19 de novembro de 2009

Revisão PSS/UFPB 1º ano

Revisão PSS 1º ano
Cursinho Picuí/CCDES
Prof. Robson Rubenilson
Acesse: http://vejahistoria1.blogspot.com
Quer conferir o gabarito, deixe um pedido no comentário.


1. Cada afirmativa abaixo caracteriza uma concepção de História, portanto, representa uma corrente historiográfica diferente.

I. A História é a ciência do passado, e o papel do historiador é o de mostrar esse passado como realmente aconteceu.
II. A História é o conhecimento dos homens no transcurso do tempo, e o historiador responde às questões do presente, fazendo e refazendo suas perguntas ao passado.
III. A História da humanidade é a história da luta de classes, e o papel do historiador é o de conhecê-la para transformar a sociedade.

As concepções descritas correspondem, respectivamente, às seguintes correntes historiográficas:

a) Positivismo, Nova História e Materialismo Histórico.
b) Materialismo Histórico, Positivismo e Nova História.
c) Nova História, Materialismo Histórico e Positivismo.
d) Positivismo, Materialismo Histórico e Nova História.
e) Nova História, Positivismo e Materialismo Histórico.

2. Tendo em vista os conhecimentos atuais sobre a evolução humana, na chamada Pré-História, marque verdadeiro (V) ou falso (F) para as caracterizações abaixo:

( ) Australopithecus: considerado o mais antigo hominídeo, tinha postura ereta e crânio pequeno, sendo conhecidas, pelo menos, seis de suas espécies.
( ) Homo neanderthalensis: conviveu com o Homo sapiens, era capaz de criar ferramentas e armas mais sofisticadas, além de enterrar seus mortos e viver em cavernas.
( ) Homo sapiens: única espécie de hominídeo sobrevivente, desenvolveu e aprimorou a linguagem, técnicas como o uso do fogo, instrumentos de trabalho e armamentos, sendo capaz de se expressar através de linguagem simbólica, como em pinturas no interior das cavernas.

A seqüência correta é:

a) VFV c) FFV e) VVV
b) FVF d) VVF


3. As principais sociedades ameríndias (maias, astecas e incas) tinham como característica:

a) Homogeneidade étnica e diferenciação lingüística, localizando-se na chamada Mesoamérica (México e América Central).
b) Organização econômica com predominância da agricultura de subsistência, baseada em um sistema de propriedade privada, mas sem hierarquia social.
c) Organização política que evoluiu de teocracias centralizadas para impérios descentralizados, constituídos de cidades-estado bastante autônomas.
d) Cidades comparáveis a cidades européias, com calçamento, ajardinamento, sistema de esgoto e canalização de água.
e) Religião monoteísta, naturalista, em que se praticava a astrolatria e sacrifícios humanos.


4. Sobre as sociedades ameríndias da Paraíba, existentes antes da chegada dos portugueses, pode-se afirmar:

I. O povo Potiguara se localizava ao norte do rio Paraíba, ao longo do rio Mamanguape e nas cercanias da Serra da Copaoba (Serra da Raiz).
II. Os Potiguara estavam estabelecidos no atual território paraibano há mais tempo do que os Tabajara, que chegaram pouco antes da conquista portuguesa, apesar de se ter consagrado a Paraíba como “terra dos tabajaras”.
III. O Toré é uma tradição cultural ainda hoje preservada pelos Potiguara, significando uma dança ritual de dimensão sagrada, em que são invocados os espíritos dos antepassados.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

a) apenas I d) apenas II e III
b) apenas II e) I, II e III
c) apenas I e II



5. Sobre os povos da Antigüidade Oriental, é correto afirmar:

a) A agricultura foi o principal fator de enriquecimento e desenvolvimento dos hebreus, devido ao aproveitamento das águas através de complexos e amplos sistemas de irrigação.
b) A religião constituiu a principal herança deixada pelos egípcios, de onde provém o monoteísmo judaico.
c) O comércio marítimo marcou a presença histórica dos fenícios, que estabeleceram contatos com diversos povos, ao longo da costa do Mar Mediterrâneo.
d) A guerra de conquista foi a principal característica dos sumérios, povo que construiu um império que se estendia do Egito às fronteiras da Índia.
e) A escrita cuneiforme, uma das mais importantes formas de registro escrito, produzido em blocos de argila, foi a principal contribuição dos persas, povo que habitou a Mesopotâmia.


6. Leia, com atenção, o texto que se segue:

“– Guardas! Guardas! – grita Creonte, alucinado. – Levem depressa, e para bem longe daqui, este homem desgraçado que, querendo sobrepor-se aos deuses, matou noiva, filho, esposa e mãe. Ai de mim, tudo desmorona a meu redor. Um deus, sim, um deus desabou sobre mim com seu peso enorme e calcou aos pés a minha sorte.
– Não se devem ofender os deuses. Os golpes impiedosos que eles infligem ensinam os homens arrogantes a chegar à velhice com sabedoria. Eis a primeira condição da felicidade – conclui o corifeu, secundado pelo coro dos velhos tebanos.”

(SÓFOCLES. Antígone. Tradução e adaptação de Cecília Casas. São Paulo: Scipione, 2004, p. 38-39).

A passagem acima é extraída da peça Antígone, do poeta e dramaturgo grego Sófocles (496-405 a.C.). A tragédia clássica caracteriza-se pelas tentativas humanas de fugir do destino determinado pelos deuses. Na sociedade grega da Antigüidade,

a) os deuses eram divindades infalíveis e onipresentes e, por isso, detinham em suas mãos os destinos da Humanidade.
b) Zeus era equivalente ao Deus dos cristãos, tendo apenas uma denominação distinta.
c) a religião estabelecia rígido controle moral, considerando como pecado o sexo e o consumo de vinho.
d) os deuses eram imagens projetadas dos próprios homens, adquirindo, além da forma humana, suas paixões, defeitos e vícios.
e) os deuses eram divindades abstratas, sem forma definida, possuindo apenas características morais e espirituais.

7. O Império Bizantino dominou vastas regiões de diferentes etnias, em três continentes (Europa, Ásia e África), sob a égide de um modelo teocrático centralizado, conhecido como cesaropapismo, no qual o Basileus concentrava, em suas mãos, a chefia suprema do exército, da administração do Estado (Poder de César) e da religião cristã (Poder de Papa). Por conseguinte, os conflitos de natureza política, econômica, social e cultural se manifestavam como questões de religião: as famosas “querelas religiosas” bizantinas.

Sobre essas querelas, é correto afirmar:

a) O Monofisismo, uma corrente religiosa européia, concebia o caráter unicamente humano de Cristo, contrapondo-se ao poder central e à influência das províncias asiáticas, que defendiam a dupla natureza de Cristo (divina e humana).
b) A Questão Iconoclasta expressou as divergências entre os sacerdotes orientais (egípcios e maronitas) – defensores do culto das imagens – e os sacerdotes ocidentais (gregos e latinos) – contrários ao culto das imagens.
c) O Cisma do Oriente (1054) dividiu o Cristianismo em duas Igrejas, a Católica Romana e a Cristã Ortodoxa, significando um dos passos decisivos para a afirmação do poder papal na Europa Ocidental e da influência bizantina no leste europeu.
d) O Tribunal do Santo Ofício (a Inquisição) servia para garantir a ortodoxia da Igreja e foi criado pelo Basileus como instrumento de controle do poder central sobre as heresias, que explodiram primeiramente no Império Bizantino.
e) O Arianismo, uma heresia religiosa, foi responsável pela conversão dos povos germânicos (os “Bárbaros”) ao cristianismo, defendendo a superioridade dos povos arianos sobre asiáticos e semitas.


8. Nos séculos XIV e XV, após um longo período de crescimento e expansão, a Ordem Feudal do Ocidente europeu vivenciou uma longa e profunda crise que culminou no advento dos ‘Tempos Modernos’.

Nesse sentido, NÃO constitui um acontecimento histórico relacionado à crise:

a) A Peste Negra
b) A Guerra dos Trinta Anos
c) As revoltas comunais
d) A Guerra dos Cem Anos
e) As Jacqueries

9 comentários:

  1. Veja Caio, questão 5 - letra C - O comércio marítimo marcou a presença histórica dos fenícios, que estabeleceram contatos com diversos povos, ao longo da costa do Mar Mediterrâneo.
    Valeu...

    ResponderExcluir
  2. onde encontro o gabarito dessas questões?

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Sobre a questão 2.
      Pelos meus estudos tive o seguinte conhecimento de que quem tem a postura ereta é o Homo Erectus e que tem apenas 5 Espécies de Australopithecus... E mais, o principal no desenvolvimento da técnica do fogo, foi o Homo Erectus...
      No entanto, creio que receberei uma explicação de que essas alternativas são todas verdadeiras... Abraços !

      Excluir
  4. Por que a 3 não poderia ser a letra C

    ResponderExcluir
  5. c) Falsa. Não existia controle moral na religião grega, exceto para as sacerdotisas dos templos, nomeadas vestais.

    ResponderExcluir