25 de novembro de 2012

Conteúdo Simulado história - 4º BIM 2012

O blog vejahistória divulga o conteúdo programático para o simulado do 4º bimestre de História para o IDES e CCDES, confira:


8º ano: Imperialismo e Segundo Império: D. Pedro II

1ª Série EM: Renascimento

2ª Série EM: Guerra Fria

3ª Série EM: Revolução Industrial e Iluminismo


Bons estudos....

Robson Rubenilson.

14 de novembro de 2012

Alunos da EMEF Ana Maria Gomes discutem sobre o patrimônio público




Motivados por uma matéria divulgada no portal Click Picuí, que denunciava ações de vandalismo no memorial estátua Felipe Tiago Gomes, os alunos do 9º ano E da Escola Municipal Ana Maria Gomes, orientados pelo professor Robson Rubenilson, iniciaram um trabalho de análise, discussão e conscientização sobre o papel do cidadão na preservação do patrimônio público da cidade de Picuí.
A proposta inicial era a realização de leituras, debates e visitas alguns dos patrimônios públicos da cidade de Picuí que estão sendo alvo de vândalos.  Durante as aulas, os alunos manifestaram sua indignação e decidiram ampliar o trabalho com uma pesquisa e a elaboração de um projeto de lei a ser apresentado a prefeitura municipal e a câmara dos vereadores com propostas dos alunos.
Como respeito a contribuição do Professor Felipe Tiago Gomes  para o desenvolvimento da educação em Picuí e no Brasil, os alunos decidiram solicitar a prefeitura da cidade nova recuperação da área, agora com o compromisso de realizar um campanha de sensibilização com os alunos da Escola Municipal Ana Maria Gomes.

3 de novembro de 2012

Escola Professor Lordão recebe Prêmio a próxima segunda


Faltam poucos dias para que  a Escola Estadual Professor Lordão receba o Prêmio Gestão Escolar 2012. Das 9.693 escolas inscritas na 13°edição do Prêmio Gestão Escolar,  a Escola Estadual Professor Lordão foi selecionada como referência no Estado da Paraíba pela excelência na prática de gestão, que pode servir de exemplo e inspiração.

A cerimônia de premiação será realizada em São Paulo, no auditório do Ibirapuera, às 15h, conduzida pelos jornalistas Sandra Annenberg e Alexandre Henderson e contará com a presença dos secretários estaduais de Educação e demais autoridades da área educacional.

O Prêmio será entregue a 25 escolas públicas que se destacaram ao longo de 2011 com experiências inovadoras em educação. A cerimônia será divulgada durante a exibição do Jornal Futura, que começa às 17h, (horário de Brasília) no Canal Futura. 

Os participantes foram avaliados em cinco dimensões de gestão: pedagógica, resultados educacionais, participativa, de pessoas e de serviços e recursos. Escolas mais ativas, que tenham uma gestão participativa e preocupada com o monitoramento e avaliação do seu corpo docente.

Desde o início de outubro que o gestor da Escola professor Lordão, Robson Rubenilson , participa na companhia de outros 24 gestores do Brasil, mais os gestores da Argentina, Portugal e Tailhândia de um seminário em gestão e liderança educacional nos EUA. Durante o seminário, os gestores tiveram a oportunidade de vivenciar o cotidiano das escolas americanas, através de um intercâmbio.

O encerramento do seminário aconteceu na última sexta( 02/11), quando os gestores partiram para São Paulo, onde serão homenageados com a entrega da premiação.  Durante a cerimônia a Paraíba será representada pela Secretária de Educação, Márcia Lucena; a coordenadora do PGE no Estado, Ana Maria; a gerente regional de educação, Maria das Graças Almeida – Gracinha de Cuité e pelo gestor escolar Robson Rubenilson.

Realizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) em parceria com a Embaixada dos Estados Unidos; Fundação Roberto Marinho; Instituto Unibanco; Fundação SM, Fundação Itaú Social; Instituto Gerdau; Fundação Victor Civita; União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime); Ministério da Educação (MEC); Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco); Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e Instituto Natura, o prêmio visa melhorar o sistema educacional, por meio de um processo formativo focado no ensino de qualidade com a participação da comunidade escolar.