9 de agosto de 2009

Qual a importância da internet na educação?

Olá turma, essa é nossa primeira postagem e já começamos anlisando nossa proposta através desta quastão.

leia a citação:

"Para além de ser uma excelente fonte de informação, a Internet possibilita a interacção com os outros ou seja, a partilha de opiniões, sugestões, críticas, e visões alternativas. Ellsworth (1997) observa que se vive numa sociedade baseada na informação, exigindo-se a capacidade de aquisição e análise dessa mesma informação. Desta forma, o mundo contemporâneo exige que o indivíduo seja capaz de pensamento crítico e capaz de solucionar problemas. Gokhale (1995) considera que a aprendizagem colaborativa dá aos alunos a oportunidade entrar em discussão com os outros, tomar a responsabilidade pela própria aprendizagem, e assim torná-los capazes de pensamento crítico". Disponível em http://rmoura.tripod.com/internetedu.htm.
A intenet vem revolucionando a educação e gerando muito debate. Para uns essa nova tecnologia tem "roubado o tempo dos alunos", para outros permite uma nova forma de fazer educação através de interação entre os educandos e a aprendizagem autodirigida.
Leia o texto: O conceito de aprendizagem autodirigida acessando o link: http://rmoura.tripod.com/internetedu.htm e reponda: Quais as condições para um aluno ter sucesso com uma apredizagem autodirigida?

15 comentários:

  1. Oi galera, vamos ver quem consegue a resposta primeiro?

    ResponderExcluir
  2. Olha pessoal é importante que se identifique com seu nome, série e escola para que possa fazer a avaliação, ok. Abraços...

    ResponderExcluir
  3. David - 9ºano - IDES\CCDES
    -----------------------------------------------
    As condições são as seguintes:

    * A aprendizagem autodirigida necessita e requer a colaboração com os outros;
    *O aprendente autodirigido não deve ser visto como independente ou dependente,
    mas sim como interdependente;
    * necessário também ter informação e recursos para poder progredir no processo
    de aprendizagem.

    ResponderExcluir
  4. Nicolas 9ºano I.D.E.S.
    A internet pode ajudar nos trabalhos escolares, na comunicação entre alunos e professores tornando a educação mais fácil e divertida

    ResponderExcluir
  5. Bom, a primeira condição é que o aluno tenha acesso a ferramenta(internet),a segunda é que ele tenha intusiasmo e interesse pelo que ele esta fazendo,e a terceira é que ele saiba ultilizar a ferramenta com o intuito de aprender mais, trocar conhecimentos,dominar o assunto abordado em sala ,ter maior controle sobre sua aprendizagem,e ao mesmo tempo se divertir,etc.''Vanessa ,1ºano. C.C.D.E.S.

    ResponderExcluir
  6. Jaqueline Costa - 2º Ano - CCDES

    O aluno deve esta aberto a novas opiniões, a novas idéias e perspectivas. A Internet não é só um meio de procura de respostas, como se fosse uma biblioteca. A Internet pode proporcionar, uma troca de opiniões, com pessoas de culturas e pensamentos diferentes. Motivando o aluno no conteúdo e fazendo com que ele analise um fato com várias visões.

    ResponderExcluir
  7. Luana Macedo - 2° ano - CCDES

    Em primeiro lugar o aluno deve ter consciência de tudo que a internet pode abordar e não ver apenas como uma forma de distração, mas analisar todo conteúdo que está exposto na internet e muitas vezes não acessamos, jogando fora uma ótima oportunidade de maiores conteúdos do que já temos, a internet além de tudo tem o poder de nos auxiliar nas dúvidas, em conteúdos extras e como já foi citado, trocas de opiniões, pra isso é preciso que aluno esteja disposto a realmente aprender e não apenas aumentar sua nota, por exemplo, fazendo e entregando um trabalho que ele nem ao menos leu, o internet é sim, uma ótima ferramenta, mas é preciso saber usar!

    ResponderExcluir
  8. Danilo Medeiros - 2º ano - CCDES

    Com o auxilio da internet ficara mais fácil o entendimento do aluno, pois é nela que nos jovens passamos a maior parte do tempo. E através dela poderemos nos comunicar melhor, confrontando nossas idéias de maneira com que possamos tirar nossas duvidas e expressar nossas opiniões.

    ResponderExcluir
  9. Dilayne Santos - 2º ano - CCDES

    Bem, o aluno precisa estar motivado e acima de tudo, ter em mente seus objetivos e persperctivas
    através dessa aprendizagem autodirigida. Ele também necessita de recursos que irão ajudá-lo a conhecer melhor a sua temática de estudo. Hoje a internet se apresenta como um recurso muito amplo, que possibilita um acesso: a diversos tipos de informações,interatividade com outras pessoas e também a exposição de nossas opiniões. A internet facilita não só a aprendizagem autodirigida como a regular, pois esta ultima fica mais dinâmica e além disso mais interessante. Assim cabe a nós utilizar a internet com uma visão mais educativa, voltada não só para o lazer com também para educção.

    ResponderExcluir
  10. Ruan Carlos 1ºano. C.C.D.E.S.

    primeiramente o aluno deve ter força de vontade e se dedicar ao que esta estudando, procurando varias fontes de estudos e tentar discutir esses assuntos com outras pessoas.

    ResponderExcluir
  11. Éllyca Estrela – 1° ano do ensino Médio IDES/CCDES

    A internet é um meio de comunicação que deve ser aproveitado não só como um meio de distração mas também como um meio educativo. Este recurso foi inventando com o propósito de tornar o mundo cada vez menor , diminuir a distância entre ambas as populações ; Mas muitas pessoas acham que a internet é apenas mais um meio de diversão de interatividade, mas não somente está restrita a isso temos que saber utiliza-la aproveitando dos seus benefícios tanto para a nossa convivência com pessoas diferentes quando para a nossa educação. Através desta o mundo está mudando pois ao contrário de algum tempo atrás ;Atualmente As populações de todos os lugares do Mundo estão tendo Chance de expressar as suas formas de pensar, as suas opiniões.

    ResponderExcluir
  12. Melissa Costa 1º ano C.C.D.E.S.

    Como foi falado anteriormente o aluno deve ter disponível a ferramenta. Deve saber realmente o que está fazendo e qual a finalidade desse trabalho e principalmente ter vontade usar e abusar desse recurso. Pois são inúmeras as fontes que temos disponíveis na internet. Assim podendo aproveitar a parte divertida da internet, mas também sua parte EDUCATIVA !

    ResponderExcluir
  13. A internet é uma fonte de conhecimento ,desde quando soubermos usar de manera util e adequadaa .
    Como fonte de Pesquisa etc. Na minha opinião a internet ten seus dois lados o lado bom e o lado ruim e cabe a nos escohlermos um desses 2 lados para nossa vida e o principal a educação...
    ass: Esli

    ResponderExcluir
  14. Fernando Rafael - 2ºano - c.c.d.e.s
    -------------------------------
    A importancia da internet na educação esta sendo fundamental nos dias de hoje, porque com ela podemos fazer pesquisas, servindo tambem como comunicação, trocando dados, informações e etc.
    Hoje em dia muitos trabalhos escolares são feitos a partir da internet.

    Assim podemos ver que a internét é muito util na educação e para todos.

    ResponderExcluir
  15. A INTERNET DESDE A SUA IMPLEMENTAÇÃO SE TORNOU UM SISTEMA MILITAR DE ALTA PERMORMACE QUE COM MUITA EFICACIA É QUASE INFALÍVEL,NO CAMPO DA EDUCAÇÃO POR EXEMPLO É UMA FERRAMENTA ESSENCIAL E SEMPRE UMA BOA OPÇÃO,MAS NUNCA DEVEMOS ESQUECER QUE A INTERNET AJUDA MAS NÃO ACRESCENTA VALORES E EXPERIÊNCIAS VIVIDAS,POR ISSO DEVE SER UM COMPLEMENTO QUE AUXILIA O PROFESSOR E NÃO O SUBSTITUI.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...