12 de novembro de 2017

Escolas Cidadãs representam a Paraíba em Feira Internacional de Ciências


As Escolas Cidadãs de Picuí e Cuité representaram a rede estadual na 23ª Feira Internacional de Ciências que aconteceu entre os dias 09 e 11 de novembro na cidade de Recife, capital pernambucana. O evento é realizado anualmente e reúne trabalhos de todos os estados do Brasil, além do México, Paraguai, Chile e Colômbia. Ao todo, 270 projetos científicos de estudantes e 30 trabalhos de professores foram expostos no Shopping Paço Alfândega.
A Escola Estadual Orlando Venâncio dos Santos do município de Cuité, que faz parte do Programa Escola Cidadã Integral apresentou o projeto “A Iniciação Científica como proposta para o Ensino de Ciências da Natureza” defendido pelos estudantes Pedro Henrique e Marina Quezia com a orientação da professora Aline Lima. “O projeto iniciou com a proposta da eletiva na qual os alunos por meio de testes em laboratório produziram um inseticida natural utilizado na manutenção da horta escolar” afirmou a professora que irá submetê-lo ao Prêmio Mestres da Educação.
A Escola Estadual Professor Lordão do município de Picuí, Escola Cidadã Integrada, apresentou o projeto da eletiva de robótica: “O uso da Robótica Educacional no estudo de próteses para amputados” pelos estudantes Arthur Cândido e Alisson Santos e orientado pela professora Érika Suely.
A proposta pedagógica da Escola Cidadã Integral estimula o protagonismo e a iniciação cientifica através de projetos que surgem de problemas reais com o orientado pela professora Érika Suely que propõe o estudo da robótica a partir da necessidade de inclusão e cidadania.   “As contribuições da educação integral na vida de meu filho foram surpreendentes. Através dos projetos oferecidos pela escola se identificou com a robótica e o incentivo dos colegas e professores transformaram suas expectativas em pesquisa, estudo e prática” afirmou Fátima Cândido, professora da rede municipal de Picuí e mãe do jovem Arthur. “A escola não é um lugar que ele vai cumprir o horário. Não! A escola é um espaço que ele está buscando sua cidadania com uma participação efetiva” completa a mãe que ao ver o filho concluir o ensino fundamental na rede privada teve que escolher entre a rede federal e a estadual de ensino. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário