12 de agosto de 2011

Alunos da Escola Professor Lordão representarão a Paraiba no Congresso Nacional





No dia do estudante o portal da Câmara Federal divulgou o resultado do Parlamento Jovem Brasileiro e os dois representantes da Paraíba são alunos da Escola Professor Lordão de Picuí: Daniel Nunes e Izabel Rodrigues.

O Parlamento Jovem Brasileiro é uma ação da Câmara Federal que propõe a vivência do processo democrático, mediante participação de estudantes em uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados. Tem como objetivos possibilitar a estudantes do Ensino Médio das escolas públicas e privadas brasileiras o exercício da cidadania, da representação política, da vivência do processo legislativo e da liderança, por meio de sua diplomação, posse e investidura em mandato legislativo, além de propiciar aos jovens brasileiros a oportunidade de conhecer a rotina dos trabalhos legislativos na Câmara dos Deputados, difundir o processo democrático e despertar para a reflexão crítica e a representação política.

Os estudantes que irão representar a Paraíba no Parlamento Federal são alunos da Escola Estadual Professor Lordão de Picuí, terra de Felipe Tiago Gomes comendador nacional da educação, fazem a 3ª série do ensino médio. São eles: Daniel Nunes da Silva Júnior que apresentou um projeto de lei no qual modifica o inciso I do art. 40 do Estatuto do Idoso, para assegurar duas vagas gratuitas por veículo para idoso, com renda igual ou inferior a dois salários mínimos; e Izabel da Silva Rodrigues com o projeto de lei no qual dispõe sobre obrigatoriedade de acompanhamento psicológico para os futuros pais no atendimento pré-natal.

Para Participar da seleção estadual o aluno teria que ter entre 16 anos e 22 anos e estar matriculado e frequentando regularmente o 2º ou o 3º ano do Ensino Médio em escolas públicas ou particulares. Os Deputados Jovens são pré-selecionados pelas Secretarias de Educação dos estados, com o apoio do Conselho Nacional dos Secretários de Educação — Consed, por mérito dos Projetos. As Secretarias Estaduais de Educação enviam as inscrições e os Projetos para a sede do Consed, em Brasília, e este, após análise, os encaminha à Câmara dos Deputados, onde uma comissão formada por servidores da área legislativa da Casa irá selecionar os projetos participantes. O número de representantes por estado e pelo Distrito Federal é proporcional ao número de Deputados Federais.

Os estudantes selecionados têm suas despesas custeadas pela Câmara dos Deputados. Na semana da Jornada Parlamentar, os estudantes selecionados devem trajar:
Estudantes do sexo masculino: paletó e gravata
Estudantes do sexo feminino: saia ou calça comprida e blazer

O objetivo da Escola Professor Lordão em orientar seus alunos nestas atividades pedagógicas é proporcionar um ambiente de formação política no sentido da construção de sua cidadania. Izabel Rodrigues já é conhecida por participar de várias atividades semelhantes, representou a Paraíba na Conferência do Meio Ambiente em Brasília, participou da oficina de descritores de língua portuguesa em São Paulo, foi medalhista da Olimpíada de Língua Portuguesa em Brasília, participou do Prêmio MISA/UFCG e agora foi selecionada para ser deputada federal e defender seu projeto de lei na cadeira de um dos deputados federais da Paraíba. Já Daniel Nunes chegou a escola este ano e já se integrou as práticas da escola tendo seu projeto de lei selecionado para ser defendido em Brasília.

Além de Izabel Rodrigues e Daniel Nunes os alunos Ivo Nery e a Claudenice Souza participaram da seleção. Todos estão de parabéns!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...