA: B


09. (VH) Com relação aos indígenas brasileiros, pode-se afirmar que:


a) os primitivos habitantes do Brasil viviam na etapa paleolítica do desenvolvimento humano;

b) os índios brasileiros não aceitaram trabalhar para os colonizadores portugueses na agricultura não

por preguiça, e sim porque não conheciam a agricultura;

c) os índios brasileiros falavam todos a mesma "língua geral" tupi-guarani;

d) os tupis do litoral não precisavam conhecer a agricultura porque tinham pesca abundante e muitos frutos do

mar de conchas, que formavam os "sambaquis";

e) os índios brasileiros, como um todo, não tinham homogeneidade nas suas variadas culturas e nações.


RESPOSTA: A


10. (VH) Os povos pré-colombianos, maias, astecas e incas, já apresentavam uma notável organização. O estágio de desenvolvimento em que se encontravam era:


a) a selvageria

b) a barbárie

c) a transição de selvagem para barbárie

d) a civilização

e) o Paleolítico


RESPOSTA: D



AMÉRICA COLONIAL


01. (VH) Pero Vaz de Caminha, em sua carta ao rei D. Manoel, ressaltava que a salvação dos índios era a mais imediata contribuição à terra. Algumas décadas depois, o ensino colonial desenvolvia-se fortemente influenciado pela cultura religiosa do colonizador. Sobre os primeiros educadores da fase colonial, é correto afirmar que eles:


a) Conseguiram dissociar a evangelização do processo colonizador luso-brasileiro.

b) Permaneceram alheios ou indiferentes aos abusos praticados pelos senhores de escravos.

c) Presos às idéias etnocêntricas européias, ignoraram as línguas indígenas.

d) Pretenderam espalhar a fé, tomando novos súditos tementes a Deus e obedientes ao rei.

e) Tinham por objetivo promover à Igreja Católica, mantendo intacta a cultura indígena.


Resposta: D

02. (VH) Os senhores poucos, os escravos muitos; os senhores rompendo galas, os escravos despidos e nus, os senhores banqueteando, os escravos perecendo à fome... Estas palavras, do padre Antônio Vieira, descrevem bem a situação da sociedade colonial à época do apogeu açucareiro. A respeito, considere as afirmativas:


I. Os senhores eram os donos dos engenhos e da riqueza neles gerada; logo, podiam comer bem e vestir-se

luxuosamente.

II. Os escravos eram uma propriedade dos senhores, como qualquer outro objeto de sua lavoura e de seu engenho, não

precisando de roupas e comendo apenas o mínimo necessário.

III. A Igreja Católica, inclusive os padres da Companhia de Jesus, admitiu em geral a escravidão africana, embora tenha

combatido com coragem e tenacidade a escravização do indígena.

IV. A minoria dos senhores de terras e escravos temia as ações dos jesuítas, tal como haviam feito os holandeses em

Pernambuco, em prol da libertação dos escravos dos engenhos e plantações.


Assinale:


a) Se somente as alternativas I e II estão corretas.

b) Se somente as alternativas II e III estão corretas.

c) Se somente as alternativas I, II e II estão corretas.

d) Se somente as alternativas II, III e IV estão corretas.

e) Se todas as alternativas estão corretas.


Resposta: E

03. (VH) As expedições chamadas de Entradas e Bandeiras tinham como objetivo a procura de riquezas minerais e/ou a caça ao índio, para escraviza-lo e vende-lo no litoral. O papel das Entradas e Bandeiras pode ser assim resumido:


a) Determinam a ocupação efetiva do interior do Brasil e deram ao nosso país sua atual configuração geográfica.

b) Contribuíram para a implantação de uma nova política colonizadora, aproximando índios e colonos.

c) Iniciaram aproveitamento verdadeiro das terras agrícolas do oeste mudando a situação econômica da Colônia.

d) Por razões políticas e econômicas, contribuíram para a mudança da capital do Vice-Reino, do Rio de Janeiro para a Bahia.

e) Respeitaram o Meridiano de Tordesilhas, evitando, assim, conflitos armados entre portugueses e espanhóis.


Resposta: A

04.(VH) O comércio das colônias espanholas, desde o início do século XVI, esteve subordinado a severas restrições, garantindo o monopólio e evitando o contrabando. Dentro desse quadro, foi adotando o sistema de porto único, que:


a) Garantia grande controle sobre as colônias, pois apenas o porto de Vera Cruz, no México, podia fazer transações comerciais com a Metrópole.

b) Conseguiu evitar o contrabando de metais preciosos, resguardando a riqueza colonial do ataque de piratas.

c) Permitiu grande desenvolvimento de Buenos Aires, responsável pelo escoamento da produção de prata da América do Sul.

d) Fez com que a Espanha mantivesse todo o território americano unido, constituindo uma imensa colônia.

e) Centralizou o comércio metropolitano em Sevilha, de onde partiam as frotas anuais para algumas regiões da América.


Resposta: E

05. (VH)À medida que a empresa açucareira se expandia no Brasil, fez-se opção pela mão-de-obra escrava de origem africana, em substituição ao trabalho indígena. Esta opção pode ser explicada, porque:


a) O uso de escravos africanos alimenta o tráfico negreiro, tornando-o um dos mais lucrativos setores do comércio colonial.

b) Os indígenas eram selvagens e lutavam contra a escravidão, enquanto os negros eram dóceis e submissos.

c) Os indígenas eram frágeis fisicamente e adoeciam com facilidade, já os negros tinham uma constituição física forte, propícia ao trabalho braçal.

d) Os negros dominavam as técnicas do cultivo da cana, enquanto os indígenas não conheciam a agricultura, portanto, seu trabalho não era produtivo.

e) Os africanos resistiram ao escravismo através dos quilombos e das revoltas, mas foram mantidos na agricultura, porque os índios desconheciam essa atividade.


Resposta: A

06. (VH) As leis portuguesas do século XVI são dúbias com relação aos indígenas, proíbem a escravização do indígena, mas ao mesmo tempo abrem essa possibilidade em caso de “guerra justa”. Para os portugueses “guerra justa” significava:


a) A utilização da força para que esses povos pudessem participar do reino dos céus.

b) Aquela no qual o indígena tomava a iniciativa de agressão contra o branco.

c) O aprisionamento devido à necessidade vital de mão-de-obra.

d) A ação missionária do jesuíta para ensinar os valores da sociedade branca.

e) O uso da violência na formação dos aldeamentos, evitando a ação dos jesuítas.


Resposta: B

07. (VH) Os donatários recebiam lotes em caráter hereditário, indivisíveis e inalienáveis no todo ou em parte. Vale dizer que o Estado concedia apenas a posse da terra, reservando para si a propriedade dela. As capitanias eram:


a) Porções territoriais na Colônia, cujo comércio era monopolizado pelo donatário, criando uma elite mercantil no Brasil.

b) Regiões doadas pelo rei a seus amigos, porém obrigados a produzir açúcar durante dez anos para garantirem a propriedade da terra.

c) Territórios coloniais controlados pela Metrópole através de funcionários especiais, os donatários.

d) Reflexo da incapacidade econômica da Coroa em promover diretamente a colonização, transferindo esse ônus à iniciativa privada.

e) Os elementos que permitiram a consolidação da aliança entre o rei e a burguesia, iniciada com a expansão marítima.


Resposta: D

08.(VH) A organização do engenho exigia a utilização de numerosos trabalhadores na produção açucareira, estimulando a escravidão, já adotada por Portugal nas Ilhas Atlânticas, e que representava:


a) a efetivação do sistema capitalista na periferia do sistema colonial, fundamental para a acumulação de riquezas.

b) um grande retrocesso para Portugal, que desde o Renascimento Humanista havia abolido a escravidão de seus territórios.

c) uma contradição, pois nos países europeus desenvolvia-se a mentalidade liberal, antiescravista.

d) um choque com a Igreja Católica, contrária qualquer forma de escravidão, por considerar que todos são filhos de Deus.

e) a retomada do escravismo antigo, tal como no Império Romano, em que o escravo era utilizado em atividades variadas.


Resposta: A

09.(VH) Na época da moagem de cana, os escravos trabalhavam dia e noite nos engenhos, em turnos, proporcionando grandes lucros aos proprietários. Para os escravos esse ritmo de trabalho era massacrante e em geral sobreviviam cerca oito anos nesse regime. A partir do texto e de seus conhecimentos é correto:


a) Durante a fase colonial, houve fugas de escravos dos engenhos e a formação, no sertão brasileiro, de mocambos que se transformaram em quilombos.

b) Tal situação determinou a ação dos latifundiários, no sentido de organizar expedições para o aprimoramento de

indígenas.

c) O barateamento do preço de escravos, uma vez que a compra por parte dos latifundiários tendeu a aumentar.

d) Essa situação somente ocorreu no período de ocupação holandesa, pois a necessidade de manter os lucros e os gastos militares sobrecarregava os escravos.

e) Implementou-se no Brasil Colônia um sistema produtivo semelhante ao existente nas indústrias européias, onde o operário é superexplorado.


Resposta: A


COLONIZAÇÃO PORTUGUESA NO BRASIL


01. (VH) No Brasil colonial, a escravidão caracterizou-se essencialmente:


a) por sua vinculação exclusiva ao sistema agrário exportador;

b) pelo incentivo da Igreja e da Coroa à escravidão de índios e negros;

c) por estar amplamente distribuída entre a população livre, constituindo a base econômica da sociedade;

d) por destinar os trabalhos mais penosos aos negros e mais leves aos índios;

e) por impedir a emigração em massa de trabalhadores livres para o Brasil.


RESPOSTA: C


02 (VH) No século XVII, contribuíram para a penetração do interior brasileiro:


a) o desenvolvimento da cultura da cana-de-açúcar e a cultura de algodão;

b) o apresamento de indígenas e a procura de riquezas minerais;

c) a necessidade de defesa e o controle aos franceses;

d) o fim do domínio espanhol e a restauração da monarquia portuguesa;

e) a Guerra dos Emboabas e a transferência da capital da colônia para o Rio de Janeiro.


RESPOSTA: B


03.(VH)Bandeiras eram:


a) expedições de portugueses que atraíam as tribos indígenas para serem catequizadas pelos jesuítas;

b) expedições organizadas pela Coroa com o objetivo de conquistar as áreas litorâneas e ribeirinhas do país;

c) expedições particulares que aprisionavam índios e buscavam metais e pedras preciosas;

d) movimentos catequistas liderados pelos jesuítas e que pretendiam formar uma nação indígena cristã;

e) expedições financiadas pela Coroa cujo objetivo era exclusivamente descobrir metais e pedras preciosas.


RESPOSTA: C


04(VH) Após a restauração Portuguesa, ocorrida em 1640:


a) as relações entre Portugal e o Brasil tornaram-se mais liberais;

b) a autonomia administrativa do Brasil foi ampliada;

c) o Pacto Colonial luso enrijeceu-se;

d) os capitães-donatários forma substituídos pelos vice-reis;

e) a justiça colonial passou a ser exercida pelos "homens novos".


RESPOSTA: C


06(VH) O organograma abaixo foi instituído:


A ADMINISTRAÇÃO COLONIAL APÓS A RESTAURAÇÃO



a) no século XVI, logo após a expedição colonizadora de Martin Afonso de Sousa;

b) depois de 1640, quando Portugal se separou da Espanha;

c) durante a União Ibérica;

d) por D. João V, na época da mineração;

e) pela Dinastia de Avis.


RESPOSTA: B


06(VH). Não é uma característica da política colonial portuguesa, depois da Restauração:


a) a criação do Conselho Ultramarino, em 1641;

b) a limitação dos poderes das Câmaras Municipais;

c) o fiscalismo e a excessiva centralização;

d) a extinção dos monopólios sobre o comércio colonial;

e) a criação das companhias privilegiadas de comércio.


RESPOSTA: D


07(VH) Foram conseqüências da mineração, exceto:


a) o surgimento de um mercado interno;

b) a urbanização;

c) a melhoria do nível cultural;

d) a decadência da atividade açucareira;

e) a maior fiscalização da Coroa sobre a Colônia.


RESPOSTA: D


098VH) A atual configuração do território brasileiro foi definida em suas linhas gerais, na época do marquês de Pombal,

pelo Tratado de:


a) Lisboa

b) Madri

c) Utrecht

d) Tordesilhas

e) Badajós


RESPOSTA: B


09(VH). Entre as medidas pombalinas para o Brasil destacamos, exceto:


a) a expulsão dos jesuítas;

b) a transferência da capital da colônia para o Rio de Janeiro;

c) a extinção do Estado do Maranhão;

d) o estabelecimento da Inquisição na Bahia;

e) a criação do Diretório dos Índios.


RESPOSTA: D


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