19 de outubro de 2011

Últimos preparativos para o ENEM 2011


Antes de chegar a hora para a prova do ENEM 2011, os alunos de Picuí devem ficar atentos as últimas dicas, disponíveis no portal de MEC. Confira a seguir:

CARTÃO DE CONFIRMAÇÃO

O Cartão de Confirmação da Inscrição será enviado para o endereço informado pelo participante no ato da inscrição até o dia 14 de outubro. No Cartão de Confirmação da Inscrição estão contidas informações como o número da inscrição, data, hora e local onde serão realizadas as provas, a indicação dos atendimentos diferenciados ou específicos, da opção de língua estrangeira e da solicitação de certificação do Ensino Médio.

Você também pode consultar ou imprimir o seu Cartão de Confirmação de Inscrição na página do Inep, informando seu CPF e senha. Caso tenha esquecido sua senha e tenha informado um e-mail ou um número de celular no ato da inscrição, sua senha será enviada por e-mail ou SMS conforme sua escolha na solicitação de recuperação de senha.

Caso não tenha informado, ou tenha mudado o celular ou o e-mail, é necessário ter em mãos os seguintes dados informados no ato da inscrição: CPF, Data de Nascimento, Identidade, CEP, a cidade de Prova escolhida e selecionar a opção "Alterar Dados Cadastrais".

FIQUE ATENTO

Os portões de acesso abrem às 12h e fecham às 13h. Recomenda-se que todos os participantes compareçam ao local de realização das provas até às 12h, de acordo com o horário oficial de Brasília.


Como são as provas

O Enem é composto por quatro provas objetivas com 45 questões cada e uma redação. Confira os dias da prova:

Dia 22/10/2011 (1º dia): Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Tempo para a prova: 4h30

Dia 23/10/2011 (2º dia): Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias.
Tempo para a prova: 5h30


DOCUMENTOS VÁLIDOS

Para realizar a prova do Enem é necessário apresentar um documento de identificação original com foto. Confira os documentos aceitos:

  • Cédula de Identidade ou RG, emitida por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar ou Polícia Federal;
  • Identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros;
  • Identificação fornecida por Ordens ou Conselhos de Classe, que por lei tenham validade como documento de identificação;
  • Carteira de trabalho e Previdência Social;
  • Certificado de Reservista;
  • Passaporte;
  • Carteira Nacional de Habilitação com foto.

O QUE LEVAR NO DIA

Tenha em mãos a caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente, obrigatória para o Exame. O uso de outra cor impossibilita a leitura óptica do cartão de respostas.

Outros materiais, como lápis, borracha e lapiseira deverão ser depositados na embalagem porta objetos, que será distribuída a todos os participantes e deve ser guardada embaixo da sua carteira. Lembre-se de resgatá-la ao final da prova.

Fique atento aos motivos que podem eliminá-lo do Enem:

  • Qualquer espécie de consulta ou comunicação com outro participante;
  • Utilizar lápis, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros e quaisquer dispositivos eletrônicos;
  • Deixar a sala de provas antes de decorridas duas horas do início do Exame.

PROVA DE RedaÇÃo

A redação deve ser um texto dissertativo-argumentativo de no máximo 30 linhas, desenvolvido a partir de uma situação problema e de subsídios oferecidos para que o participante desenvolva uma reflexão escrita sobre um tema de ordem política, social ou cultural.

O que dá nota zero na redação:

  • Não atender a proposta solicitada ou desenvolver outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo, o que configurará "Fuga ao tema/não atendimento ao tipo textual";
  • Entregar a Folha de Redação sem texto escrito, o que é considerado "Em Branco";
  • Escrever até 7 (sete) linhas, qualquer que seja o conteúdo, o que configura "Texto insuficiente";
  • Linhas com cópia dos textos motivadores apresentados no Caderno de Questões são desconsideradas para efeito de correção e de contagem do mínimo de linhas;
  • Apresentar impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, que será considerada "Anulada".

LÍNGUA ESTRANGEIRA

No segundo dia de provas, 23 de outubro, você deverá responder a cinco questões de Língua Estrangeira, conforme a opção escolhida no momento da inscrição: inglês ou espanhol.

Não é permitido trocar a opção no momento da prova.

Se tiver dúvidas, confira o seu Cartão de Confirmação da Inscrição. Lá está registrada a sua escolha.

Fique atento para responder as questões da mesma prova de língua estrangeira que consta no seu Cartão de Confirmação da Inscrição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...