3 de novembro de 2012

Escola Professor Lordão recebe Prêmio a próxima segunda


Faltam poucos dias para que  a Escola Estadual Professor Lordão receba o Prêmio Gestão Escolar 2012. Das 9.693 escolas inscritas na 13°edição do Prêmio Gestão Escolar,  a Escola Estadual Professor Lordão foi selecionada como referência no Estado da Paraíba pela excelência na prática de gestão, que pode servir de exemplo e inspiração.

A cerimônia de premiação será realizada em São Paulo, no auditório do Ibirapuera, às 15h, conduzida pelos jornalistas Sandra Annenberg e Alexandre Henderson e contará com a presença dos secretários estaduais de Educação e demais autoridades da área educacional.

O Prêmio será entregue a 25 escolas públicas que se destacaram ao longo de 2011 com experiências inovadoras em educação. A cerimônia será divulgada durante a exibição do Jornal Futura, que começa às 17h, (horário de Brasília) no Canal Futura. 

Os participantes foram avaliados em cinco dimensões de gestão: pedagógica, resultados educacionais, participativa, de pessoas e de serviços e recursos. Escolas mais ativas, que tenham uma gestão participativa e preocupada com o monitoramento e avaliação do seu corpo docente.

Desde o início de outubro que o gestor da Escola professor Lordão, Robson Rubenilson , participa na companhia de outros 24 gestores do Brasil, mais os gestores da Argentina, Portugal e Tailhândia de um seminário em gestão e liderança educacional nos EUA. Durante o seminário, os gestores tiveram a oportunidade de vivenciar o cotidiano das escolas americanas, através de um intercâmbio.

O encerramento do seminário aconteceu na última sexta( 02/11), quando os gestores partiram para São Paulo, onde serão homenageados com a entrega da premiação.  Durante a cerimônia a Paraíba será representada pela Secretária de Educação, Márcia Lucena; a coordenadora do PGE no Estado, Ana Maria; a gerente regional de educação, Maria das Graças Almeida – Gracinha de Cuité e pelo gestor escolar Robson Rubenilson.

Realizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) em parceria com a Embaixada dos Estados Unidos; Fundação Roberto Marinho; Instituto Unibanco; Fundação SM, Fundação Itaú Social; Instituto Gerdau; Fundação Victor Civita; União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime); Ministério da Educação (MEC); Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco); Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e Instituto Natura, o prêmio visa melhorar o sistema educacional, por meio de um processo formativo focado no ensino de qualidade com a participação da comunidade escolar.

30 de outubro de 2012

Aluna da EMEF Severino Ramos da Nóbrega tem texto selecionado para etapa Regional da 3ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.


Inicialmente o município de Picuí – PB, através da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto fez a adesão a 3ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro - OLP, indicando o Coordenador Pedagógico Marcos Antonio de Farias Dantas como o representante responsável pelo acompanhamento das atividades relativas à Olimpíada. Após este primeiro passo, foi a vez das escolas fazerem a sua adesão, participando as escolas municipais: Felipe Tiago Gomes, Tancredo de Almeida Neves, Severino Ramos da Nóbrega, Ana Maria Gomes, Tertuliano Pereira de Araújo, Macário Zulmiro da Silva e João Belo Alves  e as escolas estaduais: Felipe Tiago Gomes e Professor Lordão.
Posterior a adesão de cada escola, os professores passaram a realizar as oficinas, conforme orienta os cadernos da OLP.  Durante os meses de julho e agosto a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto ofertou aos professores do Ensino Fundamental e Médio, das redes municipal e estadual a formação continuada: Caminhos para o Ensino da Escrita, voltada para os professores inscritos na OLP, tendo como formador o Coordenador Marcos.  A formação buscou a reflexão sobre as práticas educativas, com objetivo de aprimorar o processo de escrita dos alunos. Desse modo, pretendeu contribuir para uma prática pedagógica de melhor qualidade.
No decorrer da formação, os professores do 5º ano do Ensino Fundamental e de Língua Portuguesa (6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio) realizaram as oficinas, com base no Caderno do Professor – Orientação para produção de textos, que apresenta uma sequência didática, organizada em oficinas, para o ensino da escrita dos gêneros textuais. As atividades propostas foram realizadas em sala de aula e estão voltadas para o desenvolvimento da competência comunicativa, envolvendo leitura e análise de textos já publicados, linguagem oral, conceitos gramaticais, pesquisas, produção e aprimoramento de texto dos alunos.
A aluna Jéssica Lopes da Silva, sob a orientação da professora de Língua Portuguesa, Renata Santos Silva, produziu uma crônica sobre o tema da OLP “O lugar onde vivo”. Seu texto já passou por três etapas: Comissão Julgadora Escolar, Comissão Julgadora Municipal e Comissão Julgadora Estadual. Nesta terceira etapa, ela concorreu com mais de 300 textos de todo o estado da Paraíba, ficando entre os 04 melhores (semifinalistas) enviados para quarta etapa, denominada etapa Regional, onde estarão os alunos autores dos 500 textos semifinalistas e respectivos professores.
Os encontros da etapa regional têm por objetivo ampliar as habilidades de leitura e escrita e o universo cultural dos alunos, além de desenvolver, com os professores, atividades destinadas a contribuir para a melhoria da qualidade do trabalho do­cente. Serão realizados 4 encontros — um para cada categoria — sob a coordenação técnica do Cenpec reunindo professores e respectivos alunos semifinalistas.
Nos encontros da etapa regional os alunos semifinalistas analisarão seus textos com o apoio da equipe técnica responsável pela Olimpíada e de seus professores. Durante os encontros os alunos semifinalistas produzirão, com o apoio da equipe téc­nica responsável pela Olimpíada e de seus professores, outros textos que serão usados para subsidiar a análise e seleção dos semifinalistas.
Os alunos semifinalistas e respectivos professores de todo o Brasil se reunirão em uma capital brasileira, de acordo com a categoria, conforme quadro abaixo:
Categoria
Local do Encontro
Poema
Fortaleza
Memórias
Belo Horizonte
Crônica
Curitiba
Artigo de Opinião
São Paulo

Agora é só torcer para que nossa aluna e professora, durante a estadia em Curitiba, possam expor suas habilidades na produção de textos, leitura, oralidade e reflexão sobre a língua e a linguagem. Tendo, por conseguinte, a seleção para a última etapa (Nacional) e a premiação de vencedoras. Parabéns!
Marcos Antonio de Farias Dantas
Representante Municipal da Olimpíada de Língua Portuguesa.
O QUE É A OLIMPÍADA?

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social (FIS), com a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). A união de esforços do poder público, da iniciativa privada e da sociedade civil visa um objetivo comum: proporcionar ensino de qualidade para todos. A OLP desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.

25 de outubro de 2012

Picuiense ministra aula na Universidade da Cidade de Nova York




Nesta quinta (25) o gestor da Escola Estadual Professor Lordão e professor de história, Robson Rubenilson, teve a oportunidade de ministrar uma aula sobre educação multicultural no Brasil, para alunos de pós graduação da Universidade da Cidade de Nova York (CUNY),  a maior Universidade urbana dos EUA.
A aula fazia parte do curso de pós graduação do curso de educação multicultural da CUNY. Robson foi convidado pelo professor de seu anfitrião, que faz parte do seminário internacional em gestão escolar que participa desde 10 de novembro nos EUA.  O curso tem como objetivo orientar professores americanos no tratamento com as diferenças culturais em sala de aula, visto que Nova York é uma cidade que recebe pessoas das mais diferentes nacionalidades/culturas: Latinos, Africanos, Árabes,  Europeus,  asiáticos, etc.
A aula discutiu sobre a formação do povo brasileiro, as diferenças culturais e regionais no Brasil, Religiosidade, GLBT, indígenas, quilombolas, racismo, relativismo e imigração. Em seguida foi realizada uma explanação sobre o sistema de ensino no Brasil, com destaque para a legislação que obriga a inclusão dos temas africanos e indígenas no currículo brasileiro e uma rodada de perguntas. Como destaque a surpresa quando os professores ficaram sabendo que os alunos das instituições públicas não pagam mensalidades, visto que nos EUA apesar de ser publica se cobra uma mensalidade pela formação.
Foi uma oportunidade de compartilhar diferentes experiências e divulgar o trabalho dos professores  realizado na cidade e Estado, com a possibilidade de parceria para alunos brasileiros interessados em fazer  sua graduação ou pós graduação.



24 de agosto de 2012

Alunos da EMEF Ana Maria Gomes tem trabalhos classificados em Prêmio Nacional

Os alunos Edinaldo Araújo e Damiana Sousa da Escola Municipal Ana Maria Gomes tiveram seus trabalhos classificados na 2ª fase do XII Prêmio DENATRAN de Educação no Trânsito. O Prêmio é realizado anualmente e tem como principal objetivo incentivar a produção de trabalhos voltados ao tema trânsito.

Edinaldo Araújo e Damiana Sousa são alunos da Educação de Jovens e Adultos e retomaram seus estudos este ano e já se destacam pela desenvoltura em sala de aula. Seus trabalhos foram inscritos na categoria EJA, que precisavam trabalhar o tema Trânsito e Bebida através de uma paródia.
Durante as oficinas os alunos receberam a orientação dos professores Robson Rubenilson, Vera Braz, Fátima Cândido e Luciano Medeiros e contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e da Igreja Evangélica o Brasil para Cristo.

6 de agosto de 2012

Comissão do Prêmio Gestão Escolar realiza visita de avaliação no Lordão.



     A Comissão responsável pela avaliação do Prêmio Gestão Escolar na Paraíba esteve presente a Escola Estadual Professor Lordão para analisar in loco as informações relatadas do dossiê da Escola. A Escola foi uma das finalistas na categoria Estadual e a avaliação faz parte dos procedimentos que indicarão a escola que representará a Paraíba na categoria nacional.

Durante a visita, a equipe do Gestão Escolar visitou as dependências da escola, conversou com professores, funcionários e com a equipe gestora para verificar de fato se todas as informações eram procedentes. Por ocasião da visita,  a escola realizava uma formação com os professores, cumprindo uma das ações do plano de melhorias, principal instrumento do Prêmio Gestão, que visa melhorar as práticas pedagógicas através de uma gestão inovadora.
     Toda a comunidade escolar vive a expectativa da divulgação do resultado, visto que além da Escola Estadual Professor Lordão, outras escolas estaduais estão classificadas como referência nesta etapa final.
     O Prêmio Gestão Escolar esta dividido por etapas: a Etapa regional, na qual a comissão regional do Prêmio classifica uma escola por gerência, que vai a etapa Estadual, na qual a comissão seleciona as melhores e a seguir a comissão de avaliação segue para as escola verificar se as informações realmente procedem. Da avaliação final da comissão sai a escola que será destaque nacional da Paraíba junto ao Prêmio.  Portanto, a Escola Estadual Professor Lordão não ganhou o Prêmio Gestão Escolar 2012, mas é uma das finalistas na categoria estadual.



16 de julho de 2012


Aluna do CCDES/Picuí participa da III Expedição do Semiárido

A aluna Daniella Isla do Colégio e Curso Divino Espírito Santo - CCDES, filha de Osimar e Jeanne Dantas, e o professor Robson Rubenilson foram selecionados pelo Museu Interativo do Semiário – MISA/UFCG no III Prêmio de Redação sobre o Semiárido. Como premiação a aluna e seu professor participam da III Expedição do Semiárido pelos Estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Ceará.
Durante um mês, os alunos do CCDES, Escola Professor Lordão e do IFPB estiveram participando de um mini curso sobre o semiárido, fruto da parceria entre as instituições e dedicação dos professores. Daniella é resultado do trabalho de todos os profissionais da educação de Picuí envolvidos no projeto.
A Expedição começou ontem (16), com saída da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), em Campina Grande.  A UFCG foi o ponto de partida para mais uma aventura, uma viagem de muito conhecimento, novas amizades, novos caminhos que nos levarão ao “desconhecido” Semiárido.
Desconhecido, porque muita gente ainda desconhece as belezas do  Semiárido. Acha que é um lugar de pobreza, fome e miséria.
               A viagem tem como objetivo levar alunos e professores do ensino médio e universitários para conhecerem o verdadeiro Semiárido, as belas paisagens, atrações turísticas, projetos de autosustentabilidade em pleno Cariri. A expedição termina no próximo sábado com a visita a cidade de juazeiro do Norte, Ceará.

Aluna do CCDES/Picuí participa da III Expedição do Semiárido

A aluna Daniella Isla do Colégio e Curso Divino Espírito Santo - CCDES, filha de Osimar e Jeanne Dantas, e o professor Robson Rubenilson foram selecionados pelo Museu Interativo do Semiário – MISA/UFCG no III Prêmio de Redação sobre o Semiárido. Como premiação a aluna e seu professor participam da III Expedição do Semiárido pelos Estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Ceará.
Durante um mês, os alunos do CCDES, Escola Professor Lordão e do IFPB estiveram participando de um mini curso sobre o semiárido, fruto da parceria entre as instituições e dedicação dos professores. Daniella é resultado do trabalho de todos os profissionais da educação de Picuí envolvidos no projeto.
A Expedição começou ontem (16), com saída da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), em Campina Grande.  A UFCG foi o ponto de partida para mais uma aventura, uma viagem de muito conhecimento, novas amizades, novos caminhos que nos levarão ao “desconhecido” Semiárido.
Desconhecido, porque muita gente ainda desconhece as belezas do  Semiárido. Acha que é um lugar de pobreza, fome e miséria.
               A viagem tem como objetivo levar alunos e professores do ensino médio e universitários para conhecerem o verdadeiro Semiárido, as belas paisagens, atrações turísticas, projetos de autosustentabilidade em pleno Cariri. A expedição termina no próximo sábado com a visita a cidade de juazeiro do Norte, Ceará.