12 de setembro de 2011

Picuiense é agraciado com livro por imortal da ABL

O poeta contemporâneo e bibliófilo picuiense Wellyson Marlon Jr. é agraciado com o livro Poesia Completa (1940-2004) por seu próprio autor, o poeta e membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), Lêdo Ivo, que também é ficcionista, tradutor, ensaísta, memorialista e jornalista. Lêdo Ivo é um dos maiores poetas brasileiros de todos os tempos, tamanha a qualidade poética que possui confirmada por grandes nomes da nossa literatura tais quais João Cabral de Melo Neto, Sérgio Buarque de Holanda, Antonio Cândido e outros, bem como, os inúmeros prêmios literários. Sua obra bastante lida e traduzida o coloca entre os maiores autores vivos da Língua Portuguesa. O livro reúne 23 títulos ao longo de 64 anos de ofício, com estudo introdutório de Ivan Junqueira da obra lediana. Na dedicatória lê-se: “Ao poeta que nasce e se faz, Wellyson Marlon Jr., esta lembrança amiga de Lêdo Ivo. 2011”.

A abertura do diálogo deu-se por carta enviada por Wellyson ao imortal, da qual é transcrita um trecho: “É fácil distinguir entre o verdadeiro e o falso poema. O falso poema permanece escrito ou impresso na página. O verdadeiro poema salta, palpitante de vida e alma, e fica para sempre inscrito em nós, morando na gente, lembrado na memória, sentido no coração. Um mistério cuja chama deve ser procurada pelo leitor”.

Wellyson que também já foi agraciado com livro dedicado pelo renomado Ferreira Gullar( leia matéria anterior, no veja historia), recentemente foi aconselhado e elogiado por outro imortal da Casa de Machado de Assis, trata-se do poeta e ensaísta Antonio Carlos Secchin após a análise do premiado poema Pulsão estelar: vida, via e-mail: “ Wellyson, seu texto demonstra, no tema e no estilo, uma adesão à poesia de Gullar. O importante é canalizar seu potencial em busca de expressão própria, pois demonstra condições para isso”.

Wellyson Marlon Jr. é futuro estudante de Artes Cênicas e Cinema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário