Páginas

8 de outubro de 2025

PROFIAP: Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional

 


O Comitê Gestor do Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP) anuncia a abertura do Exame Nacional de Acesso (ENA) para a Turma 2026.1.  

Serão ofertadas 600 vagas em diversas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) associadas por todo o país, representando uma excelente oportunidade para profissionais que buscam aprimorar a gestão no setor público. 

As inscrições estarão abertas de 20 de outubro de 2025 a 10 de dezembro de 2025, e a seleção será realizada exclusivamente pela pontuação obtida no Teste ANPAD. 

O PROFIAP é um programa de pós-graduação stricto sensu, reconhecido pela CAPES, focado em capacitar profissionais para o exercício da prática administrativa em organizações públicas. O objetivo principal é fornecer instrumentos, modelos e metodologias capazes de aumentar a produtividade e a efetividade da gestão pública em nível nacional, conferindo ao egresso o título de Mestre em Administração Pública. 

Por ser um curso em rede nacional, o PROFIAP é oferecido simultaneamente em diversas Instituições Associadas, permitindo que os alunos cursem o mestrado em seu estado ou região, de acordo com a oferta local. As aulas para a Turma 2026.1 estão previstas para iniciar em fevereiro de 2026. 

O total de 600 vagas é dividido em três categorias principais, visando atender diferentes perfis de candidatos: 

  • Servidor de Instituição Associada: Destinada a servidores efetivos ativos das carreiras de Magistério Federal e Técnico-Administrativos em Educação vinculados à Instituição Associada ofertante da vaga. 
  • Servidor de Instituição Federal de Ensino não Associada: Para servidores efetivos ativos de IFES e da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica que não integram a Rede PROFIAP. 
  • Ampla Concorrência: Para os demais profissionais interessados na área de Administração Pública. 

Além disso, o Edital reserva até 20% do total das vagas para ações afirmativas, contemplando candidatos pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. 

O processo seletivo (ENA Turma 2026.1) é baseado exclusivamente no desempenho dos candidatos no Teste ANPAD (Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Administração). 

Para se qualificar, o candidato deve ter realizado o Teste ANPAD em uma das edições aceitas (novembro de 2023; janeiro, fevereiro, abril, junho, agosto, setembro e novembro de 2024; ou fevereiro, abril, junho, setembro e novembro de 2025) e ter obtido uma pontuação global mínima de 250 pontos. 

Para informações completas sobre as instituições participantes, distribuição de vagas, e o cronograma detalhado, consulte o edital na íntegra.

Fonte: Ascom

 * As informações de nosso Blog são de propriedade das instituições responsáveis pelos editais publicados. Nosso trabalho atua para ampliar a publicidade dos editais, democratizando o acesso à informação e compartilhando oportunidades.  


Para novas oportunidades, acesse nosso grupo gratuitamente: 


Acesse o edital


Confira outros editais disponíveis: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário