5 de maio de 2011

Programa Jovens Embaixadores 2012


O lançamento do programa aconteceu por meio de divulgação na imprensa nacional, seguido por várias entrevistas com estudantes que já se beneficiaram do programa e, também, por meio de um ‘twitcam’ para tirar dúvidas dos interessados.

Para ter acesso às informações gerais sobre o programa, os interessados devem acessar o site www.embaixada-americana.org.br/ya-index.php. Os nomes dos Jovens Embaixadores, que comporão a 10ª edição do programa e viajarão para os Estados Unidos em janeiro de 2012, serão divulgados no mês de outubro deste ano. Cinco bolsas para cursos de verão nos EUA serão sorteadas entre os vencedores.

O programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa de responsabilidade social da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil em parceria com os setores públicos e privado em ambos os países. Entre os colaboradores estão o Conselho Nacional de Secretário de Educação (Consed), o Ministério da Educação (ME) e a rede de centros binacionais Brasil-Estados Unidos.

Também importantes para a realização deste programa são as Câmaras Americanas de Comércio em São Paulo e no Rio de Janeiro e empresas com claro propósito social, como a Federal Express (Fedex), Merk, Sharp and Dome Brasil, Microsoft S.A., Carlson Wagonlit Travel, United Airlines e Bradesco, a primeira empresa brasileira a apoiar o Programa Jovens Embaixadores.

Criado em 2002, o programa busca beneficiar alunos brasileiros da rede pública que são exemplos em suas comunidades – em termos de liderança comprovada, atitude positiva, consciência cidadã, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa. O principal objetivo do programa é valorizar e promover o fortalecimento da educação pública por meio desses jovens, transformando-os em modelos para seus colegas e a comunidade.

Os vencedores desse concurso viajam em janeiro para um programa de três semanas nos Estados Unidos. Durante a primeira semana, visitam a capital do país, seus principais monumentos, participam de reuniões em organizações dos setores público e privado, visitam escolas e projetos sociais e fazem um curso sobre protagonismo juvenil.

Após essa primeira semana em Washington, os alunos selecionados são divididos em sub-grupos e cada um viaja para um estado diferente nos EUA. Lá, são hospedados por uma família americana, assistem aulas e interagem com jovens da sua idade, participam em atividades culturais e de responsabilidade social na comunidade e fazem apresentações sobre o Brasil.

Participam do processo de seleção os 26 estados da Federação e o Distrito Federal. O programa é destinado a alunos do Ensino Médio de escolas públicas, entre 15 e 18 anos e objetiva transformar jovens da escola pública em embaixadores, visando fortalecer os vínculos de amizade, respeito e colaboração entre Estados Unidos e Brasil, além de estimulá-los a continuar fazendo a diferença em suas comunidades, através de projetos sociais, ampliação dos conhecimentos e a promoção da autoestima.

A Secretaria de Estado da Educação (SEE) é parceira nesse programa desde o ano de 2008 e três alunos de escolas estaduais da Paraíba já participaram do evento. Mais informações podem ser obtidas na Gerência Operacional de Integração Escola Comunidade (Goiesc), no 3º andar da sede da SEE, no Centro Administrativo Estadual, em João Pessoa. Os telefones são 3218-4015 e 3218-4079.

Nenhum comentário:

Postar um comentário