12 de novembro de 2017

Parceria entre Escola Cidadã e Organização Social representará a Paraíba no Prêmio Itaú- Unicef


A parceria entre a Escola Estadual Professor Lordão e a Organização Social Trilhas na Caatinga, ambas da cidade de Picuí, representará a Paraíba durante a cerimônia do Prêmio Itaú-Unicef que acontecerá neste dia 13 de novembro na cidade de Recife, capital pernambucana.  A unidade de ensino, única classificada na Rede Estadual, estará representando a Paraíba graças às ações desenvolvidas desde 2014 em parceria com a Associação Trilhas na Caatinga, que atua na área de educação, cultura e sustentabilidade de forma voluntária na região. A iniciativa da escola, que oferece educação em tempo integral, foi selecionada como uma das melhores ações parceiras do Nordeste.
A parceria faz parte da proposta curricular do projeto de Escola Cidadã que oferece aos estudantes, através dos componentes eletivos projetos de iniciação científica, a exemplo do projeto Arqueologia: um passado ameaçado; Ações de intervenção social como acontecem durante a Semana do Bioma Caatinga  e Semana de Arqueologia; Ações de valorização da história e cultura local; Além de ações de sustentabilidade com trilhas ecológicas e campanhas informativas.
O Prêmio Itaú-Unicef realiza em 2017 sua 12ª edição, cujo mote é Educação Integral: Parcerias em construção. Nesse sentido, o objetivo da edição é identificar, reconhecer, dar visibilidade e estimular parcerias entre organizações da sociedade civil (OSCs) e escolas públicas, visando contribuir para o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens brasileiros. Essas parcerias, de acordo com o Prêmio, devem ser concebidas, planejadas e executadas por ambas as instituições e destinadas a crianças, adolescentes e/ou jovens entre 6 e 18 anos em condições de vulnerabilidade social.
O valor da premiação para as parcerias finalistas – selecionadas após a análise que se segue ao processo de inscrição, distribuição por oito regionais e avaliação – é de R$ 10 mil para cada organização da sociedade civil (OSC) e escola pública responsável. Das parcerias finalistas, 32 serão premiadas na fase seguinte, quatro por regional de acordo com cada porte reconhecido pelo Prêmio: micro, pequeno, médio e grande. Nessa fase, são distribuídos outros R$ 20 mil para cada OSC e cada escola das parcerias premiadas regionais.
Fonte: Ascom/PB e Itaú-Unicef. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário