7 de março de 2011

ENEM - 2011 informações


O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) está consolidado como o grande exame da educação brasileira, sendo suas notas utilizadas como critério para ingresso em universidades (por meio do SiSU, com aumento a cada ano do número de instituições participantes e das vagas disponíveis) e também como fator determinante para obtenção das bolsas do ProUni.

Tudo leva a crer que nos próximos anos o Enem deverá se tornar ainda mais importante, substituindo completamente o vestibular tradicional e servindo com único fator determinante para escolha dos alunos que ingressarão em cada universidade e faculdade séria do Brasil – inclusive com adesão em massa das instituições particulares tradicionais. O resultado do Enem já é utilizado também para a criação do ranking das melhores e piores escolas do Brasil e esses dados poderão mostrar com clareza quais são os estados, as cidades e as escolas que mais precisam de atenção e investimentos.

Toda a importância do resultado do Enem contrasta com os problemas que são enfrentados a cada ano na realização do exame: sistema de inscrição que não suporta o número de acessos e trava, vazamento de provas e temas da redação, provas com problema de impressão, realização de novas provas, gabaritos trocados – isso sem contar com os problemas dos outros sistemas que utilizam a nota do Enem, como os citados SiSU e ProUni.

O contraste entre a importância da prova e os erros que ocorrem na sua organização não chegam a ameaçar a existência do exame, mas apontam para uma necessidade urgente de investimento em qualificação da infra-estrutura responsável pelo planejamento e execução do Enem.

No ano passado foram mais de 4,6 milhões de inscritos no Enem e é fácil supor que em 2011 poderemos ultrapassar a marca de 5 milhões de inscritos, com aumento também das vagas a serem preenchidas por meio da utilização da nota do Enem.

Enem 2011

Nesse ano o Inep (órgão responsável pela realização do exame) deverá receber atenção especial do MEC para garantir que o Enem seja realizado sem a presença dos problemas citados acima. É fundamental que o Inep divulgue com bastante antecedência o cronograma do Enem 2011 (com as datas de abertura das inscrições, realização das provas, divulgação do gabarito e do resultado) e que trabalhe para que essas datas sejam mantidas – e isso é determinante para permitir que as instituições de ensino possam planejar o seu próprio cronograma com segurança e para que possam aumentar a disponibilidade de vagas para ingresso por meio da nota do Enem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário