21 de setembro de 2009

O que vai cair de história no Enem 2009

Confira dicas para história no Enem 2009. veja os temas mais prováveis

A prova de história no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009 deverá ter uma característica: a exigência de paciência do candidato. Isso porque a prova promete trazer enunciados longos, cobrando capacidade de leitura e de interpretação.

Desafio de história: Bolão
Após a leitura desta postagem escolha 4 ,entre os 10 sugeridos, que você acredite que possa ser cobrado no Enem 2009. Envie como comentário e indique outro que você julgue que esteja faltando. Os comentários com as respostas são aceitos até o dia 02/10/09.

Veja as orientações:

História

A aposta principal no Enem são grandes temas, como direitos humanos, escravidão e liberdade, igualdade e desigualdade. Dentro desses assuntos, será possível abordar conteúdos da história e suas relações com o presente. Daí a necessidade de estar bem informado.
O Enem poderá fazer questões que comparem a situação do passado com o presente. Uma possível questão seria sobre a crise atual e suas relações com a crise de 1929
O conhecimento do mundo contemporâneo é fundamental. Confira alguns temas importantes na hora de revisar o conteúdo:

História do Brasil - ênfase no Brasil independente, principalmente no Brasil República, no . Conceitos como oligarquias, ditadura e democracia fazem parte deste período.

História geral - mundo moderno e contemporâneo, a partir da Revolução Francesa. Questões sobre a política, a economia, o modelo liberal, os fascismos, as guerras podem ser estudados neste período.

Temas que podem ser listados como candidatos a questões são:

1- democracia ateniense e o paralelo com os limites da democracia contemporânea no Brasil ( participação política das mulheres, por exemplo.
2- república romana e o escravismo na antiguidade
3 - as grandes guerras com destaque para a intolerância racial ( holocausto)
4 - crise econômica de 1929 e 2008( limites do capitalismo)
5 - gripe suína e os paralelos com a peste negra e com a gripe espanhola;
6 - a questão nuclear e a Guerra Fria ( guerra nas estrelas e Oriente Médio: fundamentalismo)
7 - a questão do negro na sociedade brasileira ( abolição ≠ inclusão)
8- a ditadura militar no Brasil ( tortura, lei anistia e movimento pelas diretas já)
9 - desigualdades sociais e a constituição da realidade contemporânea brasileira.
10 – América latina (Cuba, Venezuela, Chile e Equador) e o papel do Brasil

Temos de pensar o que o elaborador das questões quer. E o Enem quer um estudante crítico. Para isso, uma forma é a comparação com a atualidade. Por isso que temáticas como a Idade Média ou da monarquia brasileira devam aparecer com menor freqüência na prova do MEC (Ministério da Educação).Já a república romana e a democracia ateniense podem ser abordadas em itens que exijam a correlação com o mundo contemporâneo.Se você está preocupado porque não consegue se lembrar de datas e nomes da história, relaxe. A "decoreba" não deverá ser cobrada. O que importa na prova não é tanto o conhecimento desses dados, mas a interpretação do enunciado e das questões.

Revisão final - História 2009

Atenção: O ENEM e os vestibulares estão chegando e eu estou disponibilizando este material para a revisão final de história. Aproveite. Faça a leitura dos texto e analise as questões propostas através dos links, postem as respostas como comentário nesta página até o dia 29/09/09 e aguardem as respostas que serão divulgadas aqui no dia 30/09/09.
Os presidentes populistas

A aliança PSD-PTB nas eleições leva ao poder um militar, o general Dutra. A nova Constituição (1946) redemocratiza o País. O período de Dutra é de alinhamento com os EUA; o PCB – Partido Comunista Brasileiro – é cassado. A permissão para as importações provoca esgotamento das reservas cambiais.
Terminado o mandato de Dutra, Vargas é reeleito pelo voto popular. Seus discursos populistas irritam parte das elites. A criação da Petrobras leva os EUA a desconfiar de seu governo. A UDN, contrária a Vargas, denuncia a corrupção no governo. O atentado a Carlos Lacerda, da UDN, detona séria crise política. Pressionado, Vargas suicida-se. Com apelos emotivos ao povo, sua carta-testamento é exemplo de populismo.
Após a morte de Getúlio Vargas, inicia-se um período tumultuado, com a UDN tentando impedir a posse do presidente eleito, Juscelino Kubitschek. Com o apoio do general Lott, em 1956, JK toma posse. Com o Plano de Metas ("50 anos em 5"), o período de Juscelino é de grande crescimento econômico. Atraindo o capital estrangeiro para indústrias de ponta, como a automobilística, e fazendo obras de infra-estrutura, o Brasil cresce muito, junto com a inflação. A inauguração de Brasília é o símbolo dessa nova era.
Seu sucessor, Jânio Quadros, adota a austeridade econômica e uma política externa independente. Em agosto de 1961, sem apoio, renuncia com a esperança de ser chamado de volta com mais poderes, o que não ocorre. A renúncia desperta uma grave crise, pois os militares e a direita não aceitam o vice, João Goulart. A solução é adotar o parlamentarismo, empossando o presidente, mas diminuindo seus poderes. Um plebiscito decide a volta do presidencialismo.
Para combater a inflação, Goulart decreta o fracassado Plano Trienal. Buscando apoio para suas reformas de base, promove o comício de 13 de março de 1964, assustando os direitistas. Em 31 de março começa um levante militar contra o presidente, que é deposto.
Analise as questões neste link:
A época do (Milagre Econômico)

Assume o governo o marechal Castello Branco, da linha moderada do Exército. Implanta Atos Institucionais (AIs), que permitem cassações de políticos, eleições indiretas para presidente e governadores, bem como reforço do Executivo. Para a economia, cria um plano chamado Paeg, que vence a inflação à custa de recessão e perdas salariais. O presidente seguinte, Costa e Silva, é ligado à linha-dura do Exército. Cresce a contestação aos militares, com políticos organizando a Frente Ampla, manifestações de estudantes e o início da luta armada. O governo baixa o AI-5, em 1968, o mais duro instrumento de repressão política. Pouco depois, Costa e Silva, doente, é substituído por uma Junta Militar, que indica Garrastazu Medici para sucedê-lo.
É a época do "Milagre Econômico", com altas taxas de crescimento e inflação baixa, e período de ufanismo, repressão política e de grandes obras, como a Transamazônica.
De Médici a Sarney

"Ninguém segura este país", era um dos slogans do período Medici. Mas o petróleo segurou. A partir da crise do petróleo, o "Milagre", de bases frágeis (capital externo e concentração de renda), entra em colapso. No governo Geisel, a política de grandes obras é mantida (Itaipu) e ampliada (projeto Angra dos Reis). Inicia-se a abertura política, com a extinção do AI-5 e enfrentamento com a linha-dura (casos Herzog e do operário Manuel Fiel Filho). O Congresso é fechado em 1977 para impor as reformas no Judiciário. O último presidente militar é João Baptista Figueiredo. A abertura cresce com a anistia política de 1979 e a volta do pluripartidarismo. A crise econômica explode, com a inflação passando de 200% ao ano e o Brasil recorrendo ao FMI. Desgastados, os militares não conseguem impedir a vitória da oposição ao Colégio Eleitoral, com a chapa Tancredo Neves e José Sarney. Com a doença e morte de Tancredo, Sarney assume a Presidência da República.

Analise as questões neste link:
Crise inflacionária

A Nova República inicia-se com o País mergulhado na crise inflacionária. Para enfrentá-la, José Sarney lança vários planos. O primeiro, o Cruzado, foi o de maior entusiasmo popular. Mas, a cada nova tentativa, a inflação volta mais forte. Nesse período há um avanço político, com o voto para os analfabetos, a legalização do PCB e doPC do B, as eleições diretas para presidente e a convocação de uma Constituinte, presidida por Ulysses Guimarães. A Constituição promulgada em 1988 é a mais ampla e democrática da história do Brasil. A campanha eleitoral de 1989 é a primeira em quase 30 anos. Do enfrentamento Collor–Lula, vence o primeiro. Seu plano econômico apresenta medidas de impacto, como o confisco da maior parte do dinheiro depositado em bancos. Apesar de tudo, o fracasso também atinge esse plano.
O Plano CruzadoCom denúncias de corrupção, o presidente é afastado do cargo e passa o poder para seu vice, Itamar Franco. No governo Itamar, o Plano Real começa a derrubar a inflação com um sucesso inédito até aquele momento. O sucesso do plano elege seu ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, como sucessor. O período da redemocratização é marcado pelo avanço das fórmulas neoliberais, que estimulam a abertura do mercado nacional, a privatização de estatais e um recuo nos programas sociais do governo. A inflação é controlada, porém a economia cresce pouco, e a dívida externa e o desemprego aumentam. Após a reeleição de Fernando Henrique Cardoso, em 1998, o real sofre uma maxidesvalorização decorrente de uma série de ataques especulativos à moeda do País. As desvalorizações vêm prosseguindo em virtude do crescente endividamento externo e da perspectiva de uma moratória da Argentina – país que é um importante mercado para os produtos brasileiros. No plano social, o Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST) transforma-se em uma das principais forças a contestar o programa agrário e econômico do atual.
Analise as questões neste Link:

12 de setembro de 2009

Reportagens para Informativo Lordão


Atenção equipe do Projeto Midias e tecnologia no Lordão, as reportagens para o Informativo do Lordão planejadas na reuinão deste sábado(12/09) devem ser postadas como comentário abaixo, caso tenha foto deve ser indicado o Link. Abraços...

