18 de agosto de 2009

Resultado CCDES - 3 º Série 2013


Resultado II Bimestre – 3ª SÉRIE - História

ALUNO
SITUAÇÃO
ALUSKA RAMANA DINIZ DA SILVA  
APROVADO (A)
ANDREA BIANCA RODRIGUES SILVA
APROVADO (A)
DANIEL SANTOS ALMEIDA 
APROVADO (A)
DANIELLA ISLA MEDEIROS DANTAS
APROVADO (A)
EDUARDO DANTAS DE ARAÚJO 
RECUPERAÇÃO
ELLEN THAIS DA COSTA MEDEIROS 
APROVADO (A)
GISLAINE LUCIANA DASILVA ARAÚJO
APROVADO (A)
GISLEYNY FERREIRA DA COSTA          
RECUPERAÇÃO
ÍRIS DE FÁTIMA DANTAS DE 
APROVADO (A)
JOÃO MARCOS DE MEDEIROS 
RECUPERAÇÃO
KAYONARA KESSYA SANTOS 
RECUPERAÇÃO
LAINE RUANA DOS SANTOS 
APROVADO (A)
LETÍCIA DANTAS DE AZEVEDO
RECUPERAÇÃO
LUCAS DOS SANTOS MEDEIROS
RECUPERAÇÃO
MARCOS ELIAS LIMA AZEVEDO
RECUPERAÇÃO
MARIA ALICE DE OLIVEIRA DANTAS
APROVADO (A)
MATEUS BURITI VASCONCELOS    
RECUPERAÇÃO
MATEUS LUCENA ALVES
RECUPERAÇÃO
MATHEUS WAGNER DA FONSECA 
RECUPERAÇÃO
MONALIZA MARIA DINIZ COSTA DE 
RECUPERAÇÃO
PALOMA Mª TOMAZ DE MACEDO  
APROVADO (A)
REJANA SANTOS ARAÚJO
APROVADO (A)
RODRIGO SOUZA SILVA
RECUPERAÇÃO
VERÔNICA ILKA RIBEIRO DANTAS  
APROVADO (A)



19 comentários:

  1. Taís Potiguara Oliveira n°24 3°ano


    A)foi um regime de empregado para a separação racial,imposta a aos negros pela minoria branca na África do sul. onde toda populaçõa era dividida (brancos e negros não podiam ocupar o mesmo lugar"praças,hospitais,lojas,restaurantes" era tudo dividido)esse regime foi abolido em 1994 pelo juramento feito por Nelson Mandela.

    B)Barack Obama, Nelson Mandela e Martin Luther King são três figuras revolucionárias.Acreditavam que a nação preciasava de alguma mudança de liberdade,esperança,democracia,justiça, e eles sonharam que tudo poderia ser alcançado por mais dficil que fosse ,afinal de contas eles são negros e "a sociedade" tem preconceito,memso assim não desistiram e conseguiram chegar ao poder e realizar o que desejavam para o bem da população.

    C)É triste descrever a situação do negro hoje porque muitos insistem em dizer que não existe discriminação. infelizmente aqui neste país as questões que devem ser discutidas e os problemas que devem ser enfrentados sempre ficam para depois ou até mesmo caem no esquecimento, enquanto a parcela majoritária da população(afro-decendentes e marginalizados, morre de fome.
    Acredito que tá na hora de enfrentarmos este problema cruel que atingem a todos nós.

    ResponderExcluir
  2. a) O apartheide foi um tipo de segregação racial, ocorrido na Áfica do Sul, na qual a minoria branca evitava ter contato com os negros.
    b)Todos lutaram em prol da liberdade dos negros e do racismo.
    c) Devido a fatores históricos (como escravidão e exclusão social), a maioria dos negros, no Brasil, ainda sofrem com esse passado, sendo discriminados e a maioria vítimas da violência, pobreza e desemprego.

    ResponderExcluir
  3. Nome: Allana Jéssyca Gomes Melo Nº 03 3º ano
    1- O Apartheid foi a separação entre raças imposta pelos brancos (minoria da população) aos negros (maioria da população), na África do Sul. Nesse período, os negros passaram por enormes discriminações. Não podiam frequentar os mesmos lugares que os brancos, não tinham espaço na política, possuíam péssimas moradias enfim, não eram considerados cidadãos de bem, pela população branca. Eram excuídos politicamente, economicamente e socialmente.

    2- Ambos são/foram extremamente importantes para a história do mundo, pois possuem/possuíram os mesmos objetivos de vida: lutar contra a discriminação do negro e pelo seu espaço na sociedade de forma pacífica, conseguindo dessa forma a vitória.

    3- Falar da situação do negro hoje no Brasil é complicado. Se eu falasse que não existe mais discriminação, estaria mentindo e se falasse que essa discriminação ainda é muito presente em toda a população, estaria generalizando demais. A discriminação está presente em algumas pessoas, em alguns momentos e em algumas atitudes políticas no nosso país. Um exemlo a ser considerado são as cotas universitárias, que separam certa quantidade de vagas para negros nas universidades públicas. Para mim, esse procedimento é uma forma de discriminação. Será que os negros não podem concorrer de igual para igual com os brancos? Se tiverem tido uma boa oportunidade de frequentar a escola ao longo da vida, tenho certeza que teriam a mesma capacidade que uma pessoa branca tem de ingressar na universidade.

    ResponderExcluir
  4. a) foi a separaçao entre brancos e negros, onde os negros eram visto como inferiores, como podemos ver no video que existe um banco com uma placa informando que era para brancos.isso tudo na Africa do Sul.
    b)todos lutam pela igualdade racial ou seja para que se possa incluir sem discriminaçao os afrodescendentes na sociedade.
    c)em uma situaçao melhor que antes, so que pode melhora mais ainda se abrirem mais portas para eles sem discriminar e explorar pois racismo é crime e todos que excluirem uma pessoa por discriminaçao baseada na raça, no sexo entre outros deve ser punido.
    Aluna: Anamélia Nº. 06 Serie:3ºano

    ResponderExcluir
  5. A- O Apartheid aconteceu na África do Sul de 1948 até 1990 e durante todo esse tempo esteve ligado à política do país. A antiga Constituição sul - africana incluía artigos onde era clara a discriminação racial entre os cidadãos, mesmo os negros sendo a maioria na população. O Apartheid foi um dos regimes de discriminação mais cruéis no mundo.O Apartheid, atingia a habitação, o emprego, a educação e os serviços públicos, pois os negros não podiam ser proprietários de terras, não tinham direito de participação na política e eram obrigados a viver em zonas residenciais separadas das zonas dos brancos. Os casamentos e relações sexuais entre pessoas de raças diferentes eram ilegais.Os negros geralmente trabalhavam nas minas, comandados por capatazes brancos e viviam em guetos miseráveis e superpovoados.
    B- Eles lutaram pela igualdade racial, King sonhava com um mundo em que os negros e os brancos vivessem unidos, em que os negros fossem livres e nao vivessem na pobreza e a margem da justiça, ele queria dignidade e respeito para os negros, assim como Mandela que lutou contra o Apartheid, contra a segregação, a falta de direitos aos negros, enfim, eles foram a base para a luta dos negros contra a discriminação;Obama foi a prova que o mundo começou a mudar de uma certa maneira e que os negros conseguiram chegar ao poder, mostrando que eles não são inferiores e sim que tem capacidades iguais, foi uma vitória contra a discriminação!
    C- Desde a sua escravidão, até os dias de hoje, a população negra está submissa por uma constituição que é apenas atualizada durante o tempo, e cujas leis não beneficiam os negros.
    Alguns dados:
    Segundo os últimos índices pesquisados referentes aos Indicadores Sociais Mínimos do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), as crianças negras e pardas têm uma alta taxa de mortalidade, cerca de dois terços maior que a das crianças brancas de mesma idade.
    Os dados revelam que uma criança negra, de até cinco anos de idade, tem 67% chances a mais de morrer do que uma criança branca, concluindo que 76 crianças negras morrem para cada mil nascidas vivas. Entre as crianças brancas este número é de 46 para cada mil.
    Já entre os adultos, os homens e mulheres que trabalham com carteira assinada é de 41% para os negros e 58% para os brancos.
    Para cada 100 empregados, 51 sobrevivem com um salário mínimo. Destes 79% são negros.
    Em relação à sua inserção precoce no mercado de trabalho, os negros de 10 a 14 anos somam 20,5% em relação aos brancos de mesma faixa etária, com 14,9%.
    A respeito da área de ensino no país, cerca de 18% da população não sabe ler nem escrever. Deste índice, 35,5% são negros enquanto que os brancos detém uma margem de 15%.Em todos os níveis de escolaridade, a participação do branco é sempre superior em relação aos negros.
    Dentro do mercado de trabalho, em média, o negro ganha mensalmente R$ 300, a metade da média salarial do branco que é de R$ 600. Mesmo considerando que um branco e um negro, por exemplo, tenham o mesmo nível escolar, é constatado que o negro é economicamente inferior ao branco, recebendo o equivalente a metade do salário de um branco. É importante ressaltar que a maioria dos trabalhadores no Brasil é composta por negros.

    Aluna:Raissa Georgianna Silva Cavalcante.n°22.
    3°ano.

    ResponderExcluir
  6. a) Foi um regime de separação racial, onde se separou a maioria negra da minoria( MAIORIA ) branca, deixando os negros sem direitos civis, sociais, melhor dizendo fazendo a situação da população negra piorar na África do Sul.

    b)Martin Luther King, E Nelson Mandela exerceram um papel muito importante, cada um em sua época, os dois lutaram pelos direitos da população negra, sem armas, lutavam com palavras, e fazendo valer os direitos que todos os negros sempre possuiram, sem nunca serem respeitados, eles colocaram a maioria negra,que era vista como minoria, na HISTÓRIA, de modo a fazer com que o preconceito gigante existente em suas épocas diminuisse bastante, e a população negra, fosse vista finalmente, como uma população de seres humanos, e não como de bichos.
    Já Obama, esse sim contribuiu e contribui bastante hoje com sua participação sendo eleito um dos principais presidentes no mundo, ele acabou quebrando com o preconceito de presidentes americanos brancos, ele como o primeiro presidente negro dos EUA, colocou toda a população negra mundialmente em êxtase, enfim Obama representa uma figura de liberdade, uma outra cara para a potência americana,dando uma cara de liberdade, que os EUA vão sempre apartir do governo dele está aberto a ideias novas e cada vez mais pode vir a se tornar um país mais IGUALITÁRIO.

    c)O Negro hoje vive bem aqui no Brasil, no meu conceito o preconceito ainda é existente e forte,porém o Negro hoje consegui pouco a pouco o seu espaço,enfrenta vários obstáculos isso é fato,na maioria das vezes em relação ao mercado de trabalho ,a ser reconhecido por outras pessoas com uma pessoa bem sucedida o que deficilmente não acontece, justamente pela sua "cor", entretanto hoje eu sei que sua situação se coloca bastante melhor em relação ao período passado antes das ações de Martin Luter King, e Nelson Mandela, que revolucionaram o mundo, e hoje o torna cada vez melhor, ainda quando são lembrados, e os seus feitos, colocando a população negra em seu verdadeiro lugar.

    ResponderExcluir
  7. Victtor Corrêa Diniz e Sousa Nº:26
    3ºano

    A- O apartheid foi um regime de segregação social, efetuado na África do sul por seus representantes de origem européia, a minoria branca, que promovia esta separação das raças e imponha aos negros uma sociedade discriminatória, que lhes negava direitos e uma vida mais digna.

    B- Matin Luther King foi um ativista político que lutava pelos direitos de mulheres e negros, buscando e pregando a liberdade e fraternidade entre os homens, abolindo as descriminações e exclusões. Trabalho semelhante realiza Nelson Mandela, semelhante pois luta contra essa diferenciação de raças, e os horrores que sugem com o racismo, com trabalho social que tenta concientizar a população pela busca de um caminho que transforme e melhore a dura realidade do nosso mundo. Obama, atual presidente dos EUA, destaca-se, primeiro presidente negro deste país, tem objetivos que seguem estes ideais, as expectativas para seu governo são muitas, e não deixam o mundo esquecer de suas promessas.

    C- Uma classe cheia de exclusões e discriminação. Hoje os valores mudaram e a igualdade é pregada para todos, porém na prática nem sempre acontece, e a sociedade continua cheia de preconceitos e exclusões, diria que não apenas com o negro, mas a história de submissão que os envolve nos faz voltar a atenção para as discriminações que ainda sofrem.

    ResponderExcluir
  8. Na verdade, o Apartheid era nada menos do que a separação racial imposta aos negros pela minoria branca na África do Sul.

    ResponderExcluir
  9. Todos esses três : Martin Luther king, Nelson mandela, e Obama, tem como objetivo romber com a exploração dos negros,e a escravidão.
    Martin Luther queria a liberdade dos negros, onde não houvesse a escravidão , a desigualdade social, e sim fazer com que todos participassem de uma democracia igualitária, sem preconceitos.
    Nelson Mandela: é uma das figuras mais importantes da história contemporânea. Mandela dedicou sua vida à luta contra a discriminação racial e as injustiças contra a população negra, foi líder contra a opressão da minoria branca sobre a maioria negra da África do Sul.
    e Obama: é o primeiro presidente negro a ser eleito nos Estados Unidos, que luta contra a desigualdade racial, de um país com melhores condições socias,e tentar mostrar que o negro é a mesma coisa do branco.

    ResponderExcluir
  10. Infelizmente é quase a mesma coisa, pois ainda existem coisas que definitivamente não deveriam existir que uma delas é o : RACISMO, claro que não está totalmente como antes, porém ainda existe a descriminação do negro em qualquer lugar que seja. quem sabe um dia possamos dizer com orgulho : brancos e negros são tratados com igualdade.

    ResponderExcluir
  11. A.o apartheid foi um regime de segegação racial,realizado pela minoria branca de origem euopeia contra a maior parte da população negra da África do sul. Esse regime ocorreu no século XIX
    ,quando países europeus promoveram a independência
    política da África do Sul

    B.Foram e são lideres políticos que marcaram a história política de seus países,são considerados heróis para os negros, devido aos seus atos. Obama foi eleito o primeiro presidente nos EUA, Nelson Mandela lutou muito na questão do apartheid e também foi o primeiro presidente negro a ser eleito na África do sul.
    Martin Luther king foi um famoso lider negro nos EUA que lutou muito pelos seus ideais.E ajudou muito a Obama com seus ideais , facilitando a sua vitória.

    C.Hoje no Brasil a situação do negro é normal,graças a leis e a consciência que todos somos iguais,o racismo já é considerado crime.

    Inácio Júnior 3ano-ccdes

    ResponderExcluir
  12. O vídeo mostra a exploração dos negros pelos brancos, que na verdade eram eles BRANCOS que dominavam os NEGROS, foi apartir daí que surgiu o apartheid :que significava uma forma de evitar essa diferenciação imposta pelos brancos.

    ResponderExcluir
  13. Todos três tinham o mesmo propósito, ou seja, tanto Martin Luther, Nelson Mandela como Obama tentam evitar que o negro seja uma parte excluída da sociedade como prova hoje temos a vitória de Obama nas eleições dos Estados Unidos, que tem como objetivo romper a classe inferior, e sim proporcionar a igualdade para todos.

    ResponderExcluir
  14. Eles continuam sendo tratados com inferioridade por causa de sua cor,mais eles possuem seus empregos,podemos dizer que conquistaram um espaço na sociedade,mais não conseguiram conquistar sua igualdade de fato,pois são tratados com diferenciação,muitas vezes não podem frequentar os mesmos lugares que os brancos,porque para os brancos são como uma veegonha para a sociedade.

    ResponderExcluir
  15. Caly Dantas n°: 09 - 3° ano CCDES

    a) O Apartheid foi um regime político da África do Sul, que impôs a dominação dos Brancos sobre o restante das outras etnias, principalmente sobre os negros.

    b) Nelson Mandela, foi contra o Apartheid, depois foi o primeiro presidente negro da África do Sul, Martin Luther King foi contra o racismo nos EUA e Obama foi o primeiro Presidente negro nos Estados Unidos.

    ResponderExcluir
  16. a-Era uma espécie de regime com segregação racial em relação ao negros que viviam separados da sociedade branca,foi adotado na África do Sul.
    b- Um papel de luta pela liberdade do negros,contra o racismo,com uma política pacifista e fraternista.
    c-Existe um certo preconceito de raça em relação ao negro, tentando entrar na sociedade e encontrando dificuldades.

    ResponderExcluir
  17. Adriana Emanuelly nº 02
    a) Este vem ser um regime em que a maioria (negra) era dominada pela minoria branca. Podemos perceber isso ao ver o video, onde existia os lugares de brancos e os negros, estes não se misturavam, e os brancos acabavam desfrutando as melhores coisas.

    b)São representantes dos negros, e que estes conseguiram chegar a boa parte daquilo que sonharam, Nelson como o primeiro presidente negro da Africa do Sul, conseguindo apesar de muitos anos presos acabar com o apartheid; King conseguindo ver parte de seus sonhos realizados e Obama como o presidente negro da potencia capitalista.

    c)Estes a cada dia vem sendo incluidos em nossa sociedade que os deixaram sempre a margem, o governo, por exemplo, criou alguns programas de inclusão e já é crime em nosso pais a prática de racismo, ja é uma forma de tentar frear as visões pejorativas contra estes.

    ResponderExcluir
  18. Luana Oliveira 3ª ano

    A) Segundo o IBGE(Instituto Brasileiro de geografia e Estátisticas),O Apartheid foi um dos regimes de descriminação mas cruéis de que se têm notcía no mundo. Ele durou na África do Sul de 1948 até 1990.
    O Apartheid foi uma das mais absurdas e horriveis formas de se comandar uma politica no pais.Esse regime significa separação na língua africâner dos imigrantes europeus,e essa forma de discriminação e desvalorização do ser humano de raças diferentes se deu por causa da política.
    Em 1487,esse regime ganhou força e foi oficializada e os brancos conseguiram poder sobre a população negra.Embora fossem a maior parte da população os negros eram submetidos a obedecerem os brancos por que a região era povoada por holandeses,franceses,e etc.
    Porém para á alegria dos negros o Apartheid teve fim em 1991.
    B)foi um pastor protestante e ativista político estadunidense. tornou-se um dos mais importantes líderes do ativismo pelos direitos civis (para negros e mulheres, principalmente) nos Estados unidos e no mundo,
    Nelson mendala: é um advogado, ex-líder rebelde e ex-presidente da África do Sul de 1994 a 1999. Principal representante do movimento anti-apartheid, como ativista, sabotador e guerrilheiro. Considerado pela maioria das pessoas um guerreiro em luta pela liberdade, era considerado pelo governo sul-africano um terrorista.
    Obama é um advogado e político dos Estados Unidos, e o quadragésimo quarto e atual presidente do país, desde 20 de janeiro de 2009.ajudou a criar leis para controlar o uso de armas de fogo e para promover maior controle público sobre o uso de recursos federais. Neste período, fez viagens oficiais para o leste europeu, o oriente médio e África. Na atual legislatura, contribuiu para a adoção de leis que tratam de fraude eleitoral, da atuação de lobistas, mudança climática, terrorismo nuclear e assistência para militares americanos após o período de serviço.
    ambos possuem o mesmo objetivo,lutarem contra o racismo e obter liberdade igualitaria para os negros na sociedade.
    C)A situação dos negros no Brasil ainda é um fato que será muito descutido.
    Os negros em relação aos brancos têm tratamento diferentes,ainda são descriminadaos por sua cor,são excluídos da sociedade e na maioria das veses são até humilhados.
    Os negros ou pardos no Brasil raramente está acima de um branco ou é superior a ele,não mim refiro a melhor ou pior,mas sim a questão de sermos honestos,uma pessoa por ter diferença racial é as veses injustamente descriminada e por isso perdem a vez para uma pessoa branca.Estamos falando de ser humano e ambos Negros,pardos,brancos e outras étnias,deveriam ser tratadas com direitos iguais.

    ResponderExcluir
  19. Luana Oliveira 3ª ano

    A) Segundo o IBGE(Instituto Brasileiro de geografia e Estátisticas),O Apartheid foi um dos regimes de descriminação mas cruéis de que se têm notcía no mundo. Ele durou na África do Sul de 1948 até 1990.
    O Apartheid foi uma das mais absurdas e horriveis formas de se comandar uma politica no pais.Esse regime significa separação na língua africâner dos imigrantes europeus,e essa forma de discriminação e desvalorização do ser humano de raças diferentes por causa da política.
    Em 1487,esse regime ganhou força e foi oficializada e os brancos conseguiram poder sobre a população negra.Embora fossem a maoir parte da população os negros eram submetidos a obedecerem os brancos por que a região era povoada por holandeses,franceses,e etc.
    Porém para a alegria dos negros o Apartheid teve fim em 1991.
    B) Luther :foi um pastor protestante e ativista político estadunidense. tornou-se um dos mais importantes líderes do ativismo pelos direitos civis (para negros e mulheres, principalmente) nos Estados Unidos e no mundo, Nelson mendala: é um advogado, ex-líder rebelde e ex-presidente da África do Sul de 1994 a 1999. Principal representante do movimento anti-apartheid, como ativista, sabotador e guerrilheiro. Considerado pela maioria das pessoas um guerreiro em luta pela liberdade, era considerado pelo governo sul-africano um terrorista.
    Obama: é um advogado e político dos Estados Unidos, e o quadragésimo quarto e atual presidente do país, desde 20 de janeiro de 2009, , ajudou a criar leis para controlar o uso de armas de fogo e para promover maior controle público sobre o uso de recursos federais. Neste período, fez viagens oficiais para o leste europeu, o oriente médio e África. Na atual legislatura, contribuiu para a adoção de leis que tratam de fraude eleitoral, da atuação de lobistas, mudança climática, terrorismo nuclear e assistência para militares americanos após o período de serviço.
    Ambos possuiam o mesmo objetivo,lutarem contra o racismo e obterem liberdade igualitaria para os negros na sociedade.
    C) A situação do negro no Brasil é um fato que ainda será muito descutido.Os negros em relação aos brancos têm um tratamento diferente,ainda são descriminadso pela sua cor,excluídos da sociedade e na maioria das veses são humilhados.

    ResponderExcluir