5 de dezembro de 2012

Aluno da EJA de Picuí é destaque nacional


O aluno Edinaldo Araújo, da Escola Municipal Ana Maria Gomes, recebeu na manhã do último dia 05 o troféu e certificado de vencedor do XII Prêmio Nacional do DENATRAN – Departamento Nacional de Trânsito na cidade de Brasília. A premiação foi entregue diretamente pelo ministro das cidades, o paraibano Aguinaldo Ribeiro. Durante a cerimônia, realizada no Hotel Nacional, o ministro parabenizou a escola, os professores e, em especial, o aluno Edinaldo Araújo. Ainda fez referência a Picuí como a “ terra da melhor carne de sol do Brasil”.  Além de Picuí a Paraíba esteve representada por dois trabalhos da cidade de João Pessoa.
Edinaldo Araújo é aluno da Educação de Jovens e Adultos e retomou aos estudos este ano, depois de 28 anos fora da escola, pois precisava trabalhar.  Com o trabalho premiado, Edinaldo, além de receber a premiação, pode realizar, segundo o mesmo, seu maior sonho: “ viajar de avião”.  Após a cerimônia de premiação Edinaldo, acompanhado pelo professor Robson Rubenilson, participou de um city tur pela capital federal conhecendo as principais construções do arquiteto Oscar Niemeyer.
Edinaldo teve o trabalho foi inscrito na categoria EJA, que precisavam trabalhar o tema Trânsito e Bebida através de uma paródia.  Durante as oficinas os alunos receberam a orientação dos professores Robson Rubenilson, Vera Braz, Fátima Cândido e Luciano Medeiros e contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e da Igreja Evangélica o Brasil para Cristo. 

3 de dezembro de 2012

Projeto História - Momento cultural IDES

Planejamento Momento cultural - 8º ano IDES

Tema: Milenarismo e as profecias para o fim do mundo

Grupos:

01- Allana - O apocalipse que não veio
02- Ana Laura - As profecias de Nostradamus
03- Filipe - O médico da realeza
04 - Hugo - As centúrias: uma crônica do Séc. XVI
05 - Raissa - O Fenômeno 2012

1º passo: organizar-se no grupo. Verificar o conteúdo e dividir as funções.
2º passo: elaborar o trabalho
3º passo: montar os stands
4º passo: apresentação
5º passo: desmontar os stands
6º passo: avaliação


Inicialmente é preciso alguém para recepcionar os visitantes: Se apresenta como parte da equipe de história que tem como tema: Milenarismo e as profecias para o fim do mundo. Questiona se o visitante já ouviu falar no final do mundo, sobre os Maias e Nostradamus. Em seguida informa que estes são o tema da pesquisa.

Um segundo aluno, convida os visitantes( até 15 por vez) a assistir um pequeno documentário sobre a profecia do final do mundo. Apresenta o vídeo ( apocalytpo), veja aqui e em seguida explica quem eram os Maias: Onde se localizava - América central, aqui, e caracterizava a civilização através do stand 5 que apresentava como surgiu a ideia do fim do mundo em 21 de Dezembro de 2012. Explica o calendário Maia e destaca o porquê de tanto medo.


Após a visita ao stand 5 os alunos iriam ao stand 1, no qual apresentaria que a ideia do fim do mundo não é de hoje, desde o ano 1.000 que já tinham medo. Pode falar sobre o medo do juízo final, as 7 trombetas anunciando, o terror do ano 1.000 e as catástrofes naturais. Levanta dúvidas sobre o medo, sabiam em que época estavam? Sabiam com certeza do ano nascimento de cristo? Podem ver citação da página 30 sobre o apocalipse. Será que não era devido a crise feudal?

Stande 2 fala  sobre as profecias de Nostradamus, apresenta 3 como principais: Hitler, Napoleão e Franco. Coloca a profecias escrita em cartaz e comento como teria sido realizado.

Stand 3 fala sobre a vida de Nostradamus

Stand 4 Comenta sobre alguns fatos que aconteceram na Europa no Séc. XVI

Por fim convida os visitantes para assistir outro trecho, agora sobre o filme 2012, veja aqui e destaca a polêmica com a igreja que não gostou da cena que representa a destruição do Cristo. Podem pesquisar sobre isso.


Alguém pode convidar os alunos para responder o quiz, por ordem. Primeiro pergunta que quer responder, ainda sem saber a pergunta. Quem se candidatar faz a pergunta com base no que foi explicado, que acertar ganha um pirulito...

Ao final alguém revela a ideia do fim do  mundo como uma renovação espiritual e entrega uma mensagem positiva

25 de novembro de 2012

Conteúdo Simulado história - 4º BIM 2012

O blog vejahistória divulga o conteúdo programático para o simulado do 4º bimestre de História para o IDES e CCDES, confira:


8º ano: Imperialismo e Segundo Império: D. Pedro II

1ª Série EM: Renascimento

2ª Série EM: Guerra Fria

3ª Série EM: Revolução Industrial e Iluminismo


Bons estudos....

Robson Rubenilson.

14 de novembro de 2012

Alunos da EMEF Ana Maria Gomes discutem sobre o patrimônio público




Motivados por uma matéria divulgada no portal Click Picuí, que denunciava ações de vandalismo no memorial estátua Felipe Tiago Gomes, os alunos do 9º ano E da Escola Municipal Ana Maria Gomes, orientados pelo professor Robson Rubenilson, iniciaram um trabalho de análise, discussão e conscientização sobre o papel do cidadão na preservação do patrimônio público da cidade de Picuí.
A proposta inicial era a realização de leituras, debates e visitas alguns dos patrimônios públicos da cidade de Picuí que estão sendo alvo de vândalos.  Durante as aulas, os alunos manifestaram sua indignação e decidiram ampliar o trabalho com uma pesquisa e a elaboração de um projeto de lei a ser apresentado a prefeitura municipal e a câmara dos vereadores com propostas dos alunos.
Como respeito a contribuição do Professor Felipe Tiago Gomes  para o desenvolvimento da educação em Picuí e no Brasil, os alunos decidiram solicitar a prefeitura da cidade nova recuperação da área, agora com o compromisso de realizar um campanha de sensibilização com os alunos da Escola Municipal Ana Maria Gomes.

3 de novembro de 2012

Escola Professor Lordão recebe Prêmio a próxima segunda


Faltam poucos dias para que  a Escola Estadual Professor Lordão receba o Prêmio Gestão Escolar 2012. Das 9.693 escolas inscritas na 13°edição do Prêmio Gestão Escolar,  a Escola Estadual Professor Lordão foi selecionada como referência no Estado da Paraíba pela excelência na prática de gestão, que pode servir de exemplo e inspiração.

A cerimônia de premiação será realizada em São Paulo, no auditório do Ibirapuera, às 15h, conduzida pelos jornalistas Sandra Annenberg e Alexandre Henderson e contará com a presença dos secretários estaduais de Educação e demais autoridades da área educacional.

O Prêmio será entregue a 25 escolas públicas que se destacaram ao longo de 2011 com experiências inovadoras em educação. A cerimônia será divulgada durante a exibição do Jornal Futura, que começa às 17h, (horário de Brasília) no Canal Futura. 

Os participantes foram avaliados em cinco dimensões de gestão: pedagógica, resultados educacionais, participativa, de pessoas e de serviços e recursos. Escolas mais ativas, que tenham uma gestão participativa e preocupada com o monitoramento e avaliação do seu corpo docente.

Desde o início de outubro que o gestor da Escola professor Lordão, Robson Rubenilson , participa na companhia de outros 24 gestores do Brasil, mais os gestores da Argentina, Portugal e Tailhândia de um seminário em gestão e liderança educacional nos EUA. Durante o seminário, os gestores tiveram a oportunidade de vivenciar o cotidiano das escolas americanas, através de um intercâmbio.

O encerramento do seminário aconteceu na última sexta( 02/11), quando os gestores partiram para São Paulo, onde serão homenageados com a entrega da premiação.  Durante a cerimônia a Paraíba será representada pela Secretária de Educação, Márcia Lucena; a coordenadora do PGE no Estado, Ana Maria; a gerente regional de educação, Maria das Graças Almeida – Gracinha de Cuité e pelo gestor escolar Robson Rubenilson.

Realizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) em parceria com a Embaixada dos Estados Unidos; Fundação Roberto Marinho; Instituto Unibanco; Fundação SM, Fundação Itaú Social; Instituto Gerdau; Fundação Victor Civita; União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime); Ministério da Educação (MEC); Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco); Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e Instituto Natura, o prêmio visa melhorar o sistema educacional, por meio de um processo formativo focado no ensino de qualidade com a participação da comunidade escolar.

30 de outubro de 2012

Aluna da EMEF Severino Ramos da Nóbrega tem texto selecionado para etapa Regional da 3ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.


Inicialmente o município de Picuí – PB, através da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto fez a adesão a 3ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro - OLP, indicando o Coordenador Pedagógico Marcos Antonio de Farias Dantas como o representante responsável pelo acompanhamento das atividades relativas à Olimpíada. Após este primeiro passo, foi a vez das escolas fazerem a sua adesão, participando as escolas municipais: Felipe Tiago Gomes, Tancredo de Almeida Neves, Severino Ramos da Nóbrega, Ana Maria Gomes, Tertuliano Pereira de Araújo, Macário Zulmiro da Silva e João Belo Alves  e as escolas estaduais: Felipe Tiago Gomes e Professor Lordão.
Posterior a adesão de cada escola, os professores passaram a realizar as oficinas, conforme orienta os cadernos da OLP.  Durante os meses de julho e agosto a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto ofertou aos professores do Ensino Fundamental e Médio, das redes municipal e estadual a formação continuada: Caminhos para o Ensino da Escrita, voltada para os professores inscritos na OLP, tendo como formador o Coordenador Marcos.  A formação buscou a reflexão sobre as práticas educativas, com objetivo de aprimorar o processo de escrita dos alunos. Desse modo, pretendeu contribuir para uma prática pedagógica de melhor qualidade.
No decorrer da formação, os professores do 5º ano do Ensino Fundamental e de Língua Portuguesa (6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio) realizaram as oficinas, com base no Caderno do Professor – Orientação para produção de textos, que apresenta uma sequência didática, organizada em oficinas, para o ensino da escrita dos gêneros textuais. As atividades propostas foram realizadas em sala de aula e estão voltadas para o desenvolvimento da competência comunicativa, envolvendo leitura e análise de textos já publicados, linguagem oral, conceitos gramaticais, pesquisas, produção e aprimoramento de texto dos alunos.
A aluna Jéssica Lopes da Silva, sob a orientação da professora de Língua Portuguesa, Renata Santos Silva, produziu uma crônica sobre o tema da OLP “O lugar onde vivo”. Seu texto já passou por três etapas: Comissão Julgadora Escolar, Comissão Julgadora Municipal e Comissão Julgadora Estadual. Nesta terceira etapa, ela concorreu com mais de 300 textos de todo o estado da Paraíba, ficando entre os 04 melhores (semifinalistas) enviados para quarta etapa, denominada etapa Regional, onde estarão os alunos autores dos 500 textos semifinalistas e respectivos professores.
Os encontros da etapa regional têm por objetivo ampliar as habilidades de leitura e escrita e o universo cultural dos alunos, além de desenvolver, com os professores, atividades destinadas a contribuir para a melhoria da qualidade do trabalho do­cente. Serão realizados 4 encontros — um para cada categoria — sob a coordenação técnica do Cenpec reunindo professores e respectivos alunos semifinalistas.
Nos encontros da etapa regional os alunos semifinalistas analisarão seus textos com o apoio da equipe técnica responsável pela Olimpíada e de seus professores. Durante os encontros os alunos semifinalistas produzirão, com o apoio da equipe téc­nica responsável pela Olimpíada e de seus professores, outros textos que serão usados para subsidiar a análise e seleção dos semifinalistas.
Os alunos semifinalistas e respectivos professores de todo o Brasil se reunirão em uma capital brasileira, de acordo com a categoria, conforme quadro abaixo:
Categoria
Local do Encontro
Poema
Fortaleza
Memórias
Belo Horizonte
Crônica
Curitiba
Artigo de Opinião
São Paulo

Agora é só torcer para que nossa aluna e professora, durante a estadia em Curitiba, possam expor suas habilidades na produção de textos, leitura, oralidade e reflexão sobre a língua e a linguagem. Tendo, por conseguinte, a seleção para a última etapa (Nacional) e a premiação de vencedoras. Parabéns!
Marcos Antonio de Farias Dantas
Representante Municipal da Olimpíada de Língua Portuguesa.
O QUE É A OLIMPÍADA?

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social (FIS), com a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). A união de esforços do poder público, da iniciativa privada e da sociedade civil visa um objetivo comum: proporcionar ensino de qualidade para todos. A OLP desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.

25 de outubro de 2012

Picuiense ministra aula na Universidade da Cidade de Nova York




Nesta quinta (25) o gestor da Escola Estadual Professor Lordão e professor de história, Robson Rubenilson, teve a oportunidade de ministrar uma aula sobre educação multicultural no Brasil, para alunos de pós graduação da Universidade da Cidade de Nova York (CUNY),  a maior Universidade urbana dos EUA.
A aula fazia parte do curso de pós graduação do curso de educação multicultural da CUNY. Robson foi convidado pelo professor de seu anfitrião, que faz parte do seminário internacional em gestão escolar que participa desde 10 de novembro nos EUA.  O curso tem como objetivo orientar professores americanos no tratamento com as diferenças culturais em sala de aula, visto que Nova York é uma cidade que recebe pessoas das mais diferentes nacionalidades/culturas: Latinos, Africanos, Árabes,  Europeus,  asiáticos, etc.
A aula discutiu sobre a formação do povo brasileiro, as diferenças culturais e regionais no Brasil, Religiosidade, GLBT, indígenas, quilombolas, racismo, relativismo e imigração. Em seguida foi realizada uma explanação sobre o sistema de ensino no Brasil, com destaque para a legislação que obriga a inclusão dos temas africanos e indígenas no currículo brasileiro e uma rodada de perguntas. Como destaque a surpresa quando os professores ficaram sabendo que os alunos das instituições públicas não pagam mensalidades, visto que nos EUA apesar de ser publica se cobra uma mensalidade pela formação.
Foi uma oportunidade de compartilhar diferentes experiências e divulgar o trabalho dos professores  realizado na cidade e Estado, com a possibilidade de parceria para alunos brasileiros interessados em fazer  sua graduação ou pós graduação.