10 de setembro de 2009

Atividades semana Cultural do Lordão


Escola Estadual Professor Lordão
Semana Cultural: “Lordão 70 anos”


Atividades Propostas ( veja observação ao final)


Atividade 01 (Já foi aplicada, simulado em agosto). Quem estiver com alguma pendência será vista após a semana cultural

Atividade 02: Entregar a pesquisa realizada no mês de agosto com o tema: Lordão.
Dever ser entregue em um CD de dados (comum) com tudo que conseguiram durante a pesquisa: fotos, vídeo, áudio e um texto ( dissertação) com introdução, desenvolvimento e conclusão. A equipe (2º C) que se encarregou de elaborar a atividade em forma de filme/documentário deve entregar na forma planejada (vídeo) como uma equipe apenas. Caso tenha alguma dificuldade pode utilizar a estratégia anterior (CD com fotos, áudio, vídeo e texto) sendo por equipes.
pesquise no link:


Apresentação durante a semana cultural( 14 a 16/09). Deve ter um aluno de cada equipe em cada turno durante a apresentação.

reuinão sábado 12/09 na escola Profº Lordão às 9:00 com um representante de cada equipe para tirar dúvidas e montar a apresentação.


Data para entrega: Domingo 10/09

Atividade 03: Elabora um cordel com o tema “Lordão 70 anos de tradição”

Nesse cordel pode-se abordar a história de Graciliano F. Lordão, a Evolução da Escola Professor Lordão, o cotidiano da escola (aulas, alunos, disciplina da escola, fardamento, recreio, as festas, professores, o dia a dia...), a memória das pessoas entrevistadas, as conquistas da escola nos últimos anos, o papel do Lordão em Picuí, seu amor a escola, ex- alunos, a importância da escola na educação do Municipio.

Dever ser elaborada cinco estrofes com seis versos, seguindo a seguinte estrutura:

A, B, C, B, D, B. Grupos de até cinco componentes.

Sextilhas:
Uma das características deste estilo são as rimas. Aparecem no segundo, no quarto e no sexto versos, rimando entre si, deixando órfãos o primeiro, terceiro e quinto versos.


O filho rico tem berço A

Pijaminha e mosquiteiro B

Tem ar condicionado C

pra soprale o dia inteiro B

Não panha sol nem sereno D

Nem brinca pelos terreiro B


Apresentação durante a semana cultural( 14 a 16/09). Deve ter um aluno de cada equipe em cada turno durante a apresentação.
reuinão sábado 12/09 na escola Profº Lordão às 9:00 com um representante de cada equipe para tirar dúvidas e montar a apresentação.


Data para entrega: Domingo 10/09


Pesquise nos liks:

http://profrobsonpicui.blogspot.com/

http://www.paraiba.com.br/noticia.shtml?70140

http://www.sec.pb.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=759&Itemid=56

http://mecsrv04.mec.gov.br/news/Boletim_AI/boletimImp.asp?Id=26

http://camarapicui.com.br/arquivos/pdf/decreto_legislativo_018_2008.pdf

http://ibahia.globo.com/premioluiseduardomagalhaes2007/premiacao.asp

http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.hermesdeluna.com.br/redimensiona.php%3Fl%3D150%26imagem%3Dnoticias/17062008204308.jpg&imgrefurl=http://www.hermesdeluna.com.br/secundaria.php%3Fcat%3D8%26id%3D11082&usg=__PqkN3cFvHhYvHTbDtVtrbbbRRR8=&h=79&w=150&sz=4&hl=pt-BR&start=2&um=1&tbnid=9cCPvrp_s4VyhM:&tbnh=51&tbnw=96&prev=/images%3Fq%3Dprojeto%2Brepensando%2Bpicui%26hl%3Dpt-BR%26rlz%3D1T4RNWN_enBR316BR316%26sa%3DN%26um%3D1

http://www.camarapicui.com.br/enot.php?id=105

http://camarapicui.com.br/enot.php?id=389



Observação:

01 - Quem participou das aulas de campo em Areia e Pedra Lavrada serão avaliados com o relatório referente a cada aula, valendo cada uma das avaliações.

02- Quem perdeu alguma das avaliações ( 1º e Rec) deve tomar nota das atividades dutante semana cultural.

2 de setembro de 2009

Cursinho Picuí: gabarito código 020909

Cursinho Picuí
Questões de revisão:

O Segundo Reinado - Governos Regenciais

código 020909
Gabarito
1- RESPOSTA: D ,
2- RESPOSTA: D ,
3- RESPOSTA: B,
4- RESPOSTA: A,
5- RESPOSTA: C,
6- RESPOSTA: D ,
7- RESPOSTA: C ,
8- RESPOSTA: E ,
9- RESPOSTA: B,
10-RESPOSTA: A

22 de agosto de 2009

Resultado II Bim 9º ano - 2013 - IDES


Resultado II Bimestre - 9º ANO - História

ALUNO

SITUAÇÃO
ÁLEFE EMANUEL DE CARVALHO AZEVEDO
APROVADO
ALISSON ROBERTO PAIVA TEJO
APROVADO
ALLANA  THAYS MACEDO BARROS
APROVADO
ANNA LAURA DANTAS HENRIQUES
APROVADO
BRENDA ÁLVARES MARTINS DE SOUZA
APROVADO
DOUGLAS DE SOUZA ALMEIDA
APROVADO
ÉBER NAASSON LIMA DANTAS
RECUPERAÇÃO
ERIC DE ALMEIDA SILVA FILHO
APROVADO
EVELIN LIMA DA SILVA
APROVADO
HUGO PETRÔNIO DANIEL DE OLIVEIRA
RECUPERAÇÃO
ÍTALO FILIPE LIMA AZEVEDO
RECUPERAÇÃO
JOÃO DE MELO AZEVEDO NETO
RECUPERAÇÃO
JOÃO GABRIEL DANTAS GONDIM
APROVADO
JOÃO VICTOR SOARES DA SILVA
APROVADO
JÔNATAS NUNES PIRES
RECUPERAÇÃO
JOSÉ ANTONIO SILVA DINIZ
RECUPERAÇÃO
JOSÉ ARTUR DOS SANTOS MEDEIROS
RECUPERAÇÃO
JOSÉ LÍBIO DANTAS SOBRINHO
APROVADO
LÍVIA LAIZE DA COSTA SOUZA
RECUPERAÇÃO
LUIS GUSTAVO GOMES DA SILVA
RECUPERAÇÃO
MARIA FERNANDA SOUTO DANTAS
RECUPERAÇÃO
MARIANE DE ARAÚJO SANTOS
RECUPERAÇÃO
MATEUS DANTAS CABRAL
APROVADO
MAYAN MATHEUS NASCIMENTO DE OLIVEIRA
RECUPERAÇÃO
PIERRY ÂNGELO DA SILVA ARAÚJO
APROVADO
RAISSA VANESSA SILVA FERREIRA
RECUPERAÇÃO
RAYLA DE AZEVEDO SILVA
APROVADO
RENATA LIRA DE SOUZA AMARAL
APROVADO
TÁCIO VINÍCIUS DA SILVA
APROVADO
TIAGO ROVITT DANTAS SILVA
RECUPERAÇÃO
VINICIUS FERREIRA DE MEDEIROS
RECUPERAÇÃO
WEDSON LUÍS DOS REIS DANTAS
APROVADO




Resultado CCDES 1ª Série 2013



Resultado II Bimestre – 1ª SÉRIE - História

ALUNO
SITUAÇÃO
ALISON RICHARD DOS SANTOS FERNANDES
RECUPERAÇÃO
ANA ELISA NÓBREGA DUTRA
RECUPERAÇÃO
ARÍCIA KAROLAYNNE AZEVEDO VASCONCELOS
RECUPERAÇÃO
DANDARA CUNHA MACEDO
APROVADO(A)
ELIAS ENOQUE DANTAS FILHO
RECUPERAÇÃO
ÍTALO ARAÚJO DOS SANTOS
RECUPERAÇÃO
JEDSON EUDES ARAÚJO SILVA
RECUPERAÇÃO
JÉSSICA DA SILVA BARBOSA
RECUPERAÇÃO
JOANNA VICTORIA DANTAS GEMINIANO
RECUPERAÇÃO
JOSÉ LUAN MEDEIROS DANTAS
APROVADO(A)
JOSÉ LUCAS DE OLIVEIRA DANTAS    BARAÚNA
RECUPERAÇÃO
KAIO MOURA DE ARAÚJO
APROVADO(A)
LUCAS SILVA DANTAS
APROVADO(A)
MATEUS FERNANDES SANTOS
RECUPERAÇÃO
MATHEUS GLEDSON DANTAS CAVALCANTE
RECUPERAÇÃO
MATHEUS GOMES CUNHA LIMA
APROVADO(A)
PRISCILA FERREIRA OLIVEIRA
APROVADO(A)
RAYLA DOS SANTOS BARROS
APROVADO(A)
VICTÓRIA IASMIM MACEDO PINTO DANTAS
RECUPERAÇÃO
YANDEMBERG ALMEIDA COSTA
APROVADO(A)
DIEGO GUEDES
RECUPERAÇÃO
RAFAELLY ALMEIDA
APROVADO(A)